Revolução inglesa- 7ª série - Profª Ivanoska

2,314 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Revolução inglesa- 7ª série - Profª Ivanoska

  1. 1. O início da era das Revoluções
  2. 2.  Século XVI: período de prosperidade econômica para a Inglaterra ( potência econômica européia, comércio marítimo com outras nações, manufaturas de tecidos de lã e as colônias A presença do Absolutismo era marcante na sociedade inglesa, mas ainda existia a presença de um parlamento fraco. A existência de comerciantes que tinham o monopólio de produtos com a permissão do rei.
  3. 3. A Crise do século XVII:  Crise econômica  Cobrança de impostos absurdos  Todas as pessoas que moravam nas cidades ou no interior eram obrigadas a pagar os impostos para o combate aos piratas  A insatisfação da população era geral. Com exceção dos nobres proprietários de grandes feudos e dos comerciantes que recebiam privilégios do Estado
  4. 4.  Carlos I revigora a lei inglesa Ship Money Descontentamento da população Parlamento exige reformas O Rei Carlos I ordenou a prisão dos líderes que lhe faziam oposição no Parlamento.Esses acontecimentos acabaram gerando a Revolução Puritana. (Guerra Civil que durou sete anos).
  5. 5.  Nesse conflito surgiram dois grupos:  O Rei Carlos I apoiado pelos Lordes e alguns dissidentes da pequena nobreza.  Câmara dos Comuns (gentry) apoiada pelo Exército do Novo Tipo. O resultado dessa guerra civil foi a derrota do rei. Começa disputa de poder entre a ala moderada (presbiterianos) do Parlamento e os puritanos (mais radicais)
  6. 6.  Os puritanos assumem o poder. Principais medidas:  Exclusão dos moderados do Parlamento;  Extinção da Câmara dos Lordes;  Decapitação do rei Carlos I  Proclamação de uma república sob o comando do general Oliver Cromwell.
  7. 7.  País em crise Principais medidas do novo líder:  Confiscou e vendeu terras da Igreja Anglicana e partidários de Carlos I;  Incorporou novos territórios às colônias inglesas  Extinguiu impostos arbitrários  Lançou o Ato da Navegação. .
  8. 8.  No governo de Cromwell prevaleceu os interesses da burguesia; Quebrou os impedimentos feudais; Dissolveu o Parlamento e deixou de cumprir promessas.Devido a essas medidas houve o aumento do descontentamento da oposição.Com a morte de Oliver Cromwell assume em seu lugar seu filho, Richard Cromwell, que não conseguiu não conseguiu conter a crise política.
  9. 9. A República Puritana chega ao fim com a tomada do poder nobre aliados à dissidência presbiteriana. Acontece a restauração da monarquia com Carlos II como rei da Inglaterra.
  10. 10.  Com a Restauração, a Igreja Anglicana volta as ser oficial. Mas com a morte de Carlos II assume Jaime II, que tenta restaurar o autoritarismo pessoal e o catolicismo; Essas medidas geraram o descontentamento e resistência da Câmara dos Lordes e da Câmara dos Comuns a seu governo; Em 1688, Guilherme Orange, chefe do governo holandês, exige a renúncia de Jaime II e assume o poder
  11. 11.  Guilherme Orange faz juramento da Declaração dos Direitos (Bill of Rights); É colocada em vigor a monarquia constitucional parlamentarista)Após acontecimentos a Inglaterra se tornou potência mundial, com uma sociedade britânica com mais tolerância religiosa, maior liberdade de expressão e comercial comparada a outros países que ainda mantinham o regime absolutista.

×