Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Composição química dos seres vivos

37,096 views

Published on

Slides sobre as substâncias orgânicas e inorgânicas dos seres vivos.

Professor Eldon Clayton
1o ANO - EM

Published in: Education

Composição química dos seres vivos

  1. 1. A Composição química dos seres vivosProfessor Eldon ClaytonIntrodução O corpo dos seres vivos é formado por substâncias inorgânicas, representadas pela água e pelos sais minerais, e por substâncias orgânicas, representadas pelos açúcares (carboidratos), gorduras (lipídios), proteínas e ácidos nucléicos.Principais átomos: CHONPS
  2. 2. Constituintes dos seres vivos
  3. 3. Constituintes dos seres vivos
  4. 4. A Composição química dos seres vivosComponentes inorgânicos1) A água Substância mais comum do nosso planeta. Representa cerca de 75% do corpo. O surgimento e a manutenção da vida no nosso planeta estão associados à água.
  5. 5. CARACTERÍSTICAS DA ÁGUA H2O A disposição não é linear = 104,5° Molécula Polar Pontes de Hidrogênio (coesão e adesão) Solvente Universal (soluto+solvente=solução) Alto calor específico e latente (de vaporização e fusão)
  6. 6. Molécula de ÁguaOxigênio - Negativo LIGAÇÃO COVALENTE - MOLÉCULA POLAR +Hidrogênio - Positivo
  7. 7. IMPORTÂNCIA DA ÁGUA Ocorrem as reações químicas celulares (reagente 1 + reagente 2 = produto) Subst. se Dissolvem = hidrofílicas Subst. não se dissolvem = hidrofóbicas (membranas íntegras) (apolares) Manutenção da temperatura corporal Transporte de substâncias
  8. 8. SOLVENTE UNIVERSAL
  9. 9. SUBSTÂNCIAS HIDROFÓBICAS
  10. 10. Sais Minerais Inorgânicos e unidos por ligação iônica. CÁTIONS = + (POSITIVO) ÂNIONS = - (NEGATIVO) EXEMPLO: NaCl (Sal) Na+ e Cl- Essenciais ao organismo: Coagulação sangüínea, contração muscular, impulso nervoso e pH.
  11. 11. A Composição química dos seres vivosSUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS1) LipídiosInsolubilidade em água e solubilidade em solventes orgânicos, como o éter, o álcool e o clorofórmio.Os lipídios mais conhecidos são:A) Glicerídeos – óleos e gordurasB) Fosfolipídios – nas membranas celularesC) Cerídeos – cerasD) Esteróides – hormôniosE) Carotenóides – plantas (importantes na fotossíntese)
  12. 12. LIPÍDIOSFunções: Segunda fonte de Energia. Isolante Térmico, mantendo o calor. Reserva Energética. Função Plástica – membrana celular. Colesterol - precursor de testosterona. COLESTEROL LDL (ruim) X HDL (bom). Impermeabilizante das folhas e outros.
  13. 13. HIDROFÍLICO FosfolipídiosHIDROFÓBICO
  14. 14. Óleo ou gordura?
  15. 15. Colesterol e Hormônios
  16. 16. A Composição química dos seres vivosComponentes orgânicos1) Carboidratos Os carboidratos são também chamados de glicídios, hidratos de carbono ou açúcares. São substâncias que apresentam carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O). Em alguns carboidratos, além desses elementos aparecem também o nitrogênio (N) ou o enxofre (S).
  17. 17. A Composição química dos seres vivosFunção: Os carboidratos têm basicamente função energética, sendo, dentre os compostos orgânicos, os que fornecem maior fonte de energia para os seres vivos. Eles podem também ter função plástica, participando de estruturas que constroem o corpo dos seres vivos. Ex: celulose (açúcar que forma a parede celular das células vegetais). Além disso, os açúcares participam da composição química dos ácidos nucléicos, que comandam e coordenam toda a atividade celular.
  18. 18. A Composição química dos seres vivosOs carboidratos podem ser divididos em três grupos:1) Monossacarídeos – açúcares simples, moléculas pequenas. Ex: pentoses (ribose e desoxirribose) e hexoses (glicose, frutose e galactose)2) Dissacarídeos – açúcares formados pela reunião de dois monossacarídeos. Ex: sacarose (glicose + frutose); lactose (glicose + galactose)3) Polissacarídeos – açúcares complexos; moléculas grandes. Ex: celulose e amido.
  19. 19. A Composição química dos seres vivosImportância dos açúcares para os seres vivos: A energia necessária para formar praticamente toda a matéria orgânica existente na Terra é proveniente do Sol. A energia luminosa do Sol é captada pelas plantas, que a utilizam para formar moléculas orgânicas, fundamentalmente glicose, em um processo denominado fotossíntese. Uma vez que apenas as plantas, as algas e algumas bactérias conseguem captar energia luminosa e transformá-la em energia química, a sobrevivência de todos os outros seres vivos depende, direta ou indiretamente, desses seres fotossintetizantes.
  20. 20. A Composição química dos seres vivos3) Proteínas São formadas essencialmente por carbono (C), oxigênio (O), nitrogênio (N) e hidrogênio (H), mas podem apresentar enxofre (S). São macromoléculas formadas pela união de várias moléculas menores denominadas aminoácidos.
  21. 21. A Composição química dos seres vivosFunções: As proteínas desempenham muitas e importantes funções nas células. As proteínas são os principais componentes estruturais dos organismos. Ex: participam da composição das membranas celulares; formam o citoesqueleto, mantendo a forma das células; participam da composição de cascos, unhas e pêlos dos mamíferos. Supre o organismo de substâncias que permitem o crescimento e regeneração das partes do corpo As enzimas – substâncias que aumentam a velocidade das reações químicas. Os anticorpos – substâncias fundamentais nos mecanismos de defesa do corpo. Alguns hormônios – ex: glucagon e insulina (atuam no metabolismo de açúcares).
  22. 22. A Composição química dos seres vivos
  23. 23. A Composição química dos seres vivos4) Ácidos nucléicos Os ácidos nucléicos são assim chamados porque foram descobertos primeiramente no núcleo das células. São as maiores e mais importantes moléculas orgânicas, e estão presentes em todas as formas de vida, desde vírus até mamíferos. Existem dois tipos de ácidos nucléicos: o ácido desoxirribonucléico (DNA) e o ácido ribonucléico (RNA).
  24. 24. A Composição química dos seres vivos O RNA e DNA são formados por dezenas, centenas ou até milhões de moléculas denominadas nucleotídeos. Portanto, os ácidos nucléicos são polinucleotídeos. O nucleotídeo é uma molécula formada pela união de três outras moléculas: um ácido fosfórico, um monossacarídeo de 5 carbonos (pentose) e uma base nitrogenada.
  25. 25. A Composição química dos seres vivosImportância Os ácidos nucléicos comandamtodo o funcionamento das células edo organismo porque contém osgenes, nos quais estão inscritasinstruções para a fabricação deproteínas. O DNA é o principal constituintedos cromossomos e é nele que estãoos genes, responsáveis por todas ascaracterísticas dos indivíduos.
  26. 26. A Composição química dos seres vivos5) Vitaminas Quimicamente, as vitaminas não formam uma classe homogênea, sendo substâncias com diferentes origens químicas. Muitos pensam que são proteínas, mas não são. As vitaminas A,D,E e K, por exemplo, são substâncias de natureza lipídica. O termo vitamina é empregado para substâncias orgânicas necessárias aos organismos, em pequenas quantidades, e cuja falta resulta em doenças que decorrem de carências nutricionais.
  27. 27. A Composição química dos seres vivos

×