Blogs possibilidade de_uso_na_educacao

290 views

Published on

Blog - Possibilidade de uso na Educação

Published in: Education
2 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
290
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
26
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
2
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Blogs possibilidade de_uso_na_educacao

  1. 1. BlogPossibilidade de uso na Educação Emerson Borges
  2. 2. BlogSegundo HEWITT (2007), Blog é a contração daexpressão inglesa weblog. Log significa diário, comoo diário de um capitão de navio. Weblog, portanto, éuma espécie de diário mantido na internet por um oumais autores regulares.
  3. 3. BlogAtravés dos blogs os sujeitos podem editar eatualizar mensagens no formato hipertextual. Alémde disponibilizar textos, imagens, sons a qualquertempo e espaço é possível interagir com outrossujeitos. (SILVA, 2006)
  4. 4. BlogDo ponto de vista formal um weblog é uma página ousite com uma hierarquia de conteúdos de texto,imagens, ficheiros multimedia organizados eapresentados cronologicamente e acessível atravésde um browser. (QUERIDO, Pedro & ENE, Luís –Blogs , 2003)
  5. 5. Blog na EducaçãoPara Barbosa & Granado (2004), “Se há alguma áreaonde os weblogs podem ser utilizados comoferramenta de comunicação e de troca deexperiências com excelentes resultados, essa área ésem dúvida, a da educação”.
  6. 6. Blog na EducaçãoCaracterísticas que possibilita o uso do Blog naEduacação: ✔ Costuma ter uma linguagem bem cotidiana, bem gostosa de escrever e de ler, não há compromisso nem necessidade de textos longos, apesar de eles não serem proibidos; ✔ Possibilidade de inserir imagens, vídeos e sons; ✔ Possibilidade de criar um espaço de intercâmbio, colaboração, integração e debate; ✔ Uma forma de facilitar a expressão de alunos que possuem está dificuldade;
  7. 7. Blog na EducaçãoCaracterísticas que possibilita o uso do Blog naEduacação:✔ Desenvolve a habilidade de gerenciar etransformar a informação em conhecimento;✔ É uma nova maneira de aproximar o aluno eprofessor, facilitando a comunicação e inserindo osdois no mundo, já que normalmente são de geraçõesdiferentes;✔ Uma forma de ampliar o tempo de aula com maisprofundidade;
  8. 8. Referências Bibliográficas✔ BARBOSA, E.; GRANADO, A. Weblogs: diário debordo. Porto: Porto Ed., 2004.✔ SILVA, Marco. Educação online: teoria, práticas,legislação, formação corporativa – Edições Loyola,2006.✔ HEWITT, Hugh. Blog: entenda a revolução quevai mudar o seu mundo. - tradução de AlexandreMartins Morais. Rio de Janeiro: Thomas Nelson,2007.✔ QUERIDO, Pedro & ENE, Luís – Blogs. CentroAtlântico, Lisboa, 2003.

×