Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Complemento verbal

12,681 views

Published on

Published in: Education
  • Login to see the comments

Complemento verbal

  1. 1. Complemento verbal Objeto direto e objeto indireto E. M. Profª. Vilma Tâmega Inclusão Digital Sujeito e predicado
  2. 2. Complemento verbal Complemento verbal é o termo que integra, ou seja, completa o significado de um verbo transitivo. Verbo transitivo é o verbo que tem o seu sentido integrado por um complemento.
  3. 3. O artista pintou um quadro . Ontem me lembrei de você . Nos exemplos acima percebemos que um quadro e de você integram o sentido dos verbos pintar e lembrar-se. Nas orações a seguir, identifique os complementos verbais: O senhor pelo menos leia a carta! Agora o carro pertence ao meu filho. Ele esqueceu a palavra mágica. Linda menina, eu vou com você.
  4. 4. Pedro nasceu. A embarcação partiu. Há verbos, por outro lado, que já têm um sentido completo, não necessitando de outras palavras. Ontem choveu. Verbo transitivo é o verbo que tem o seu sentido integrado por um complemento.
  5. 5. Objeto direto e objeto indireto O verbo que se liga ao seu complemento sem o uso de uma preposição é um verbo transitivo direto. Já o verbo que se liga ao seu complemento com o uso de uma preposição é um verbo transitivo indireto. Objeto direto é o termo que completa o sentido de um verbo sem o auxílio de preposição. Objeto indireto é o termo que completa o sentido de um verbo com o auxílio de preposição.
  6. 6. Na tabela abaixo, separe os verbos classificando-os em transitivos diretos (VTD) , transitivos indiretos (VTI) e os objetos diretos (OD) e objetos indiretos (OI) : A - Pois sou rei e preciso voltar para o meu reinado. B - O senhor pelo menos leia a carta! C - Agora o reino pertence ao meu filho. D - Vim procurar uma amiga. A B C D OI OD VTI VTD
  7. 7. Sujeito e predicado
  8. 8. Como se classifica o predicado das frases abaixo (1º quadrinho)? “ Eu não sou apenas esposa!” “ Sou cozinheira.” “ Sou empregada.” “ Sou anfitriã.” Classifique o sujeito e o predicado da frase do último quadrinho: Despediria a cozinheira. Sujeito Predicado Classificação do Sujeito Classificação do predicado
  9. 9. <ul><li>Fonte: A Arte da palavra – 7º ano – Ed. AJS </li></ul><ul><li>Organização: Profª. Simone Peixoto Gomes </li></ul><ul><li>Orientação: Profª. Cláudia Márcia Sales </li></ul>

×