Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
HISTÓRIA DO 
DESIGN GRÁFICO 
Prof. Ms. Elizeu N. Silva
A década de 1970 se 
destaca pelo design 
corporativo e pelas capas 
de disco e cartazes de 
espetáculos. O primeiro, 
tur...
O escritório de Aloísio 
Magalhães (PVDI – 
Programação Visual 
Desenho Industrial) 
domina o cenário do 
design corporati...
Banco Nacional
Em São Paulo Cauduro Martino cumpria o papel de formador 
de designers e centro da produção de maior destaque da 
época. E...
O alemão Hans Donner 
chega ao Brasil como 
recém formado e logo 
inicia um longo vínculo 
com a TV Globo – à 
época, uma ...
O tropicalismo representou ousadia e experimentação também 
no design das capas de disco. As capas expressam discursos 
gr...
O disco “Transa”, de Caetano Veloso, inaugura o conceito de 
“discobjeto”, conforme descrito nos créditos. Ao ser aberta, ...
Referências 
MELO, Chico Homem; RAMOS, Elaine (Orgs.) Linha do tempo 
do design gráfico no Brasil. Ed. Cosac Naify, São Pa...
Aula 09   história do design gráfico
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Aula 09 história do design gráfico

História do Design.

  • Be the first to comment

Aula 09 história do design gráfico

  1. 1. HISTÓRIA DO DESIGN GRÁFICO Prof. Ms. Elizeu N. Silva
  2. 2. A década de 1970 se destaca pelo design corporativo e pelas capas de disco e cartazes de espetáculos. O primeiro, turbinado pelo crescimento econômico e pelo surgimento de empresas públicas das mais diversas áreas. Para os segundos a explicação é mais complexa: vigorava o regime repressivo da ditadura militar implantada no país desde 1964. Vivia-se o auge da repressão, mas paradoxalmente a produção cultural aflorava com vigor e criatividade.
  3. 3. O escritório de Aloísio Magalhães (PVDI – Programação Visual Desenho Industrial) domina o cenário do design corporativo, com sólidos negócios com o gmoilvitearrn. o O PVDI foi responsável pelo desenvolvimento das cédulas do cruzeiro, que começaram a circular em 1970. O próprio Aloísio chegou a ocupar cargo no governo equivalente ao de Ministro da Cultura.
  4. 4. Banco Nacional
  5. 5. Em São Paulo Cauduro Martino cumpria o papel de formador de designers e centro da produção de maior destaque da época. Em boa parte das produções, preferia a família de tipos Univers devido à legibilidade e facilidade de aplicação.
  6. 6. O alemão Hans Donner chega ao Brasil como recém formado e logo inicia um longo vínculo com a TV Globo – à época, uma jovem emissora com 20 anos de existência. Com uma proposta de tridimensionalidade, Donner cria um logotipo para a Globo que se transforma em sucesso imediato.
  7. 7. O tropicalismo representou ousadia e experimentação também no design das capas de disco. As capas expressam discursos gráficos inovadores e criativos a ponto de se tornarem um ponto alto no design da época. Um dos caminhos experimentados foi o dos recortes fotográficos, objetivando acentuar a sensualidade.
  8. 8. O disco “Transa”, de Caetano Veloso, inaugura o conceito de “discobjeto”, conforme descrito nos créditos. Ao ser aberta, a capa se transforma em um prisma que mais parece arte conceitual. A descrição do disco diz que “transa é uma coisa mental”.
  9. 9. Referências MELO, Chico Homem; RAMOS, Elaine (Orgs.) Linha do tempo do design gráfico no Brasil. Ed. Cosac Naify, São Paulo, 2011

×