Successfully reported this slideshow.

Teníase

4,273 views

Published on

Trabalho de Biologia.

  • Be the first to comment

Teníase

  1. 1. TENÍASE Integrantes do grupo: Luan Mendes N° 20 Lucas Ganz N° 23 Lucas Arantes N° 21 Matheus Captein N° 25 Rafael de Lucas N° 29
  2. 2. Índice Integrantes do grupo .......................................................... O que é teníase ................................................................... Sintomas da doença ........................................................... Espécies de tênias ............................................................. Hospedeiro intermediário ................................................. Ganchos e ventosas .......................................................... 1 2 3 4 5 6 Fonte de pesquisa: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/Teniase.php Imagens retiradas do Google Imagens
  3. 3. O QUE É TENÍASE? A teníase é uma doença causada pela forma adulta das tênias, Taenia solium, do porco e Taenia saginata, do boi). Muitas vezes, o paciente nem sabe que convive com o parasita em seu intestino delgado.
  4. 4. SINTOMAS DA DOENÇA Dores de cabeça e abdominais, perda de peso, alterações do apetite, enjôos, perturbações nervosas, irritação, fadiga e insônia.
  5. 5. Espécies de tênias Usualmente, consideramos duas espécies de tênias: a Taenia solium, que parasita suínos e a Taenia saginata que parasita os bovinos.
  6. 6. As tênias também são chamadas de "solitárias", porque, na maioria dos caso, o portador traz apenas um verme adulto. São altamente competitivas pelo habitat e, sendo hermafroditas com estruturas fisiológicas para auto fecundação, não necessitam de parceiros para a cópula e postura de ovos.
  7. 7. O homem portador da verminose apresenta a tênia no estado adulto de seu intestino, sendo, portanto, o hospedeiro definitivo
  8. 8. Hospedeiro intermediário O hospedeiro intermediário é o porco, animal que, por ser coprófago (que se alimenta de fezes), ingere os proglótides grávidos ou os ovos que foram liberados no meio.
  9. 9. Um indivíduo que ingere ovos da Taenia solium diretamente, pode ter seu organismo bastante comprometido, uma vez que o embrião (oncosfera) passa do intestino para a corrente sanguínea.
  10. 10. Quando o homem se alimenta de carne suína crua ou mal cozida contendo estes cisticercos, as vesículas são digeridas, liberando o escólex que se inverte e fixa-se nas paredes intestinais através dos ganchos e ventosas.
  11. 11. MEDIDAS DE PREVENÇÃO Incluem o saneamento Básico (tratamento de água e esgoto), fiscalização das carnes de porco e boi cozimento prolongado da carne com cisticerco antes da ingestão.

×