Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Civilização Maia

5,112 views

Published on

Published in: Travel, Technology
  • Be the first to comment

Civilização Maia

  1. 1. MaiasProf. Wendell Guedes
  2. 2. Povos que se estabeleceram na AméricaCentral e desenvolveram uma das maisimportantes culturas da América;Ocuparam, principalmente, a Penínsulado Yucatán, hoje compreende as regiõesdo México, do Belize, da Guatemala,oeste de Honduras e parte de ElSalvador.
  3. 3. Evolução Política Pré-maia: período inicial indeterminado até o século IV,com domínio dos Olmecas; Antigo Império:Antiga: manifestações culturais representadas pela presençade monumentos esculpidos em pedra;Média: fase de afirmação cultural dos Maias, marcada pelaconsolidação de conquistas territoriais;Grande: era de ouro, com destaque para as grandesconstruções de monumentos comemorativos; Novo Império: Fase de domínio Tolteca que criaram umanotável civilização no período que antecede a ocupaçãoeuropeia da América. Introduziram o culto a Quetzalcóatl.
  4. 4. O Novo Império divide-se em três etapas de domíniospor cidades distintas:1) Renascimento da cultura Maia caracterizada pelaConfederação que reuniu os povos de Chichén Itzá,Mayapan e Uxmal;2) Hegemonia de Mayapan, marcada por um governotirânico; e3) Marcada pela desintegração do governocentralizado, pela desorganização política, lutasconstantes, epidemias e calamidades naturais.
  5. 5. Organização social e políticaOrganizados em classes hierárquicas, acreditando que a elite eraformada por descendentes dos deuses, o que justificava seu statussocial;Obras grandiosas apontam a existência de um enormecontingente de trabalhadores a serviço da elite, assim como assimples cabanas, ao lado de construções grandiosas denotam aexistência de parcelas da sociedade menos abastadas;A existência de sacrifícios garantiam o domínio dos sacerdotessobre a população, mantendo o conhecimento do calendário, daescrita hieroglífica, bem como o conhecimento meteorológico e oagrícola;Acredita-se não ter existido uma sociedade estamental, pois hádocumentos que mostram a possibilidade de qualquer pessoadesempenhar um cargo maior.
  6. 6. Economia A base da economia Maia foi a agricultura: cultivo domilho com técnicas rudimentares e predatórias(utilização das coivaras) reduzindo o tempo deprodutividade do solo; Cultivavam ainda a piteira para o fabrico de balaios ecordas, o feijão, a batata doce, o tomate, mandioca eabóboras; Completavam a alimentação com a caça, a pesca e acoleta de frutos e plantas comestíveis; O cacau era utilizado como moeda e consumidocomo bebida pela elite.
  7. 7. Realizavam comércio de curta e longa distância atravésdos chamados Putunes (comerciantes).
  8. 8. Religiosidade Culto à Quetzalcoatl, aserpente emplumada; Estudos arqueológicosapontam que asrepresentações desseDeus, não parecia comum indígena americano,mas de um homembranco que teriachegado antes deColombo e que teriapregado o monoteísmo eo fim dos sacrifícioshumanos.
  9. 9. Cultura Arquitetura: Tikal foi o centro mais destacado, com belasgravações em madeira nas portas dos templos queconstituem grandes obras arquitetônicas; Destaque ainda para Copán e a Cidade Sagrada deChichén Itzá; Entre as grandes construções estão os espaços paraos Jogos de Pelotas.
  10. 10. PinturaTiveram grande prestígio com a pintura na decoração de muros, cerâmicas eilustrações de documentos, feitas com tinta vegetal.
  11. 11. Escrita, matemática, astronomia e cronologia O sistema de escrita evoluiu desde os sinaispictográficos (cada símbolo corresponde a um conceito),passando pelos logográficos (em que a palavra é aunidade de significado), até os silabários fonéticos e, porfim, o alfabeto; Na matemática desenvolveram o sistema vigesimal decontagem; Tinham dois calendários: Tzolkin (260 dias ecorresponde ao ano sagrado) e o Haab (365 dias quebaseava-se no movimento da Terra ao Redor do Sol); Eram capazes de prever eclipses e identificar corposcelestes.
  12. 12. DecadênciaEvidências supõem: Fortes abalos sísmicos; Mudanças climáticas frequentes; Epidemias de paludismo, febreamarela; Lutas internas entre rivais.
  13. 13. “Jamais considere seus estudos comouma obrigação, mas como umaoportunidade invejável para aprender aconhecer a influência libertadora dabeleza do reino do espírito, para seupróprio prazer pessoal e para proveito dacomunidade à qual seu futuro trabalhopertencer”Albert Einstein

×