Projeto florindo a escola

3,327 views

Published on

Projeto desenvolvido pelos alunos das turmas dos 9ºs anos da Escola Municipal Paul Harris de Joinville/SC, sob a coordenação da Prof. Sueli Daldin.

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,327
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2,561
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Projeto florindo a escola

  1. 1. ESCOLA MUNICIPAL PAUL HARRIS FLORINDO A ESCOLA COM O NÚMERO DE OURO JOINVILLE, 1º TRIMESTRE DE 2012
  2. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS●Entender a razão e proporção●Descobrir que a razão áurea está em cadaum de nós●Observar o mundo em que vivemos, com osolhos voltados para o belo e para aMatemática●Preservar a natureza respeitando o meioambiente●Entender a Matemática na arte, na saúde, navida como um todo
  3. 3. JUSTIFICATIVA Cientes que precisamos mudar o visual da nossa escola (esteticamente), percebemos que é possível tornar este ambiente em algo mais alegre eatraente. Então começamos aplicando nossos conhecimentos matemáticos no jardim de entrada.Buscamos através da pesquisa bibliográfica informações que nos levasse aunir Matemática, arte e beleza na simplicidade das flores, e assim deixar a entrada da escola como o cartão de visita com a marca dos 9º anos de 2 012. Percebendo o número de ouro ou seja a razão de proporção de 1,618... presente em plantas, resolvemos florir o nosso espaço escolar,trazendo muita paz e tranquilidade neste ambiente que deve ser acolhedor a toda comunidade, sem esquecer o respeito pelo meio ambiente, reutilizando todo material encontrado e necessário aos nossos trabalhos, como floreiras, pedras , plantas, etc.
  4. 4. Tudo para mostrar que a Matemática é muito mais que números. É bela como na arte, arquitetura,paisagismo, construção civil, na natureza como um todo. Percebemos isto quando observamos a formação na estrutura das plantas em seu desenvolvimento, na formação do corpo humano e até mesmo na movimentação das águas do mar .Como um onda por exemplo. A Matemática , na sua humildade infinita nos mostra a importância da harmonia e sintonia em tudo o que fazemos, até mesmo com os números. Notamos isto quando observamos o desenvolvimento dos seres, onde todas as coisas se transformam harmoniosamente em sintonia com a razão da proporção áurea. Conseguir ver estas belezas através dos números, é entender aimportância da matemática no nosso cotidiano. É perceber que ela estápresente em cada ato praticado. Nos momentos mais importantes e até mesmo naqueles que parecem mais insignificantes. Nos envolvemos com a Matemática a partir do ato da nossa concepção .Isto ésimplesmente maravilhoso. Perceber em nosso corpo a presença desta razão (1,6), pois somos perfeitos matematicamente falando. É um presente de Deus.
  5. 5. DESENVOLVIMENTO Iniciamos os nossos trabalhos construindo o retângulo de ouro em um papel sulfite. Este retângulo precisa ter a razão áurea, ou seja, amedida do seu comprimento dividido pela medida da sua largura deve ser igual ouaproximadamente 1,6. A partir desta construção fomos tirando outros retângulos, também de ouro. Para isto acontecer é necessário que seja sempre tirado um quadrado, pois o que sobra sempre será um retângulo de ouro.
  6. 6. Depois disto fomos à informática em busca deinformações. Tendo internet como nossa aliada e também como fonte de pesquisa, descobrimosmaravilhas, assistindo o vídeo Donald no País da Matemática. Entendemos a sequência de Fibonacci (1,1,2,3,5,8,13.....) e também constatamos o número de ouro nesta sequência a partir de; 5/3. Encontramos o número de ouro nas flores, nas ondas do mar, etc. Também podemos observar que na antiguidade, em especial , na Grécia, esta razão era muito frequente. Buscando a beleza na arte , grandes artistas buscaram este número em suas obras , como por exemplo Leonardo da Vinci.
  7. 7. Estes trabalhos foram organizados pelos grupos para a socialização através de slides. Alan Eduardo e Cristiano 9º ano A Fernanda e Daniele 9º ano B Gabriel e Pedro 9º ano C
  8. 8. Partimos, então , para a aplicação destes conhecimentos.Escolhemos o espaço da frente da escola, dividindo a turma em grupos, saímos medindo e construindo. Sempre a razão áurea presente em nossos trabalhos.
  9. 9. Reaproveitando todos os materiais encontrados como terra, vasos, ferramentas, etc, para o desenvolvimento desta ação, sempre respeitando o meio ambiente.
  10. 10. CONCLUSÃO O nosso Projeto está sendo alterado a todo momento, sempre que necessário. Através destas modificações percebemos cadavez mais a importância de termos conhecimento em razão e proporção. A beleza que estes cálculos nos condicionam e possibilitam grandes e atraentes resultados em grande parte de nossas atitudes no cotidiano. Quando verificamos na prática tudo fica mais claro e definido para o nosso aprendizado.
  11. 11. PARTICIPANTESProfessora de Matemática Sueli Terezinha Daldin Alunos dos 9º anos (A, B e C) Coordenadoras da sala informatizada: Professora Marcia Professora Tatiane Diretora: Fabiane Shirley
  12. 12. DURAÇÃO Aproximadamente:●10 aulas (pesquisa e apresentação)●10 aulas para execução●04 aulas para os desenhos

×