Os vertebrados

5,861 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,861
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2,331
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Os vertebrados

  1. 1. OS VERTEBRADOS!!!Alunos: Lucas Steinbach Marquardt n°16 Mayara Raquel n° 7°ano B.
  2. 2. VERTEBRADOS São animais que apresentam coluna vertebralesqueleto (esqueleto interno) encéfalo dentro deum crânio com reprodução sexuada.
  3. 3. Anfíbios Animais com vida na água quando pequenos e vida na terra quando adultos. Respiração branquial quando pequenos e respiração pulmonar quando adultos através da pele. Coração com 2 átrios e um ventrículo, o sangue venoso se mistura com o arterial (com oxigênio) no coração. Reprodução com fecundação externa. São estudados nos grupos de anuros (sapos) urudelos (salamandras ) e ápodes (cobra cega).
  4. 4. ANUROS Os  anuros são um grupo de anfíbios que não possuem cauda e possuem estrutura de esqueleto adaptada para locomoção aos saltos. A  diversidade de anuros é enorme e este grupo está presente em todos os continentes, com exceção da Antártica. Existem anuros adaptados vida aquática, terrestre, arborícola e fossorial. Todos são carnívoros, alimentando-se de invertebrados, outros anuros e pequenos mamíferos. Em geral utilizam a visão para a detecção da presa, é importante que haja movimento.
  5. 5. URODELOS As salamandras e trotões pertencem ao grupo dos Urodelos, que engloba cerca de 360 espécies, na sua maioria distribuídas pelas regiões frias e temperadas do hemisfério norte. Têm o corpo alongado terminando numa cauda, e os membros igualmente desenvolvidos, próprios para a marcha. Podem trepar a árvores, viver em cavidades do solo ou levar uma vida totalmente aquática.
  6. 6. ÁPODES São animais conhecidos como cecílias ou cobras-cegas. Embora recebam esse nome, esses animais não são serpentes. São denominados ápodes, pois não têm patas. O corpo é alongado e vermiforme. Vivem em regiões tropicais, em ambientes aquáticos ou enterrados. Os ápodes têm olhos reduzidos, às vezes recobertos por membrana, o que lhe rendeu o nome popular de cobras-cegas. 
  7. 7. Exemplos de Anfíbios Anuros Ápodes Urodelos
  8. 8. Repteis Animais que rastejam com pele seca se glândulas suporipares. Pecilotérmicos. Respiração pulmonar. Reprodução sexuada com fecundação externa,são ovíparos(maioria). Coração com 2 átrios e um ventrículo,os pacares e crocodilos tem 2 átrios e dois ventrículo. São estudados nos grupos crocodilianos(crocodilos) quelônios (tartarugas) e escamas (larcetilhas – largarto).
  9. 9. Crocodilianos.. O corpo compreende cabeça, pescoço, tronco e cauda distintos; cada uma das curtas pernas possui dedos terminados por garras córneas e com paumoureas entre eles. A longa boca é marginada com dentes cônicos, situados em alvéolos.
  10. 10. QUELONIOS.. Esses animais apresentam placas ósseas dérmicas, que se fundem originando uma carapaça dorsal e um plastrão ventral rígidos, que protegem o corpo Não possuem dentes, mas apresentam lâminas córneas usadas para arrancar pedaços de alimentos.
  11. 11. Escamados(ofidios-cobras ou larcetilhos lagartos). São os lagartos e serpentes. Tem a pele recoberta por escamas e dividem-se em dois grupos lacertílios e ofídios. larcetilhos:são os lagartos,camaleões e as largatixas. ofídios:compreendem as serpentes ou crocodilos).
  12. 12. Peixes. São animais que vivem na água e usam as nadadeiras como meio de locomoção. Olhos sem pálpebras. São pecilotérmicos( temperatura do corpo varia com a do ambiente). Sangue frio. Respiração branquial. São estudados nos grupos(sardinha)e (tubarão).
  13. 13. Peixes com ossos (sardinha e cartilagem). São peixes pelágicos que formam, frequentemente, grandes cardumes e que alimentam importantes pescarias. Apresentam um importante lipídio: o ômega-3, que se julga ser um "protetor" do coração. As sardinhas alimentam peixes pelágicos que formam, frequentemente, grandes cardumes e que alimentam importantes pescarias. Apresentam um importante lipídio: o ômega-3, que se julga ser um "protetor" do coração. As sardinhas alimentam-se de plâncton.
  14. 14. Peixes com cartilagem(tubarão). Os Chondrichthyes ou peixes cartilagíneos, que incluem os tubarões, as raias e as quimeras, muitas vezes classificadas como Cetáceos, são peixes geralmente oceânicos que possuem um esqueleto totalmente formado por cartilagem, mas coberta por um tecido específico, a cartilagem prismática calcificada.
  15. 15. Mamíferos. ● São animais que se alimentam de leite quando pequenos e apresentam pelo no corpo em pelo menos uma faze da vida. Respiração pulmonar são homeotérmicos,são vivíparos e as fêmeas tem útero.
  16. 16. Monotremados. São mamíferos ovíparos e dotados de bico,á semelhança das aves.É o caso do ornitorrinco e da equídea,que vivem na Austrália e em ilhas próximas,como a nova Zelândia.
  17. 17. Marsupiais Pertence a esse grupo os cangurus,os coalas,os gambás e as cuícas.na maioria dos marsupiais as glândulas mamarias localizam numa bolsa chamada marsúpio.depois do nascimento que ocorre um tanto precocemente,os filhotes vivem algum tempo dentro do marsúpio até completar seu desenvolvimento.
  18. 18. quiropteros São os morcegos,mamíferos capazes de voar.esses aimais tem os mebros anteriores transformados em asas.Os morcegos voam durante a noite,durante o dia permanecem em repouso geralmente escuros como cavernas.
  19. 19. Cetáceos São mamiferos aquaticos,como a baleia e o golfinho.Seus membros anteriores são semelhantes ás nadadeiras dos peixes.Não possuem membros posteriores.
  20. 20. Sirêneos  O peixe boi encontrado nos rios da Amazonia pertense esse grupo.apresenta os membros anteriores tranformados em nadadeiras e não possuem membros posteriores.São hebivoros.
  21. 21. Carnivoros. Esse grupo inclui animais como cão o tigre a onça o urso a jaguatirica etc.... Possuem dentes fortes especialmente os caninos e os incisicos com os quais rasgam e cortam a carne do corpo de suas presas.
  22. 22. Artiodáctilos Possuem cascos formados por dois ou quais dedos modificados.exemplos:boi,porco,cabra,camelo e veado.
  23. 23. Perissodactilos  Possuem cascos formados por um,tres ou cinco dedos modificados.Exemplos:cavalo, burro,rinoceronte,zebra e anta.
  24. 24. Roedores Esses animais incisivos que crescem continualmente o ato de roer acaba com seu dente.pertense a esse grupo os ratos,os esquilos,os castores,as cutias e as pacas.
  25. 25. Proboscídeos.  São os elefantes .possuem uma tromba grande e músculos e uma transformação de lábio superior.  A tromba é flexível.  Os dentes podem crescer muito e se projetar para fora da boca.
  26. 26. Xenartros Essa ordem inclui os tamanduás os tatus e as preguiças.eles tem dentição incompleta as preguiça e os tatua possuem molares.
  27. 27. Primatas. São mamíferos que possuem mãos pés cada um cinco dedos.As mãos são capazes de agarrar , segurar e manipular objetos.Seus olhos na maioria das vezes estão voltados para frente.
  28. 28. Aves. As aves (latim científico: Aves) constituem uma  classe de animais vertebrados, bípedes,  homeotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas, apêndices locomotores anteriores modificados em asas,  bico córneo e ossos pneumáticos. Habitam todos os ecossistemas do globo, do Ártico à Antártica.  As aves atuais variam muito em tamanho, do  Mellisuga helenae de 5 centímetros ao avestruz de 2,75 metros. 
  29. 29. Imagens de aves.e para editar os estilos do texto mestreundo níveleiro nível arto nívelQuinto nível

×