Ju

563 views

Published on

etnocentrismo

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
563
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
37
Actions
Shares
0
Downloads
11
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ju

  1. 1. O que é etnocentrismo? O que é etnocentrismo?
  2. 2. Etnocentrismo é uma atitude na qual a visão ou avaliação de um grupo sempre seria baseada nos valores adotados pelo seu grupo, como referência, como padrão de valor. Trata-se de uma atitude discriminatória e preconceituosa. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo étnico sendo considerado como superior a outro.
  3. 3. Não existe na verdade um povo superior ou inferior, mas sim com determinadas diferenças, um grupo poderia ter um menor desenvolvimento tecnológico como os habitantes que viviam antes da chegada dos europeus (nas Américas, África, Oceania), mas por outro lado eram totalmente adaptados a viver naquele ambiente, além de não ter problemas que esses grupos que se julgam superiores possuem.
  4. 4. Na escola... espaço escolar é um dos espaços em que se reúnem seres humanos com as mais diferentes procedências. E aqui começa a se manifestar o problema: Nós, os humanos, nos consideramos únicos e, por isso mesmo, achamos que somos donos da verdade. Tudo que não é nosso ou que não procede de nós, é considerado como uma espécie de afronta, oposição, falsidade, ameaça... Essa situação está na base da caracterização do etnocentrismo.
  5. 5. Quando utilizamos o termo Descobrimento do Brasil, encontramos tanto etnocentrismo como anacronismo.
  6. 6. Et nias que, tal qual os alemães arianos que liderados por Hitler (que não era um ariano puro) perseguiam os judeus, também se acham no direito de oprimir e retaliar outras etnias diversas a sua Ao ofender homossexuais e presidiários, os heterossexuais e os "homens livres", respectivamente, estão sendo etnocêntricos
  7. 7. NA RELIGIÂO Quando buscamos respostas em uma religião, as provas são mais abstratas, mais díficeis de provar sem discordâncias. Mas ao escolhermos a nossa devemos ser coerentes e saber o que é que ela mostra ser melhor para me ajudar do que a outra. Não é questão de superioridade .

×