Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Brasil república 9º ano

7,510 views

Published on

Brasil república 9º ano

  1. 1. Representação da Proclamação daRepública – 1889.Quadro de Benedito Calixto
  2. 2. Derrubou amonarquia mas nãopromoveu grandesmudanças sociais;Esperava-se que opresidente fosseeleito pelo votopopular, o que nãoaconteceu.Três grupos passarama disputar o poder: OOLIGÁRQUICO, OMILITAR E ODEMOCRÁTICO;O OLIGÁRQUICO:defendia umarepública liberal;O MILITAR: defendiauma ditadura;O DEMOCRÁTICO:defendia aparticipação popular.
  3. 3. Havia um quarto grupo que nãotinha muita força, composto poroperários urbanos e trabalhadoresrurais, este se manifestou dediferentes formas, agitando ocenário político do brasil na época.O exército cumpriu o seu papel,manteve a ordem e regulou opoder.
  4. 4. República da Espada(1889-1894), quando apresidência foi exercidapor militares.governado pelosmarechais DEODORO DAFONSECA e FLORIANOPEIXOTO.República do Café comLeite (1894-1930), quandoo poder político passou aser exercido porpresidentes querepresentavam a elitecafeeira.
  5. 5. Procurando garantir o novo regime, Deodorodeterminou:Exílio da família imperial;Convocação de eleições para uma assembleiaconstituinte;Organização de um novo ministério;Separação entre Igreja e Estado;Concessão de nacionalidade brasileira atodos os estrangeiros residentes no país;Adoção de uma nova bandeira substituindo ado império.
  6. 6. PRINCIPAIS PONTOSO Brasil passava a ser uma República Federativa,presidencialista e representativa;O Estado brasileiro ficava estruturado em três poderes:o Executivo, Legislativo e Judiciário;Todos os maiores de 21 anos tinham o direito ao voto,exceto as mulheres, frades, mendigos, analfabetos esoldados;Somente o primeiro presidente e seu vice seriameleitos de forma indireta pela Assembleia Constituinte,transformada em Congresso Nacional (Senado eCâmara).
  7. 7. Destaque na diplomacia internacional, para oministério foi nomeado o Barão do Rio Branco.Duas ações da diplomacia brasileira tiveramdestaque no período: a definição das fronteirascom países da América do Sul e a assinatura doTratado de Petrópolis, em 1903, pelo qual aBolívia reconheceu a soberania do Brasil sobre oAcre.Outro importante acontecimento foi aAssembleia Constituinte, composta em suamaioria por representantes dos senhores deterra e militares.
  8. 8. As principais forças econômicas durante a RepúblicaOligárquica era São Paulo e Minas Gerais, o primeiroresponsável pela produção de café e o segundo era grandeprodutor de leite;Eram os líderes de São Paulo e de Minas que sustentavam opresidente politicamente;Em Minas, o Partido Republicano Mineiro (PRM) e em SãoPaulo era o Partido Republicano Paulista (PRP), juntas uniam aselites estaduais e regionais;De Floriano até 1930, os presidentes da República foramindicados por paulistas e mineiros, com exceções de: HERMESDA FONSECA E EPITÁCIO PESSOA.
  9. 9. O objetivo era garantir o poder para os gruposmais fortes no interior de cada estado;Para isso criou-se um órgão para isso; a Comissãode Verificação que dava a palavra final na posse dedeputados e senadores;Em resumo, os grupos políticos locais nos estadoseram controlados pelo governador, e este secomprometia com o presidente, que pararecompensar dava apoio aos políticoscomprometidos com o governador e sua oligarquiaestadual, tudo isso começou a funcionar nogoverno de Campos Sales (1898-1902).
  10. 10. ATIVIDADE1-Sobre o projeto republicano brasileiro havia grandesdivergências. O que pregava o grupo liderado pelojornalista Quintino Bocaiuva?2-Durante o governo de D. Pedro II, o exército ocupouuma posição marginal na política brasileira. Isso sedeve a quais fatos?3-Após o 15 de novembro de 1889, dois grupospassaram a divergir sobre o poder político do país.Qual era o projeto político dos militares e daoligarquia?4-Qual a diferença entre monarquia e república?5-Explique a política do café com leite.
  11. 11. ATIVIDADE(CONTINUAÇÃO)6- A República das Oligarquias foi período da história do Brasilque durou de 1894 a 1930. Como você descreve esse período?7- A nova Constituição, promulgada em fevereiro de 1891,consagrou o ideal federativo, como desejavam as oligarquiasestaduais. Sobre os pontos estabelecidos pela lei, o que ficoufixado em relação a Igreja e o Estado?8- O que é oligarquia?9- A política dos governadores fortaleceu o poder local,exercido pelos chamados coroneis, em geral grandesproprietários de terras. Explique sobre o processoeleitoral da época.10- A propaganda republicana conseguiu poucos adeptosaté os anos de 1880. Em que momento da história esse“quadro” começou a mudar?

×