Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

éTica ambiental

4,622 views

Published on

Palestra voltada para o público jovem a adulto com foco na ética ambiental.

Published in: Environment
  • Be the first to comment

éTica ambiental

  1. 1. ÉTICA AMBIENTAL Emerson Andrade Engenheiro Abiental CREA 7700D-RO E-mail: emerson_ambiental@hotmail.com
  2. 2. Roteiro Ética – Definição; Meio Ambiente – Definição; Ética Ambiental; O Meio Ambiente e o Direito; Ética Sócioambiental.
  3. 3. Ética – Definição Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto. (Dicionário Aurélio Básico da Língua Potuguesa) Ou ainda, a palavra ética vem do grego ETHOS, que significa modo de ser, caráter. Ética é a forma de agir do Homem em seu meio social.
  4. 4. Definição de Meio Ambiente O meio ambiente pode ser definido como “o meio em que vivemos” ou “tudo aquilo que nos cerca e nos envolve”. No art. 3º. I, da Lei 6.938/81 (Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente), encontramos a definição acadêmica mais aceita: “o conjunto de condições, leis, influências, alterações e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em toda as suas formas”.
  5. 5. Ética Ambiental Área disciplinar que reflete sobre o valor que atribuímos ou devemos atribuir ao ambiente e sobre os valores que orientam ou devem orientar as nossas relações para com o mesmo.
  6. 6. Ética Ambiental O ser humano é definitivamente o animal que mais transforma o seu ambiente. Esta capacidade humana de interferir no ambiente, de alterá-lo, nós chamamos de antropogenia.
  7. 7. Ética Ambiental A atuação predatória do homem vem causando danos severos ao meio ambiente; Isso pode provocar prejuízos GRAVES à humanidade e às civilizações; Todos somos responsáveis pelo meio ambiente natural e pelo ambiente social;
  8. 8. Vídeo. Link abaixo http://www.youtube.com/watch?v=WfGMYdalClU
  9. 9. O Meio Ambiente e o Direito A defesa dos direitos ambientais é de suma importância em nosso País que se destaca em um capítulo exclusivo, a partir do art. 225, caput e outros capítulos e incisos, da nossa Carta Magna de 1988, a saber, o caput assim descreve: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”
  10. 10. Ética Sócioambiental A ética sócioambiental é um conceito que amplia o conceito anterior, pois não refere-se apenas à maneira de agir do homem em relação ao seu meio social, mas também em relação à Natureza. Essa nova ética é necessária, pois a conservação da vida humana é hoje compreendida como inserida na conservação da vida de todos os seres. O conceito de ética ambiental relaciona-se assim com o conceito de ética ecocêntrica (de OIKOS, casa em grego).
  11. 11. Ética Sócioambiental Por esse conceito, todos os seres são iguais. O Homem, apesar de imbuído de razão, não pode continuar a ver outros seres como inferiores e, portanto, não pode agir de forma predatória em relação aos mesmos. O Homem deixa de ser “dono” da Natureza para voltar a ser parte da Natureza.
  12. 12. Vídeo. Link abaixo http://www.youtube.com/watch?v=vygCjvaOfVU
  13. 13. Obrigado!

×