Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Coordenaçao subordinaçao

14,991 views

Published on

Published in: Education
  • Não vejo onde detectou erros ortográficos. Talvez o problema seja mesmo da fonte que foi utilizada na concepção dos slides, cujas 'pintas' dos i e j parecem acentos. Algo de que sempre me orgulhei, desde que comecei a escrever foi de não dar erros ortográficos. Sendo professora de português, seria bastante grave se isso acontecesse. Se continua a detectar erros, por favor aponte-os. Obrigada.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Apesar de ser muito explicativo,você deve dar um exemplo,não?? Dando uma Aula de Português com tantos erros ortográficos,imagine se não fosse !! Mas, foi bom !
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Coordenaçao subordinaçao

  1. 1. COORDENAÇÃOSUBORDINAÇÃO  Síntese do estudo da coordenação e subordinação.
  2. 2. COORDENAÇÃO / SUBORDINAÇÃO Quando a frase é complexa, as orações estão ligadas entre si através de um processo de coordenação ou de subordinação.
  3. 3. COORDENAÇÃO A coordenação é um processo de ligação de frases independentes que podemos associar de diversas maneiras. As orações assumem a designação de coordenadas; as conjunções que as ligam são coordenativas.
  4. 4. Classificação das orações coordenadas A Carla lê e vê televisão.  Oração Copulativa (adição)
  5. 5. Classificação das orações coordenadas Hoje, a Carla não leu, mas viu televisão. Oração adversativa (oposição)
  6. 6. Classificação das orações coordenadasA Carla ora lê, ora vê televisão. Oração disjuntivas (alternativa)
  7. 7. Classificação das orações coordenadas A Carla leu todo o dia, logo viu televisão. Conclusivas (conclusão)
  8. 8. Classificação das orações coordenadas Hoje a Carla não leu nada, pois viu televisão todo o dia. Explicativas (justificação)
  9. 9. Classificação das orações coordenadasOBS: A coordenação pode ser assindética (supressão dos elementos de ligação) se for feita através de uma simples vírgula: A Carla leu, comeu, brincou.
  10. 10. SUBORDINAÇÃO A subordinação é um processo de ligação entre duas orações em que uma se torna dependente da outra. Esta designa-se principal ou subordinante e a dependente por subordinada; as conjunções designam- se por subordinativas.
  11. 11. Classificação das orações subordinadasLeva o chapéu-de-chuva, porque deve chover. CAUSAL
  12. 12. Classificação das orações subordinadas Mal chegou a casa, ligou a televisão. TEMPORAL
  13. 13. Classificação das orações subordinadasGritou, como se fosse um lobo. COMPARATIVA
  14. 14. Classificação das orações subordinadasMandou-a calar, para que o ouvisse. FINAL
  15. 15. Classificação das orações subordinadasSe estudares, ficarás a perceber melhor esta matéria. CONDICIONAL
  16. 16. Classificação das orações subordinadasDeveríamos descansar, embora te pareça desnecessário. CONCESSIVA
  17. 17. Classificação das orações subordinadasO João comeu tantos chocolates que ficou maldisposto. CONSECUTIVA
  18. 18. Classificação das orações subordinadasEle tem um carro que é veloz. RELATIVA RESTRITIVA
  19. 19. Classificação das orações subordinadasA mãe, que já o tinha avisado, pô-lo de castigo. RELATIVA EXPLICATIVA
  20. 20. Classificação das orações subordinadasEle disse que não voltaria. INTEGRANTE OU COMPLETIVANOTA: Uma oração subordinada pode ser subordinante de outra num mesmo (período).
  21. 21. Distinguir as várias orações iniciadas por “que” Se a subordinante possuir um verbo que precise da oração seguinte, iniciada por “que” para lhe completar o sentido, então estamos perante uma subordinada completiva ou integrante. Ele disse que gostava de ir connosco ao cinema. Eu não sabia que tinhas estado de férias. NOTA: A oração completiva, normalmente, serve de complemento directo ao verbo da subordinante.
  22. 22.  Se a subordinante contiver em si a palavra que antecede o “que”, então estamos perante uma subordinada relativa. Os alunos que ainda não acabaram o exercício terminam em casa. (subordinada relativa restritiva) Os alunos, que andavam descontraídos, tiveram boas notas nos exames. (subordinada relativa explicativa)
  23. 23.  Se a subordinante contiver em si expressões como de tal modo, tanto, tão, o “que” introduz uma oração subordinada consecutiva. Choveu tanto que o trânsito este parado duas horas. O comboio atrasou-se de tal maneira que chegámos atrasados ao Seminário.

×