Livro: poesia em cena ( 7º D vesp)

2,493 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,493
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
133
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Livro: poesia em cena ( 7º D vesp)

  1. 1. ORGANIZADORA: APRESENTAÇÃO Edleusa Ferreira Lima Formar leitores é compromisso da família e da escola, como afirma (Cavalcanti 20002, p2). Não existe país livre e desenvolvido sem investimento na educação e na leitura. “O projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma idéia, é o futuro a fazer, um amanhã a concretizar, um possível a transformar em real, uma idéia a transformar em ato” (Barbier, 1994:52 apud Machado, 1997:64). Este livro faz parte da concretização de um projeto “Poesia em Cena”, desenvolvido durante a III e a IV unidades com os alunos do7ºanoD, do Colégio Municipal José Mendes de Andrade, com o propósito de incentivá-los a pratica da leitura e da escrita, para tanto, criou-se um ambiente propício e favorável no qual os alunos tiveram a oportunidade de criar asas e alçar o seu voo no tocante as criações de diversos poemas, quadras haicais e biografias. Gostaria de agradecer a todos pelo empenho e dedicação, principalmente aos alunos e á equipe de gestores do Mendes por acreditar e possibilitar a realização deste trabalho. Edleusa Ferreira Lima COLABORADORES: Caroline Telles da Silva Juliana Bidu dos Santos Luciene Melo de Araújo Luciana Bidu dos Santos Leiliane Purcino dos Santos Santana Neide Ribeiro Gina Fernandes ILUSTRAÇÂO: Gabriel Soares I EDIÇÂO, VOLUME I, 2013 EDITORA: Colégio Municipal José Mendes de Andrade
  2. 2. Autobiografia Autobiografia Meu nome é Erick Teles de Santana, moro no Bairro Santa Rita. Gosto de jogar bola, soltar pipa, fazer bagunça e andar de bike. Sou Rosana Pedral dos Santos, tenho 16 anos, nasci no dia 16 de julho de 1997. Moro com a minha mãe, Sonia Pedral dos Santos e meus irmãos na cidade de Ipiaú na Bahia. Gosto muito de estudar. O meu sonho é ser professora a minha comida preferida é lasanha. Sou muito feliz com a minha família. Gosto um pouco de estudar, mas quando começo me esforçar bate aquela preguiça. Gosto de todos os meus professores, não falo mal de nenhum deles, pois eles são os nossos terceiros pais. Em primeiro lugar vem os pais, em segundo os avós e em terceiro os professores, então trate bem todos os professores porque eles são os profissionais que garantem um bom futuro.
  3. 3. Autobiografia Autobiografia Sou Matheus de Jesus Braga, nasci em 18 de março de 1998. Estudo no Colégio José Mendes de Andrade e moro com minha mãe, Luzinete Esmera de Jesus. Meu nome é Joilson Barbosa Santos, tenho quinze anos, nasci na fazenda Bom Sem Farinha. Gosto muito de estudar e jogar bola. Tenho onze irmãos, moro na Rua Dezesseis de Maio no Bairro Euclides Neto. Moro com a minha mãe Marilene Barbosa, com meu pai de criação Manuel e com meus irmãos: Mauricio, Milena, e Jamile. Estudo no Colégio Municipal José Mendes de Andrade.
  4. 4. Autobiografia Autobiografia Meu nome é Laurice Pereira Santos, tenho quinze anos, e moro com meu pai Carmelindo de Jesus Santos e minha mãe Luciana Pereira. Estudo no Colégio Municipal José Mendes de Andrade. Gosto de todas as minhas professoras e de fazer todas as atividades de casa. Sou uma garota muito feliz e educada. Eu sou Thawanna Maria Santos Costa, tenho quinze anos, convivo com minha mãe e meus dois irmãos. Meupai já é falecido. Sou muito nervosa e desastrada, mas apesar disso, sou calma às vezes, e não gosto de pessoas que me gritam. Fico grudada no celular vinte e quatro horas mandando mensagens para as minhas colegas. Estudo no Colégio José Mendes de Andrade e a amiga que eu mais gosto é Tatiane e as que professoras que mais gosto são Bidu, Edleusa e Márcia. As matérias que eu mais gosto são ciências e geografia.
  5. 5. Autobiografia. Autobiografia Sou Joseane Jesus Novaes, tenho quinze anos e sou uma pessoa muito feliz, mesmo com o problema que me aconteceu quando eu tinha apenas três aninhos de vida, e carrego até hoje sequelas desse episódio. Meu nome é Joares Andrade de Oliveira, tenho dezesseis anos, estudo no Colégio José Mendes de Andrade. Fui picada por uma cobra que quase me tira a vida, fiquei internada vários meses em Itabuna em tratamento e graças a Deus, consegui me recuperar. Nesse período, conheci várias pessoas que me deram muita força e razão para viver. A matéria que mais gosto é matemática. Moro na Rua Matheus Vagner, Bairro Euclides Neto em Ipiaú na Bahia, o nome da minha mãe é Marina Barbosa Menezes e do meu pai José Rezende de Oliveira. Sou uma pessoa muito carinhosa. Trabalho no mercadinho Souza e freqüento a igreja com a minha mãe.
  6. 6. Autobiografia Autobiografia Sou Juciel Pedral Ferreira tenho quatorze anos, estudo no Colégio José Mendes de Andrade. Gosto muito de falar e de fazer brincadeiras. Moro na zona rural, na região do Braço Pequeno esou muito feliz. Meu nome é Luciana Silva de Jesus, moro no Bairro Euclides Neto com o meu pai. Tenho uma irmã que se chama Jackeline. O nome da minha mãe é Rosimeire Bezerra da Silva. Estudo no colégio José Mendes de Andrade. Gosto de ouvir música, assistir televisão e amo muito a minha família.
  7. 7. Autobiografia Autobiografia Sou Jandrécia Jesus dos Santos, tenho quatorze anos, moro na zona rural na região do Bom Sem Farinha, na fazenda Água Sul em Ipiaú/BA com a minha mãe Gerilza Jesus dos Santos. Sou Gabriel de Jesus Soares, moro no Honório com os meus avôs. Trabalho em uma serralheria, o meu sonho é ser um jogador de futebol profissional. Estudo no Colégio José Mendes de Andrade e sou muito inteligente e educado. O meu pai Divaldo José dos Santos já faleceu esse ano. Adoro estudar e respeito todos os meus professores e funcionários.
  8. 8. Autobiografia Autobiografia Sou Larissa de Jesus Braga tenho quatorze anos, moro com a minha mãe e meus dez irmãos, na Rua Treze de Maio, no Bairro Euclides Neto em Ipiaú na Bahia. Meu pai é padeiro e uma boa parte dos meus irmãos também. Gosto muito de jogar futebol e das professoras Juliana e Edleusa. A minha matéria preferida é matemática, o meu melhor amigo é Michael e eu sou muito feliz. Meu nome é Luine Nascimento dos Santos tenho treze anos, moro com a minha família, tenho duas irmãs. Amo a vida que levo, sou feliz e muito brincalhona. Sou de poucos amigos, mas estou contente com os que eu tenho.
  9. 9. Autobiografia Autobiografia Meu nome é Jean Ferreira Araujo Santos tenho quatorze anos, moro com meus pais Ivan Araújo Santos e Cleonice dos Santos Ferreira na zona rural na fazenda Bola Verde. Tenho três irmãos e estudo no colégio Municipal José Mendes de Andrade. Estou cursando 7º ano, tenho muitos colegas e amigos. Sou Gean Santos de Oliveira, nasci em Jequié no ano de 1997, e já tenho dezesseis anos. Moro com os meus pais Ademar Oliveira e minha mãe Maria da Conceição R. dos Santos, juntamente com os meus irmãos na zona rural na região do Bom Sem Farinha. Tenho muitos amigos, gosto de estudar e sou muito feliz.
  10. 10. Autobiografia Sou Anderson de Almeida Sampaio, nasci em 1999, tenho quatorze anos, moro com o meu pai Ademir de Almeida e com a minha irmã Daniele na Rua David de Souza no Bairro Democracia em Ipiaú BA. Gosto de estudar no Colégio José Mendes de Andrade tenho muitos colegas de classe, amigos e professores legais. Autobiografia Meu nome é Luciana Braga tenho dezessete anos, moro com a minha mãe Luzinete Esmero de Jesus e com os meus dez irmãos na Rua Treze de Maio, no Bairro Euclides Neto. Minha comida preferida é lasanha, gosto de todos os meus professores e do colégio José Mendes de Andrade, Sou educada e muito carinhosa.
  11. 11. Autobiografia Autobiografia Meu nome é Beatriz de Jesus Santos tenho quinze anos, moro com a minha família na Rua Cíntia Alves, no Bairro Santa Rita em Ideal-BA. Estudo no colégio José Mendes de Andrade, sou muito feliz o meu sonho é ser advogada. Sou Michele Silva Santos, nasci em São Paulo em 1999, moro com a minha mãe e com os meus irmãos, às vezes paro para pensar e fico questionando o fato de o meu pai ter me abandonado, se eu tivesse um pai seria tudo de bom! Adoro a comidinha da minha mãe e principalmente lasanha com frango e bolo de chocolate, gosto de sair no sábado e no domingo com os meus amigos.
  12. 12. Autobiografia Autobiografia Sou Paulo Ricardo Oliveira tenho dezesseis anos, moro em Ideal-Ba, com a minha avó e minhas duas irmãs. Ainda não trabalho, mas em breve começarei em uma lanchonete. Meu nome é Larissa moura Santos tenho dezesseis anos, moro com meus pais, gosto muito das professoras principalmente de Juliana, Bidu e Edleusa. Levo uma vida normal, faço coisas que os adolescentes gostam de fazer como usar internet, e-mail, celular e assistir televisão, mas o meu passa tempo preferido é jogar bola com os amigos, pretendo fazer faculdade de gastronomia, porque adoro cozinhar. Tenho uma amiga muito especial, gosto de lasanha e sou muito feliz.
  13. 13. Autobiografia Meu nome é Tatiane Matos tenho quatorze anos, o nome de meu pai é José e da minha mãe é Joselita, não moro com eles, moro com os meus pais de criação. Gosto de jogar bola, meu sonho é ser médica, tenho uma irmã gêmea e seis sobrinhos. Autobiografia Meu nome é Emerson Bastos, nasci em 1998, Tenho quinze anos e estudo no colégio Municipal José Mendes de Andrade. Moro com meus pais Eris Bastos e minha mãe Edna Bastos, na fazenda Serra do Ouro. Tenho Avôs, tios e primos, gosto de andar de bicicleta e sou muito feliz.
  14. 14. Autobiografia Sou Michael da Silva Santos tenho dezesseis anos, nasci em 1997, Já morei em São Paulo com a minha família, hoje moro com a minha mãe meus irmãos em Ipiaú. Gosto muito de Larissa Braga, ela é a minha melhor amiga. SONETO DE AMOR Larissa de Jesus Braga Anderson Almeida A amizade é um sentimento Mais nobre do que o amor Você é tão linda como uma flor! Eu queria ser um poeta Mais poeta eu não posso ser Poeta pensa tantas coisas E eu só penso em você. Eu queria ser um pássaro Para atravessar o oceano E dizer bem alto Deus eu te amo.
  15. 15. SONETO DO AMOR SONETO DE AMOR Tatiane Soares Éric Teles O amor é uma coisa difícil De explicar Por isso que é tão difícil Eu me apaixonar O amor é doce e puro Como as águas das cachoeiras É como o vento quando sopra No luar. Luciana Braga Luciana Silva Se um dia nosso amor se acabar Não corre... Não se desespere... Quem sabe eu volto a te amar? Eu vou te amar a vida inteira Ninguém pode ficar sozinho Isso sim é que é besteira O amor é igual um espinho Machuca o meu coraçãozinho.
  16. 16. SONETO DO AMOR SONETO DE AMIGO Samara Machado Matheus de Jesus Braga Todo mar tem peixe Todo peixe tem escama Se você meche comigo É sinal que me ama. (Homenagem a professora Edleusa) Não sei se estou certa Não sei se estou errada Só sei que eu te amo É de verdade! Sofro mais eu não choro. Amo-te mais não nego, Prefiro te considerar Como meu melhor amigo. Obrigado professora Por você me ajudar Amar e ser feliz E também a conquistar. Quando mais eu precisei... Você estava lá. Quando estava desanimado Você me ajudou Você estava do meu lado Ajude-me, por favor! Com a sua orientação E o seu bom humor Quebrando as barreiras Entre educando educador.
  17. 17. SONETO DO PERDÃO Emerson Bastos Jean ferreira Gean Santos Perdão... É perdoar sem ressentimento É perdoar de coração Não há nada melhor no mundo Do que perdoar o seu irmão O perdão é uma questão de decisão Deus assim nos ensinou Perdoar não somente sete Mais setenta vezes sete A quem nos machucou Perdão... Teste de confiança Para ofendido e ofensor Atitude que libera os Prisioneiros do horror. SONETO DA FÉ Joilson Barbosa A fé é como uma esperança! Como uma chama Que nunca se apaga E nem se acaba. Quando a fé se apaga, Nada mais resta... Nem você.
  18. 18. SONETO DA MORTE Joilson Barbosa A morte quando vem Não manda recado Nem bilhete. Quando ela vem Não tem como Correr Nem fugir Quando ela Vem Temos que aceitar... SONETO DA FELICIDADE Laurice Pereira Rosana Pedral Joseane Jesus Não tenho tudo para a felicidade... Mas tenho tudo, pois tenho sua amizade. A felicidade é uma qualidade Procuro fazer amizade Na minha cidade. Rosas vermelhasque felicidade! Feliz é aquele que ama de verdade,
  19. 19. SONETO DE ESPERANÇA SONETO DA ALEGRIA Laurice Pereira Rosana Pedral Joseane Jesus Laurice Pereira Rosana Pedral Joseane Jesus No rio tem alegria No mar tem tubarão Na terra tem um garoto Que conquistou meu coração. Esperança compreensão Esperança segurança Esperança confiança Alegria & amor Alegria& ousadia Alegria sem cera. Tirando a máscara todo dia. Esperança é uma novela Esperança é Cinderela Esperança é a bela e a fera Esperança é comunhão Esperança é ilusão Esperança é união.
  20. 20. QUADRA DE AMOR Emerson Bastos Jean ferreira Gean Santos Por causa dela ás vezes eu me atraso Por causa dela eu me consolo Por causa dela eu choro Por causa dela o amor me atrai. QUADRA SOBRE A MORTE A morte é uma criatura fiel, sempre aparece Ninguém nasceu para semente. Há qualquer momento a gente desaparece... Há morte!Existe em você esperança de algo novo? HAICAIS DE FÉ A pessoa que tem fé em Jesus Tem certeza da vitória. Ele nos guia por isso Ele é bom. HAICAIS DE ALEGRIA Alegria quando está no rosto de uma pessoa. É um sorriso a mais Que ressoa. ACRÓSTICOS DE ESPERANÇA Emoção Solidariedade Paz Educação Respeito Alegria Necessidade Criação Ação
  21. 21. ACRÓSTICO DE ALEGRIA HAICAIS DE AMOR Amor Liberdade Esperança Gratidão Respeito Imaginação Amizade Larissa Braga e Anderson Almeida Não tenho tudo Que quero, mas Amo tudo que tenho. HAICAIS DE AMOR Com o olhar te encontrei, com o sorriso Te conquistei, com a lágrima te deixei, Mas nunca te esquecerei. ACRÓSTICO DO PERDÃO Paz Esperança Respeito Deus Amor Orquídea
  22. 22. ACRÓSTICO DA ALEGRIA QUADRA DA FIDELIDADE Tatiane Soares Éric Teles Matheus de Jesus Braga Passou uma mulher e me deu uma rosa Estava com espinhos, mas isso não importa Quero sua felicidade e o seu carinho. QUADRA DE AMIZADE Matheus Braga Com A escrevo amor Com P escravo paixão Com E escrevo Edleusa Que mora no meu coração. Amor Liberdade Esperança Grande Amor Respeito Inteligência Alegria QUADRA DA PAZ A paz no mundo Começa em mim Se tenho amor Com certeza sou feliz.
  23. 23. QUADRA DA ALEGRIA ACRÓSTICO DE AMOR Luciana Braga, Luciana Silva Joilson Barbosa A alegria é como uma fonte d’água Viva Que jorra sem parar Quando mais alegre fica Mais água se tem para derramar. Amigo Melhor Obediente Respeito HAICAIS DE FÉ Aquele que têm fé tem esperança Quem crer em Jesus Sempre alcança!
  24. 24. QUADRA DA AMIZADE QUADRADE AMOR Thauanna Maria Samara Machado Amizade é algo sensível, Vou lhe dizer uma Coisa Que eu nunca pensei em dizer São três palavras: Estou amando você. Sentimento mais nobre Do que o amor Tão belo quanto uma flor. QUADRA SOBRE A VIDA A vida é bela! HAICAIS DA AMIZADE A vida não é eterna Joseane Jesus As pessoas que acham Amizade é bom mais às vezes faz sofrer Que vão eternizar nela. Foi por uma simples amizade QUADRA DO AMOR Que eu me apaixonei por você. O amor é puro o amor é verdadeiro Às vezes as pessoas não dão valor Nem acredita que ele existe
  25. 25. QUADRA DO AMOR SONETO SER ESPECIAL Larissa Moura, Luine Nascimento Joseane Jesus Luciana Braga, Jandrécia Jesus e Michele Silva Ser especial não é chegar e arrasar Ser especial é sair e deixar saudade Se pensa que eu ti amo, Ser especial é ter um lugar na vida de alguém Se pensa que eu choro por você Como você tem na minha. Se pensa que eu te quero E não vivo Sem você. Pensa certo. Ser especial é conquistar lugares em muitos corações Ser especial é ser um início para todo fim QUADRA DO AMOR Ser especial é encontrar tudo que está perdido Se fosse pra me escolher Ser especial é simplesmente ser como você. Entre você e o sorriso Escolheria você, pois sem você Não posso viver.

×