Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Figuras de sintaxe

261 views

Published on

Classificação e exemplos.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Figuras de sintaxe

  1. 1. FIGURAS DE SINTAXE Exemplos
  2. 2. O que são? ● Ocorrem quando se quer atribuir maior expressividade ao significado: a lógica da frase é substituída pela expressividade que se da ao sentido.
  3. 3. ELIPSE ● O termo fica subentendido, mas é facilmente identificado. Exemplo: “Na rua deserta *nenhum sinal de bonde.” (Clarice Lispector) ● Omissão de *não havia
  4. 4. ZEUGMA ● Omissão de um termo já anunciado antes. Exemplo: Nem ele o ouviu, nem ele *a mim. ● Omissão da forma verbal *ouviu.
  5. 5. REPETIÇÃO OU ITERAÇÃO ● É a repetição de uma palavra para enfatizar o sentido, criando maior expressividade. Exemplo: “Na solidão solitude, Na solidão entrei, Na solidão perdi-me, Nunca me alegrarei.” (Mário de Andrade)
  6. 6. PLEONASMO ● Repetição de um termo, ou reforço do seu significado, superabundância, exagero, excesso. Exemplo: A ele resta-lhe a boa oportunidade de provar a sua inocência. ● A repetição do pronome lhe reforça o sujeito indicado pelo pronome ele.
  7. 7. ATENÇÃO ● O pleonasmo também pode ser um vício da linguagem. Exemplo: Menino, entra para dentro agora! ● Se é para entrar, só pode ser para dentro!
  8. 8. ANÁFORA ● Repetição de uma palavra ou de uma expressão no início de vários versos ou frases. Exemplo: “Se você dormisse Se você cansasse Se você morresse…” (E agora, José? - Carlos Drummond de Andrade)
  9. 9. ANACOLUTO ● Ocorre quando há uma interrupção da construção sintática para se introduzir uma outra ideia. Exemplo: Esse chapéu que está na moda, você que gosta de chapéu devia comprar um. ● “esse chapéu que está na moda” fica esperando um complemento que não chega, fica sintaticamente solta.
  10. 10. HIPÉRBATO ● É a inversão da ordem direta dos termos da oração ou das orações no período. Exemplo: Viajam cansados os pescadores de ilusões. ● (Os pescadores de ilusões viajavam cansados.)
  11. 11. SILEPSE ● Ocorre quando se realiza a concordância com a ideia e não com os termos expressos. ● A silepse pode ser:
  12. 12. ● de gênero: O Rio de Janeiro dos turistas e das belezas naturais é famosa no mundo inteiro. ● Há concordância com a ideia do termo cidade representado pelo nome.
  13. 13. ● de número: A família do réu procurou o advogado e queriam saber sobre o processo. ● Há concordância com a ideia expressa pelo termo família (eles) como um todo.
  14. 14. ● de pessoa: Os brasileiros somos muito incrédulos. ● Há concordância com a inclusão de quem fala: somos = eu + brasileiros (nós)
  15. 15. ASSÍNDETO ● Ocorre quando há a supressão do conectivo (conjunção). Exemplo: O vento zunia, as folhas caíam. ● O vento zunia e as folhas caíam.
  16. 16. POLISSÍNDETO ● Ocorre quando há a repetição do conectivo (conjunção). Exemplo: “As ondas vão e vem, e vão, e são como o tempo.” (Sereia – Lulu Santos)
  17. 17. REFERÊNCIAS ● https://www.figurasdelinguagem .com ● PASCHOALIN & SPADOTO. Gramática: teoria e exercícios. 1a ed. FTD, 1989.
  18. 18. CRÉDITOS Figuras de sintaxe de Elaine Teixeira está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Elaine Teixeira about.me/elaineteixeira

×