Successfully reported this slideshow.

5 eduespecial conceito de aprendizagem

2,152 views

Published on

  • Be the first to comment

5 eduespecial conceito de aprendizagem

  1. 1. APRENDIZAGEM LOPES, C.
  2. 2. Andando pelas ruas de uma cidade do interiorpaulista encontrei uma clínica de psico-pedagogiaque anunciava sua especialidade em “distúrbios daaprendizagem”. Dei-me conta de já ter vistomuitas clínicas com a mesma especialização, masnenhuma que anunciasse “distúrbios deensinagem”. Por acaso serão só os alunos quesofrem de distúrbios? Somente eles têmdificuldades em aprender? E os professores?Nenhum sofre de “distúrbios de ensinagem”? Quepreconceito nos leva a atribuir o problema sempreao aluno? Que providências terapêuticas tomarquando o perturbado é o professor? Mas quepsicólogo terá coragem para passar-lhe essediagnóstico? É mais fácil culpar o aluno. Rubem Alves LOPES, C.
  3. 3. APRENDIZAGEM Iracy Sá de SouzaÉ A MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTOFRENTE A UMA SITUAÇÃO, E IMPLICA EMPROGRESSO E EVOLUÇÃO.OS FATORES FUNDAMENTAIS NO PROCESSODE APRENDIZAGEM:emocional social intelectual psicomotor físico LOPES, C.
  4. 4. APRENDIZAGEM José Tavares e Isabel AlarcãoUMA CONSTRUÇÃO PESSOAL,RESULTANTE DE UM PROCESSO EXPERIENCIAL,INTERIOR À PESSOA E QUE SE TRADUZ NUMAMODIFICAÇÃO DE COMPORTAMNETORELATIVAMENTE ESTÁVEL. LOPES, C.
  5. 5. APRENDIZAGEM Ausubel, Novak, Hanesian - 1980A APRENDIZAGEN SIGIFICATIVA REQUER UM ESFORÇODELIBERADO DO APRENDIZ EM CONECTAR DE MANEIRA SUBSTANTIVA, NÃO ARBITRÁRIA E NÃO LITERAL A NOVAINFORMAÇÃO COM A ESTRUTURA COGNITIVA PREEXISTENTE. LOPES, C.
  6. 6. APRENDIZAGEM COMO OBJETO DO ESTUDO O que você aprendeu hoje na escola?[...] ler, dançar, escrever, consertar [...]Usamos o termo aprender sem dificuldades, poissabemos que, se somos capazes de fazer algo queantes não fazíamos, é porque aprendemos.Na Psicologia, o conceito de aprendizagemnão é tão simples... LOPES, C.
  7. 7. A PSICOLOGIA TRANSFORMA A APRENDIZAGEM EM UM PROCESSO A SER INVESTIGADO... Qual o limite da aprendizagem? Qual a participação do aprendiz no processo? Qual a natureza da aprendizagem? Há ou não motivação subjacente ao processo ? As respostas têm originado controvérsias entre os teóricos. LOPES, C.
  8. 8. A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM EXISTE UM NÚMERO GRANDE DE TEORIAS DA APRENDIZAGEMDESTACAREMOS DUAS (02) GRANDESCATEGORIAS: AS TEORIAS DO CONDICIONAMENTO AS TEORIAS COGNITIVISTA LOPES, C.
  9. 9. AS TEORIAS DO CONDICIONAMENTODefine a aprendizagem pelas suas conseqüênciascomportamentais e enfatizam as condiçõesambientais com forças propulsoras daaprendizagem.A aprendizagem é a conexão entre o estímulo eresposta estão de tal modo unidos, que oaparecimento do estímulo evoca a resposta. LOPES, C.
  10. 10. AS TEORIAS COGNITIVISTASDefine a aprendizagem como um processo de relação dosujeito com o mundo externo e que tem conseqüências noplano da organização interna do conhecimento (organizaçãocognitiva).Ex: AusubelA aprendizagem é um elemento que provém de umacomunicação com o mundo e se acumula sob a forma de umariqueza de conteúdos cognitivos. È o processo de organizaçãode informações e integração do material pela estruturacognitiva.O indivíduo adquire, assim, um número crescente de novasações como forma de inserção em seu meio. LOPES, C.
  11. 11. AS CONTROVÉRSIAS BÁSICAS DOS TEÓRICOS ENTRE ESTAS CONCEPÇÕES1 – DO QUE É APRENDIDO E COMO2 – DO QUE MANTÉM O COMPORTAMENTOQUE FOI APRENDIDO3 – A MANEIRA COMO SOLUCIONAMOSUMA NOVA SITUAÇÃO-PROBLEMA(Transferência da Aprendizagem) LOPES, C.
  12. 12. 1 – DO QUE É APRENDIDO E COMO AS TEORIAS DO CONDICIONAMENTOAprendemos hábitos, isto é, aprendemos aassociação entre um estímulo e uma resposta eaprendemos praticando. AS TEORIAS COGNITIVISTAAprendemos a relação entre idéias (conceitos) eaprendemos abstraindo de nossa experiência. LOPES, C.
  13. 13. 2 – DO QUE MANTÉM O COMPORTAMENTOQUE FOI APRENDIDO AS TEORIAS DO CONDICIONAMENTO O comportamento é mantido pelo seqüenciamento de resposta. Ex: Uma resposta é, na verdade um conjunto de respostas. AS TEORIAS COGNITIVISTAO que mantém um comportamento são os processoscerebrais centrais, tais como a atenção e a memória,que são integradoras dos comportamentos. LOPES, C.
  14. 14. 3 – A MANEIRA COMO SOLUCIONAMOS UMA NOVA SITUAÇÃO-PROBLEMA (Transferência Da Aprendizagem) AS TEORIAS DO CONDICIONAMENTOEvocamos hábitos passados apropriados para o novoproblema e respondemos, quer de acordo como os elementosque o problema novo tem em comum com outros jáaprendidos, quer de acordo com aspectos da nova situação,que são semelhantes à situação já encontrada.EX: Quando a criança aprende a dar laço nos sapatos,saberá dar laço em presentes, no vestido ou na fita do cabelo. LOPES, C.
  15. 15. AS TEORIAS COGNITIVISTAMesmo no caso de haver toda a experiência possívelcom as diversas partes do problema, como saber todasas etapas para dar um laço, isso garante que a solução do problema seja alcançada.De acordo com os cognitivistas, o método de apresentaçãodo problema permite uma estrutura perceptual que leva aoinsight , isto é, à compreensão interna das relaçõesEssenciais do caso em questão.EX: quando montamos um quebra-cabeça e “sacamos” oLugar de uma peça sem termos feito tentativasanteriormente. LOPES, C.
  16. 16. FILOSOFIAS SUBJACENTES DA TEORIA DE APRENDIZAGEMA COMPORTAMENTALISTA (BEHAVIORISMO)A HUMANISTAA COGNITIVISTA (CONSTRUTIVISMO) LOPES, C.
  17. 17. TRADICIONAL X CONSTRUTIVISTA * Transmissão de * Representação mental conteúdos * Apropriação doCONHECIMENTO * Acúmulo de fatos conhecimento * Informações isoladas *Sistema de relações * Memorização * Conhecimentos prévios APRENDIZAGEM * Repetição * Reflexão e * Produto compreensão sobre o * Informações prontas objeto de estudo * Processo * Construção intelectual * Transmissão de * Possibilidade de informação exploração e descoberta ENSINO * É possível ensinar do conhecimento sem haver aprendizagem LOPES, C.
  18. 18. TRADICIONAL X CONSTRUTIVISTA * Reproduzir o que lhe foi dito * Ser pensante, crítico e ativoPAPEL DO * Ser passivo / ouvinte * Buscar novas alternativasALUNO * Elaborar sua representação mentalPAPEL DO * Transmitir * Ajudar o aluno aPROFESSOR informações “aprender a aprender” * Controlar a * Facilitador/ Mediador aprendizagem * Investigador * Rotulado * Ponto de partida para reflexão * Desprezado quanto ERRO produto do pensar do aluno * Forma de expressão de raciocínio * Evitado da criança LOPES, C.

×