Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aula 04 história do design gráfico

1,054 views

Published on

História do Design Gráfico: Bauhaus

Published in: Education
  • Be the first to comment

Aula 04 história do design gráfico

  1. 1. HISTÓRIA DO DESIGN GRÁFICO Prof. Ms. Elizeu N. Silva
  2. 2. Em 1919, Walter Gropius funde a Escola de Artes e Ofícios, de Weimar, à Escola de Belas Artes, dando origem à Escola Bauhaus. A escola surgiu com a proposta de unir a arte à produção técnica em série. Inspira-se no movimento Arts and Crafts (artes e ofícios), defendido pelo inglês William Morris, que propunha o artesanato como alternativa à serialização da produção mecânica. Sede da Bauhaus em Dessau, Alemanha
  3. 3. Mais que uma escola, a Bauhaus se tornou um centro de difusão cultural e de integração do ensino de design à indústria. Propunha o fim da oposição entre trabalho intelectual X manufatura; arte X artesanato; arte X indústria. A escola se destaca pela estética funcionalista-técnica-formalista. Para os defensores dessa estética, a questão formal não se constitui como obstáculo ao avanço tecnológico e à produção industrial. Bauhaus: Design de objetos.
  4. 4. A Bauhaus rejeitava a ideia da arte pela arte. Na filosofia da escola, a arte devia se integrar à vida cotidiana por meio de soluções estéticas belas e funcionais. Com essa inspiração, uma série de produtos saiu diretamente das pranchetas da escola para a indústria e os lares. Apesar da Professores da Bauhaus. Destaques para Walter Gropius, Wassily Kandinsky e Paul Klee exigência de fidelidade à filosofia da escola, havia abertura suficiente para artistas, professores e alunos de diversas vertentes políticas, sociais, filosóficas e de várias nacionalidades.
  5. 5. No começo dos anos 1930, com a escalada dos conservadores e a chegada dos nazistas ao poder, a escola fecha as portas definitivamente. Obrigados a emigrar, os mestres levaram para a Inglaterra e os EUA o lema da escola, sintetizado nas frases do professor Ludwig van der Rhoe “Menos é mais” (less is more) e “Deus está nos detalhes” (God is in the details).
  6. 6. A Bauhaus se caracterizou pela valorização das formas geométricas, visando destacar a simplicidade e a funcionalidade. Adotou, também, cores vibrantes visando despertar sensações em razão da psicologia das cores
  7. 7. Caracteriza-se, também, pelo minimalismo, eliminando tudo que é supérfluo.
  8. 8. Acima de tudo valorizava a funcionalidade das peças.
  9. 9. Às artes gráficas, vai apresentar contribuição fundamental com o desenvolvimento de famílias tipográficas.
  10. 10. Design gráfico Bauhaus.
  11. 11. Influência Bauhaus
  12. 12. A Bauhaus é tão importante que veio a ser considerada como “a infância do design”. Na arte, é uma das precursoras do modernismo. Principais heranças bauhasianas: • Forma geométrica; • Espaço modulado; • Uso racional da tipografia.
  13. 13. Referência bibliográfica ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo, Ed. Cia das Letras, 2004 LUPTON, Ellen; MILLER, J. Abbott. ABC da Bauhaus. Ed. Cosac Naify, São Paulo, 2008

×