Successfully reported this slideshow.

More Related Content

Civilização Maia

  1. 1. Maias Prof. Wendell Guedes
  2. 2. Povos que se estabeleceram na América Central e desenvolveram uma das mais importantes culturas da América; Ocuparam, principalmente, a Península do Yucatán, hoje compreende as regiões do México, do Belize, da Guatemala, oeste de Honduras e parte de El Salvador.
  3. 3. Evolução Política  Pré-maia: período inicial indeterminado até o século IV, com domínio dos Olmecas;  Antigo Império: Antiga: manifestações culturais representadas pela presença de monumentos esculpidos em pedra; Média: fase de afirmação cultural dos Maias, marcada pela consolidação de conquistas territoriais; Grande: era de ouro, com destaque para as grandes construções de monumentos comemorativos;  Novo Império: Fase de domínio Tolteca que criaram uma notável civilização no período que antecede a ocupação europeia da América. Introduziram o culto a Quetzalcóatl.
  4. 4. O Novo Império divide-se em três etapas de domínios por cidades distintas: 1) Renascimento da cultura Maia caracterizada pela Confederação que reuniu os povos de Chichén Itzá, Mayapan e Uxmal; 2) Hegemonia de Mayapan, marcada por um governo tirânico; e 3) Marcada pela desintegração do governo centralizado, pela desorganização política, lutas constantes, epidemias e calamidades naturais.
  5. 5. Organização social e política Organizados em classes hierárquicas, acreditando que a elite era formada por descendentes dos deuses, o que justificava seu status social; Obras grandiosas apontam a existência de um enorme contingente de trabalhadores a serviço da elite, assim como as simples cabanas, ao lado de construções grandiosas denotam a existência de parcelas da sociedade menos abastadas; A existência de sacrifícios garantiam o domínio dos sacerdotes sobre a população, mantendo o conhecimento do calendário, da escrita hieroglífica, bem como o conhecimento meteorológico e o agrícola; Acredita-se não ter existido uma sociedade estamental, pois há documentos que mostram a possibilidade de qualquer pessoa desempenhar um cargo maior.
  6. 6. Economia  A base da economia Maia foi a agricultura: cultivo do milho com técnicas rudimentares e predatórias (utilização das coivaras) reduzindo o tempo de produtividade do solo;  Cultivavam ainda a piteira para o fabrico de balaios e cordas, o feijão, a batata doce, o tomate, mandioca e abóboras;  Completavam a alimentação com a caça, a pesca e a coleta de frutos e plantas comestíveis;  O cacau era utilizado como moeda e consumido como bebida pela elite.
  7. 7. Realizavam comércio de curta e longa distância através dos chamados Putunes (comerciantes).
  8. 8. Religiosidade  Culto à Quetzalcoatl, a serpente emplumada;  Estudos arqueológicos apontam que as representações desse Deus, não parecia com um indígena americano, mas de um homem branco que teria chegado antes de Colombo e que teria pregado o monoteísmo e o fim dos sacrifícios humanos.
  9. 9. Cultura  Arquitetura:  Tikal foi o centro mais destacado, com belas gravações em madeira nas portas dos templos que constituem grandes obras arquitetônicas;  Destaque ainda para Copán e a Cidade Sagrada de Chichén Itzá;  Entre as grandes construções estão os espaços para os Jogos de Pelotas.
  10. 10. Pintura Tiveram grande prestígio com a pintura na decoração de muros, cerâmicas e ilustrações de documentos, feitas com tinta vegetal.
  11. 11. Escrita, matemática, astronomia e cronologia  O sistema de escrita evoluiu desde os sinais pictográficos (cada símbolo corresponde a um conceito), passando pelos logográficos (em que a palavra é a unidade de significado), até os silabários fonéticos e, por fim, o alfabeto;  Na matemática desenvolveram o sistema vigesimal de contagem;  Tinham dois calendários: Tzolkin (260 dias e corresponde ao ano sagrado) e o Haab (365 dias que baseava-se no movimento da Terra ao Redor do Sol);  Eram capazes de prever eclipses e identificar corpos celestes.
  12. 12. Decadência Evidências supõem:  Fortes abalos sísmicos;  Mudanças climáticas frequentes;  Epidemias de paludismo, febre amarela;  Lutas internas entre rivais.
  13. 13. “Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer” Albert Einstein

×