Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Branded content & transmedia storytelling

560 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Branded content & transmedia storytelling

  1. 1. Branded Content &Transmedia Storytelling
  2. 2. Nossa relação com as mídias mudou...
  3. 3. GERAÇÃO X GERAÇÃO Y
  4. 4. Aquele velho consumidor morreuFonte: Roberto Cassano
  5. 5. Brands: Who Cares?
  6. 6. Branded Content
  7. 7. O que não é?Product Placement (novelas, filmes, etc) Brand Experience (eventos, etc) Patrocínio (cultural, esportivo, etc) Endorsement (testemunhal)
  8. 8. O que é?Comunicação para pessoas com déficit de atenção
  9. 9. O que é? Comunicação por Conteúdo ou Conteúdo de MarcaA marca deixa de fazer parte da programação e vira o próprio canal. A principal atração é o conteúdo.
  10. 10. Branded ContentA marca se conecta ao público por meio de conteúdo relevante(Mesmo que a Marca Não Apareça)
  11. 11. Branded ContentComunicação + Conteúdo = Experiência/Serviço (utilidade)
  12. 12. Branded ContentSe a marca é a mídia e o meio é a mensagem, o conteúdo da marca é a mensagem
  13. 13. Branded ContentContextualiza a marca e dá sentido aos fatos emocionais ligados a ela
  14. 14. http://www.viamichelin.pt/
  15. 15. Meow Mix House
  16. 16. www.bringslowdancingback.com
  17. 17. www.nikechalkbot.com
  18. 18. Pottermore
  19. 19. Potterish
  20. 20. www.milcasmurros.com.br
  21. 21. Marcas oferecem conteúdo que ajudam os consumidores a dar embasamento em suas escolhas. O UNIVERSO de conteúdo da marca: temas, assuntos, áreas de interesse (o campo semântico) que se alinham com o seu branding.
  22. 22. O que mudou?
  23. 23. O que mudou? Antes AgoraFonte: Selulloid AG
  24. 24. As pessoas não compram só benefícios e vantagens.Elas compram e acreditam em histórias.
  25. 25. Como são transmitidosconhecimento e cultura pelas gerações?
  26. 26. Como o conhecimento ea cultura são transmitidos de geração a geração?
  27. 27. Como o conhecimento ea cultura são transmitidos de geração a geração?
  28. 28. Como o conhecimento ea cultura são transmitidos de geração a geração?
  29. 29. SÓ UMAHISTÓRIA É CAPAZDE CRIARUM HERÓI 100%BRASILEIRO
  30. 30. HISTÓRIAS PODEM SER CONTADAS PARA
  31. 31. Boas marcastêm boas históriaspara contar
  32. 32. Somos os criadores e contadores dessas histórias.
  33. 33. Transmedia Storytelling
  34. 34. Narrativa Transmídia ou Conteúdo Transmídia: É um conteúdo (narrativa) contadoatravés de múltiplas mídias e plataformas, respeitando as peculariedades e possibilidades de cada uma.
  35. 35. A menor distância entre duas pessoas é uma boa história.Entre uma pessoa e uma marca também.
  36. 36. A marca traz narrativas e histórias que são os diferenciais.Narrativas que constroem unidade na linguagem e histórias que são verdadeiras, simples. Que emocionam, que divertem, que surpreendem e que dão sentido às nossas vidas.
  37. 37. “Eu acho que entendo um pouco da psicologia do povo, eusei o que é que ele gostaria de sentir naquele momento, seé uma emoção de alegria, se é uma emoção de tristeza, se é uma emoção de drama... Então, eu acho que vocêsabendo dosar isso bem, eu não digo que seja uma fórmulapara se atingir o sucesso, mas é uma maneira de se atingir o grande público. É uma comunicação assim, de gente pra gente, de emoção pra emoção. A” Janete Clair
  38. 38. “ Cada meio faz o que faz de melhor – a fim de que uma história* possa ser introduzida num filme, ser expandida pela televisão, romances e quadrinhos; seu universo possa ser explorado em games ou experimentado como atração de um parque de diversões. Cada acesso à franquia deve ser autônomo, para que não seja necessário ver o filme A” para gostar do game e vice-versa. Henry Jenkins
  39. 39. “ É a arte e a técnica de transmitir mensagens, temas ou histórias através de diferentes plataformas de mídia.Eu pego uma história* ou propriedade intelectual e ajudo a expandí-la como filme, programa de televisão, revistaem quadrinhos, videogame, um romance, tudo o que você puder pensar, e eles trabalharão juntos, artisticamente. Nós (Starlight Runner Entertainment) trabalhamos A” para criar mitologias. Jeff Gomez
  40. 40. “ Nós criamos os produtos transmedia envolvendo todos os roteiristas da série (Heroes) para a TV e temos pessoas que depois aprofundam o que foi decidido para a internet e celular. E a gente faz isso simplesmente por que aumenta a audiência da série dentro e fora da TV, agrada as marcas que querem inovar e viabiliza os episódios que custam 5 milhões de dólares em média. A” O tema não pode se esgotar na TV. E as marcasprecisam dizer pra gente o que querem diretamente. Mark Warshaw
  41. 41. * Não esqueça a Nave mãe: a mensagem mestre,a plataforma principal, o fio da meada
  42. 42. E como se dá aconvergência?
  43. 43. “Quem converge é opúblico, não a mídia.”
  44. 44. “Quem converge é opúblico, não a mídia.”Cultura Participativa Fãns e seus mitos (Fanfictions)
  45. 45. Características da narrativa transmídia•Narrativa proprietária;•Negative capability (capacidade negativa) vide John Keats - a história nãoprecisa explicar todos os seus mistérios de uma vez. Deve deixar buracos aserem preenchidos por outras histórias, em outros formatos, talvez até maisapropriados para o caso, ou por fãs;•Senso de verossimilhança;•Diferentes pontos de contato e de entrada para a narrativa principal;•Construção de mundos;•Serialidade;•Cada mídia deve fazer tudo o que faz de melhor;•Cada parte é auto-suficiente em seus próprios termos;•Não deve ser redundante ou contraditória (o que cansa o usuário) masoferecer novos níveis de revelação e experimentação;•Formação de comunidades;•Atração de vários públicos por meio de diferentes abordagens, emdiferentes mídias;•Criação de histórias paralelas (spin-offs);•Criação de histórias periféricas (satélites);•Criação de plataformas de conteúdo gerado pelo usuário (fan-fiction);•Ficção se encaixar com os valores da marca.
  46. 46. Transmedia Storytelling é, portanto, o queacontece quando pessoas amam histórias e têmcondições de se envolver com elas ao máximo, porserem histórias e personagens que passam a fazerparte de suas vidas.
  47. 47. Lost Missing Pieces: 13 Mobisodes para celulares Verizon (novembro de 2007 a fevereiro de 2008)
  48. 48. Lostpedia
  49. 49. Case HotWheels http://www.kidscreen.com/cosmicstreetcorner/index.php?p=68 http://blogs.redeglobo.globo.com/tarolando/category/workshop-transmedia-storytelling-jeff-gomez/
  50. 50. Desenrola: um caso brasileiro transmídia
  51. 51. Desenrola: um caso brasileiro transmídia E mais: episódios para celular, anúncio paraencontrar vocalista, jogodo relacionamento, série de TV com depoimentos“como você desenrola...”
  52. 52. Pensar como a marca, o conteúdo e o público podem se encontrar
  53. 53. “Diga-me e eu esquecerei.Mostre-me e talvez eu lembrarei. Envolva-me e eu entenderei.” Benjamim Franklin

×