Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

0

Share

Download to read offline

APL TI Marília

Download to read offline

Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Marília

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to like this

APL TI Marília

  1. 1. ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
  2. 2. Arranjos Produtivos Locais Os APLs são concentrações de empresas que atuam em atividades similares ou relacionadas, que, sob uma estrutura de governança comum, mantém vínculos de articulação, interação, aprendizagem e cooperação entre si e com outras entidades públicas e privadas.
  3. 3. Arranjos Produtivos Locais Interação, cooperação Aprendizagem Vínculos de articulação
  4. 4. Arranjos Produtivos Locais  Desenvolvimento a partir das condições econômicas, sociais e institucionais locais;  Explorar as potencialidades locais;  Fortalecer as empresas já existentes;  Fomentar o empreendedorismo e a inovação;  Empregar formas descentralizadas de promoção do desenvolvimento.
  5. 5. Programa Estadual de Fomento e Apoio aos APLs Financia projetos estratégicos com o objetivo de consolidar arranjos e produtivos como importantes fatores para o desenvolvimento econômico integrado. Objetivos: - Desenvolver as cadeias produtivas paulistas; - Aumentar a competitividade das micro, pequenas e médias empresas; - Estimular o empreendedorismo, baseado na interação e na cooperação; - Descentralizar o desenvolvimento produtivo para fortalecer a economia regional; - Fomentar projetos de desenvolvimento produtivo nos APLs paulistas. Onde os recursos podem ser aplicados: - Aquisição de equipamentos e maquinários; - Programas de capacitação, treinamento e transferência de tecnologia; - Pequenos ajustes de infraestrutura e adaptação; - Estudos de viabilidade técnica e econômica. http://www.desenvolvimento.sp.gov.br/programa-estadual-de-fomento-aos-apls
  6. 6. APLs de TI no Estado de SP Cidade Setor Marília* Tecnologia da Informação Presidente Prudente Software Ribeirão Preto Software São José do Rio Preto Tecnologia da Informação São José dos Campos Tecnologia da Informação http://www.desenvolvimento.sp.gov.br/lista-de-apls *Reconhecimento pelo Governo de SP em 06 de setembro de 2016.
  7. 7. Caracterização do APL TI Marília O APL TI MARÍLIA é composto por empresas atuantes no ramo de Tecnologia da Informação, por instituições de ensino públicas e privadas, por entidades sem fins lucrativos, associações de classe, comunidades científicas, órgãos de fomento e órgãos públicos, localizados em Marília e cidades circunvizinhas, todos trabalhando em parceria para crescimento e desenvolvimento empresarial, social e econômico da região do centro-oeste do Estado de São Paulo.
  8. 8. Caracterização do APL TI Marília +200 empresas de TI ~2.500 empregos diretos e indiretos > 9% (crescimento 1º semestre de 2016) Marília e Região - Assis - Bauru - Birigui - Gália - Garça - Lins - Marília - Novo Horizonte - Osvaldo Cruz - Ourinhos - Pompeia - Santa Cruz do Rio Pardo - Tupã
  9. 9. Caracterização do APL TI Marília
  10. 10. Reconhecimento
  11. 11. Marcos Importantes do APL TI Marília
  12. 12. Agentes Atuantes Fomento e Apoio aos APLs Políticas Públicas e Leis de Incentivo Apoio ao Empreendedorismo Apoio à Inovação
  13. 13. Agentes Atuantes Formação e atualização de mão de obra Apoio a projetos de P&D&I Apoio ao PMEs Integração com outras industrias
  14. 14. Agentes Atuantes
  15. 15. Governança do APL TI Marília www.asserti.org.br
  16. 16. Ações de Apoio a Empresas  Promoção de eventos e encontros de negócios;  Participação na Convenção Coletiva de Trabalho;  Ações de cursos e capacitações técnicas e de gestão;  Apoio na prospecção de talentos;  Ações de divulgação da área em nível regional e estadual;  Apoio em ações de incentivo ao empreendedorismo e inovação;  Representatividade do setor no âmbito sindical e governamental.
  17. 17. TI em Marília  Incubadora de Empresas de Base Tecnológica credenciada ao Governo de SP;  Centro de Inovação Tecnológica credenciada ao Governo de SP;  Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação;  Instituições de ensino com cursos de TI;  Incentivo fiscal do ISS (2%);  Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação;  Projeto de Lei Municipal de Incentivo à Inovação;  Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação reconhecido pelo Governo de SP.
  18. 18. TI em Marília e por fim.......
  19. 19. TI em Marília Setor que lidera o projeto do Parque Tecnológico de Marília!
  20. 20. Por seu papel no cenário da Tecnologia da Informação e da inovação, o APL TI Marília é o reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo de uma área de vocação cada dia mais expressiva na cidade de Marília, representante de uma indústria promissora e de alta capacitação profissional, geradora de produtos e serviços de alto valor agregado, condizente com as demandas sociais e econômicas do país apoiada pela integração dos atores envolvidos no desenvolvimento de inovações tecnológicas e de acesso a novos negócios.
  21. 21. Prof. Dr. Elvis Fusco Presidente da ASSERTI elvisfusco@univem.edu.br www.inovamarilia.org.br www.asserti.org.br

Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Marília

Views

Total views

3,515

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

3,035

Actions

Downloads

10

Shares

0

Comments

0

Likes

0

×