Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apostila 2 bonequinhas

  • Be the first to comment

Apostila 2 bonequinhas

  1. 1. www.ericacatarina.blogspot.com www.ericacatarina.blogspot.com.br Bonequinhas www.ericacatarina.blogspot.com Fascículo Catarina’s distribuído gratuitamente. Proibida a venda. 2
  2. 2. www.ericacatarina.blogspot.com.br Brincar de boneca, ah... sensação gostosa de poder voltar à infância. Tradição milenar em diversas culturas, as inspiradoras bonecas não foram feitas à princípio para as brincadeiras de criança. Hoje Olá pessoal! Tem saudosismo no ar! Catarina’s convida você a mergulhar inteiramente no universo infantil a história é outra, ainda bem! Envolve o imaginário infantil e e vem com este segundo fascículo trazendo um cheirinho de infância, até os adultos mais apaixonados. de brincadeira de criança, com três fofas sugestões especiais de Seja ela industrializada ou feita bonequinhas para lembrancinhas, suvenires, para decorar o quarto da menina, encantar uma festa... tudo em delicadas composições. A paleta que envolve harmoniosamente o cor-de-rosa, o amarelo, o creme, não artesanalmente de pano, feltro, porcelana, biscuit ou outro serão regras a serem seguidas, você poderá optar por tons liláses, azuis, tipo de material é um clássico verdes, vermelhos, florais, poás, desde que tenham ternura entre si. personagem infantil que permeia Lacinhos, flores, botões, acessórios... os detalhes fazem toda a diferença muitos cantinhos criativos. e esse tema especial foi preparado com um carinho dobrado e pensado principalmente para quem ama trabalhos feitos à mão. Impossível será resitir a essas fofurices! Reserve um tempo, dê asas à imaginação e vamos às bonequices!
  3. 3. www.ericacatarina.blogspot.com.br Material Feltros para o corpo, cabelo e sapatinho Tecidos estampados, florais, poás Tesoura Linhas de meadas e de pesponto Cola quente Termolina leitosa e pincel Caneta permanente de ponta fina Miçangas para os brincos Blush para as bochechas Fibra acrílica para o enchimento Apliques de flores, botões... Fita de cetim ou xadrez e rendas
  4. 4. www.ericacatarina.blogspot.com.br Como fazer 1 Imprima os moldes e recorte. Utilize uma cartolina ou outro papel que seja firme. Risque os moldes do corpo, cabeça, cabelo e sapatinhos nos feltros que você escolheu com uma caneta permanente ou uma de sua prefêrencia. Não esqueça de riscar do lado avesso do feltro, o lado mais felpudo! 2 3 Corte com cautela e precisão todas as partes riscadas. Evite deixar marcas de riscos no feltro, mesmo que seja do lado avesso.
  5. 5. www.ericacatarina.blogspot.com.br Como fazer 4 Escolha os tecidos de sua preferência para fazer a saia, a blusa e as mangas. Risque todas as partes com um lápis macio. 5 6 Para acelerar o processo de secagem da termolina, use um secador. Corte assim que estiver seco! Risque no tecido 35 cm de comprimento por 3 cm de largura para fazer a saia. Passe uma fina camada de termolina leitosa somente na marca do lápis para que o tecido não desfie!
  6. 6. www.ericacatarina.blogspot.com.br Como fazer 7 Preparando o rostinho... Do lado avesso do feltro posicione o cabelo para saber onde serão bordados a boca e os olhos. Desenhe os cortonos da boca e dos olhos. 8 Borde a boca e os olhos utilizando o ponto-atrás conforme a figura abaixo. Ponto-atrás
  7. 7. www.ericacatarina.blogspot.com.br Como fazer 9 Cole o cabelo na cabeça da boneca, apenas a parte da franja, no meio. 10 11 Sobreponha de forma alinhada cabelo + rosto da parte detrás com o cabelo + rosto da parte da frente. Enfim, cole a parte posterior do cabelo. Se quiser, alfinete para que não saiam do lugar. Passe o blush nas bochechas. Use um pincel ou uma haste flexível para esfumar com precisão.
  8. 8. www.ericacatarina.blogspot.com.br 12 Como fazer Montagem da cabeça... Você vai começar a casear pelo cabelo. Depois de costurar a primeira mariachiquinha encha com fibra acrílica. Continue caseando até chegar na segunda maria-chiquinha e recheie novamente com a fibra. Ponto caseado 13 Faça o ponto caseado no rosto e juntamente com a costura do primeiro ponto coloque a miçanga que será o brinco da boneca. 14 Quando estiver perto de finalizar o rosto, deixe uma pequena abertura para colocar o restante da fibra. Use um pincel velho para certificar que os cantinhos sejam preenchidos.
  9. 9. www.ericacatarina.blogspot.com.br Como fazer 15 Termine de fechar o rosto e não esqueça de costurar o outro brinco com o último pontinho. 16 Cole um pedaço de fita de cetim nas marias-chiquinhas e faça o arremate com uma florzinha ou botão de flor.
  10. 10. www.ericacatarina.blogspot.com.br Como fazer 17 Pregue um botão na correia do sapato e cole essa parte sobre o sapatinho com cuidado para que a cola não ultrapasse as laterais que serão costuradas. Montagem do corpo... Cole as partes do sapatinho nos pés da boneca. 18 19 Una o corpo e caseie os sapatinhos juntamente com a correia conforme a figura ao lado.
  11. 11. www.ericacatarina.blogspot.com.br Como fazer 20 Depois dos sapatinhos prontos, comece a casear entre as pernas da boneca e só depois as laterais, enchendo aos poucos com a fibra a medida em que for caseando. Feche o corpo da boneca. 21 Fazendo a roupinha... Costure a blusa ao redor do corpo já preenchido da boneca com o ponto caseado. 22 Para a saia, costure uma rendinha na barra e feche as extremidades com alguns pontinhos.
  12. 12. www.ericacatarina.blogspot.com.br Como fazer Para fazer a saia ficar franzida, alinhave em toda sua extensão com uma linha mais firme, a de pesponto serve. Puxe levemente as pontas da linha até ver o franzido tomando forma. 23 24 Vista a saia na boneca e puxe as duas pontas da linha. Amarre firmemente com um ou dois nós. Corte o excedente de linha e o que sobrar, coloque para dentro da saia. Ajeite o franzido ao redor do corpo e arremate com um lacinho de fita.
  13. 13. www.ericacatarina.blogspot.com.br Como fazer Cole a cabeça ao corpo com a cola quente e aperte por alguns segundos até fixar bem. 25 26 Costure os bracinhos e encha-os com fibra. 27 Alinhave a renda ao redor do círculo que será feito a manga (já hipermeabilizada). Puxe um pouco as pontas da linha para formar o franzido.
  14. 14. www.ericacatarina.blogspot.com.br Como fazer 28 Vista a manga no bracinho, amarre firmemente puxando bem as duas pontas. Arremate cortando a sobra da linha. 29 Termine colando os braços ao corpo. 30 Está pronta a sua boneca!
  15. 15. Dicas e truques Varie nas estampas dos tecidos e nos acessórios, crie um estilo para cada boneca. Fica uma graça! Os lápis de cor aquareláveis ou lápis de olho em cores claras são os mais indicados para passar o risco para o feltro de cor escura. Agregue valor e beleza ao seu trabalho. Inspirese no trabalho de artesãs que você admira, mas pouco a pouco, procure criar sua própria identidade, sua marca. Você vai adorar! Moldes Moldes em tamanho natural. Você poderá utilizar os moldes no tamanho natural ou ampliar no tamanho desejado! Bonequinha 1 www.ericacatarina.blogspot.com.br Fascículo Catarina’s distribuído gratuitamente. Proibida a venda. Grau de execução: moderado. Valor sugestivo para venda: a partir de R$ 15,00. Dependerá da qualidade, do tamanho da peça e para qual finalidade será usada. Seguindo o passo-a-passo básico, você pode criar além da versão maria-chiquinha outras variações de bonecas, com trancinhas, rabo de cavalo... (veja moldes abaixo).
  16. 16. Bonequinha 1 www.ericacatarina.blogspot.com.br ( Fuxico ) Cabeça 2X Manga blusa 2X ( 3 cm ) Blusa 2X Cabelo atrás 1X Braço 2X Cabelo frente 1X Sapato 2X Corpo 2X Fascículo Catarina’s distribuído gratuitamente. Proibida a venda. ( Cortar faixa de tecido de 35 cm para confeccionar a saia )
  17. 17. Bonequinha 2 Fascículo Catarina’s distribuído gratuitamente. Proibida a venda. www.ericacatarina.blogspot.com.br
  18. 18. www.ericacatarina.blogspot.com.br Bonequinha 2 ( Fuxico ) Manga blusa 2X Cabelo frente 1X Cabelo atrás 1X Cabeça 2X Braço 2X Blusa 2X Sapato 2X ( 3 cm ) ( Cortar faixa de tecido de 35 cm para confeccionar a saia ) Fascículo Catarina’s distribuído gratuitamente. Proibida a venda. Corpo 2X
  19. 19. Fascículo Catarina’s distribuído gratuitamente. Proibida a venda. www.ericacatarina.blogspot.com.br Bonequinha 3
  20. 20. Bonequinha 3 Corpo 2X ( Cortar faixa de tecido de 35 cm para confeccionar a saia ) Cabelo frente 1X Sapato 2X Cabeça 2X Blusa 2X www.ericacatarina.blogspot.com.br Fascículo Catarina’s distribuído gratuitamente. Proibida a venda. Cabelo atrás 1X ( 3 cm )

×