Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Fundamentos SQL - Microsoft SQL Server 2019 - Parte 2/8

Apresentação da segunda parte do curso de fundamentos de SQL. Nessa parte temos primeiras impressões sobre Entidade Relacionamento e Comando de Manipulação de dados DML.

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Fundamentos SQL - Microsoft SQL Server 2019 - Parte 2/8

  1. 1. FUNDAMENTOS DE SQL Microsoft SQL Server 2019
  2. 2. OBJETIVO ➤ Ser capaz se fazer intervenções nos bancos de dados de dados que utilizem esta linguagem. ➤ De fi nição das bases de dados ➤ Manipulação dos dados ➤ Recuperação dos dados ➤ Compreender Diagrama de Entidade-Relacionamento (DER) ➤ Pensar em SQL
  3. 3. PARA HOJE ➤ Na aula passada, viemos: Inserção, Seleção, Predicados e alguns conceitos de bancos de dados ➤ Hoje veremos mais alguns predicados, inserção, atualização e exclusão ➤ Além de ver alguns conceitos de Entidade-relacionamento
  4. 4. LISTA DE VERIFICAÇÃO 2021 ➤ Use o device preferido (Tablet, Laptop etc) ➤ Um navegador na internet ➤ Acesse no Microsoft Azure. ➤ Acesse o draw.io
  5. 5. CONTEÚDO ➤ Diagrama de Entidade-Relacionamento 
 Entidades, Atributos, Ocorrência, Relacionamento e Identi fi cador ou atributo determinante. ➤ Manipulação de dados ➤ INSERT, UPDATE, DELET E ➤ Transações ➤ COMMIT, ROLLBAC K ➤ Funções ➤ SUBSTRING, GETDATE
  6. 6. DIAGRAMA DE ENTIDADE-RELACIONAMENTO ➤ O Diagrama ER é uma ferramenta para modelagem conceitual de banco de dados amplamente utilizado no projeto de Bando e de dados, sendo considerada praticamente um padrão para modelagem, por ser de fácil compreensão apresentar poucos conceitos: Entidade, Atributos, Ocorrência, Relacionamento e Identi fi cador ou atributo determinante
  7. 7. DER (DIAGRAMA DE ENTIDADE-RELACIONAMENTO
  8. 8. ENTIDADES ➤ As entidades são o conjunto de objetos de mesma natureza, com as mesmas características, como um nome genérico. 
 
 É considerada ocorrência de um entidade um objetivo que pertence a ela. Cada ocorrência da entidade se apresenta como uma coleção de elementos de dados ou atributos. O atributo determinante é aquele que identi fi ca unicamente uma ocorrência de entidade.
  9. 9. DER - ENTIDADES
  10. 10. ATRIBUTOS ➤ Representam uma propriedade de uma entidade que necessita ser armazenada, como, por exemplo, a matrícula ou o nome e um aluno que o horário o aluno terá estar em determinada ala. Um atributo pode conter apenas um valor atômico, ou seja, um valor indivisível.
  11. 11. DER - ATRIBUTOS
  12. 12. CLASSIFICADOR NOME-DESCRITIVO ➤ Os atributos devem ser enquadrados em categorias básicas de dados como: nome, valor, data, descrição, quantidade etc. 
 
 Essas categorias são conhecidas como quali fi cadores e são utilizados, em geral antes de complemento a esse quali fi cadores.
  13. 13. TABELA DE QUALIFICADORES Qualificador Significado ID Código/Identi fi cador MN Nome NR Número VL Valor QT Quantidade TX Taxa ou percentual DS Descrição SG Sigla DT Data HR Hora
  14. 14. DER - DB_ESCOLINHA
  15. 15. EXERCÍCIOS ➤ Organizem-se em duplas. Os componentes dessa dupla são pai e fi lho. 
 
 1) Cadastro o pai na tabela TBL_PAIS 
 
 2) Cadastre o fi lho na tabela TBL_ALUNOS 
 

 Essa sentença deve ser um bloco que funcione em harmonia, por isso escreva utilizando tratamento de erros e com controle de transação.
  16. 16. CLÁUSULA UPDATE ➤ Para modi fi car dados existentes em uma tabela, use a sentença UPDATE. 
 Você pode atualizar um ou vários registros, pode especi fi car um único conjunto de novos valores na sentença ou pode gerar novos valores através de subqueries.
  17. 17. CLÁUSULA UPDATE - USANDO UPDATE TBL_PAI S SET NM_EMAIL_PAI = 'emilianoeloi@gmail.com' WHERE NM_PSS_PAI = 'EMILIANOELOI'
  18. 18. CLÁUSULA DELETE ➤ Use a sentença DELETE para excluir registros de uma tabela. Na maioria das vazes, você escreverá uma cláusula WHERE para identi fi car um ou mais registros especí fi cos a serem excluídos.
  19. 19. CLÁUSULA DELETE - USANDO DELETE FROM TBL_ALUNO S WHERE NM_PSS_ALUNO = 'BONNIENEVES'
  20. 20. PREDICADO - CONTINUANDO... ➤ Predicados são condições que você esteve na cláusula WHERE (tampem nos cláusulas ON e HAVING) de uma sentença de SQL que determinam que registro são afetadas ou retornadas por essa sentença. 
 O predicador NM_NOME_ALUNO = 'Gabriela' retorna somente os dados do aluno especí fi co. 

  21. 21. PREDICADO - IN ➤ Use o IN para testar um valour se encontra dentro de um conjunto de valores. Você pode enumerar esse conjunto com um lista de valores literais ou retornar o conjunto como o resultado de uma subquery.
  22. 22. PREDICADO - IN - USANDO SELECT NM_NOME_ALUN O FROM TBL_ALUNO S WHERE ID_ALUNO IN (22, 28)
  23. 23. PREDICADO - IN - USANDO SELECT NM_NOME_ALUN O FROM TBL_ALUNO S WHERE ID_ALUNO IN (SELECT ID_ALUN O FROM TBL_ALUNOS_PREMIADOS)
  24. 24. PREDICADO - BETWEEN ➤ Use BETWEEN para ver se um valor se encontra em uma determina faixa, podendo ser uma faixa numérica ou de datas.
  25. 25. PREDICADO - BETWEEN - USANDO SELECT NM_NOME_ALUN O FROM TBL_ALUNO S WHERE ID_ALUNO BETWEEN 22 AND 28)
  26. 26. PREDICADO - BETWEEN - USANDO SELECT ID_ALUN O FROM TBL_ALUNOS_PREMIADO S WHERE DT_DATA_PREMIACAO BETWEEN '2021-03-01' AND '2021-03-21'
  27. 27. CLÁUSULA INSERT ➤ Use a sentença INSERT para inserir novos registros em uma tablea. Os valores na cláusula VALUES correspondem às colunas listadas após o nome da tabela: 
 
 INSERT 
 INTO TBL_DISCIPLINA
 (ID_DISCIPLINA, NM_NOME_DISCIPLINA)
 VALUES (5, `Educação Física`) 

  28. 28. SQL SERVER ➤ O SQL Server é um SGBD da Microsoft, criado em parceria com Sybase, em 1988, inicialmente como um complementar o Windows NT, sendo que depois passou a ser aperfeiçoado e vendido separadamente. A parceria com a Sybase terminou em 1994, e a Microsoft continuou a melhorar o programa após isso. 
 
 https://www.infoescola.com/informatica/ sql-server/

×