Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Hidrografia: Oceanos, Mares, Rios e Lagos.

4,822 views

Published on

Slide sobre a Hidrografia para aulas do 6º ano.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Hidrografia: Oceanos, Mares, Rios e Lagos.

  1. 1. TRABALHO DE GEOGRAFIA : ÁGUA OCEANOS MARES RELEVO SUBMARÍNO RELEVO LITORÂNIO MOVIMENTOS DAS ÁGUAS IMPACTO AMBIENTAL HIDRGRAFIA E RIOS ELAGOS CICLO HIDROLÓGICO [PARTES DE UM RIO REDE HIDROGRÁFICA E BACIA HIDROGRÁFICA HIDROGRÁFIA E RELEVO REGIMES FLUVIAVEIS ÁGUAS DOS LAGOS ÁGUAS DO SUBSOLO PROBLEMAS AMBIIENTAIS ÁGUA ,ÁGUA E MAIS ÁGUA .
  2. 2. ÁGUA : CONSTITUIÇÃO E ORIGEM É IMPORTANTE NOS LEMBRARMOS DE QUE O PLANETA TERRA É O GRANDE SISTEMA DIVIDIDO EM SISTEMAS MENORA .O SISTEMA HIDROGRÁFICO (HIDROSFERA ),POR EXEMPLO , COMPREENDE DIVERSOS SUBSISTEMAS RELACIONADOA À DINÂMICAS DAS ÁGUAS .NOSSO PLANETA ABRANGE UMA ÁREA APROXIMADAMENTE DE 510 MILHÕES DE KM ,DOS QUAIS 360,63 MILHÕES (70,69%) ESTÃO CORBERTOS POR ÁGUA .
  3. 3. OCEANOS A OCEANOGRAFIA É UMA ÁREA DA CIÊNCIA QUE SE DEDICA EXCLUSIVAMENTE AO ESTUDO DOS OCEANOS E MARES .OS OCEANOS CONSTITUEM UMA ÚNICA MASSA DE ÁGUA SALGADA QUE SEPARA OS CONTINENTES .CONFORME SUA LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS ,SÃO DIVIDIDOS EM :ATLÂNTICO ,PACÍFICO ,ÍNDICO ,GLACIAL ÁRTICO E GLACIAL ANTÁRTICO.
  4. 4. MARES DE MANEIRA GERAL , OS MARES SÃO CLASSIFICADOS COMO CORPOS D´AGUA SALGADAS , CERCADOS PARCIAL OU TOTALMENTE POR TERRA. ELES SÃO SUBDIVIDIDOS EM MARES ABERTAS , MARES FECHADAS E MARES INTERIORES.
  5. 5. RELEVO SUBMARINO QUANDO RENSAMOS EM RELEVO , IMEDIATAMENTE O ASSOCIAMOS AS FORMAS DA SUPER FICIE TERRESTRE: MONTAANHA , PLANICIES , PLANALTOS E DEPRESSOES . COMO VOCE IMAGINA O RELEVO SUBMARINO ESSE TIPO DE RELEVO NÃO E UNIFORME . ELE APRESENTA GRANDES DIFERENÇAS , COMO REGIOES PLANAS , ACIDENTADAS E CADEIAS DE MONTANHAS SUBMERSAS.
  6. 6. RELEVO LITORÂNEO O RELEVO LITORÂNEO É MODELADO POR AGENTES EXTERNOS,COMO A FORÇA DAS ONDAS E OS SEDIMENTOS TRANSPORTADOS PELOS RIOS E PELO VENTO.A MORFOLOGIA LITORÂNEO TEM A PONTA,CABO E PENÍNSULA,ENSEADA,SACO,BAÍA OU GOLFO,RESTINGA,BARRA,RECIFE,TÔMBOLO,FALÉSIA,E O FIORDE.
  7. 7. MOVIMENTOS DAS ÁGUAS OS CONHECIMENTOS DESSES FENÔMENOS É DE EXTERNA IMPORTÂNCIA PARA QUEM MORA EM ÁRES LITORÂNEAS E DEPENDE DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS VINCULADA AOS OCEANOS.
  8. 8. IMPACTOS AMBIENTAIS A IMPORTÂNCIA DOS MARES E DOS RIOS E OCEANOS PARA A SOCIEDADE HUMANA PODE SER VERIFICADA POR MEIO DO FLUXO DE TRANSPORTES INTERCONTINENTAIS , TANTO NA EXPLORAÇÃO DE RECURSOS COMO NAS ATIVIDADES DE LAZER E DE TURISMO.
  9. 9. HIDROGRAFIA RIOS E LAGOS TEMPO , JÁ A ALGUM A QUANTIDADE E QUALIDADE DA ÁGUA DOCE NA SUPÉRFICIE DO PLANETA VEM PREUCUPANDO A SOCIEDADE MOTIVANDO INUMEROS ESTUDOS CIENTÍFICOS.
  10. 10. CICLO HIDROLÓGICO A ÁGUA DOCE , CONHECIDA COMO FONTE DE VIDA PARA O SER HUMANO, RELIZA UM PROCESSO CHAMADO DE CICLO HIDROLÓGICO (CICLO DA ÁGUA) ESSE CICLO SEGUE UMA ÉSPECIE DE PADRÃO FECHADO.
  11. 11. PARTES DE UM RIO OS RIOS SÃO FORMADOS POR ELEMENTOS ( PARTES) COM FUNÇOES ESPECIFICAS. PROVAVELMENTE TEM VARIOS FILETES DE ÁGUA QUE NASCE EM DETERMINADAS REGIOES , OBEDECENDO A INCLINAÇAO DO TERREMOTOS . JUNTOS ELES GANHAM FORÇA PARA ESCAVAR E APROFUNDAR A SUPERFICIE POR ONDE PASSAM.
  12. 12. REDE HIDROGRÁFICA E BACIA HIDROGRÁFICA OS CONCEITOS DE REDE E A BACIA HIROGRÁFICA SÃO FUNDAMENTAIS PARA O ESTUDO DINÂMICA DAS ÁGUAS CONTIMENTAIS . O CONJUNTO FORMADOS POR UM RIO PRINCIPAL E TODOS OS SEUS AFLUENTES DÁ ORIGEM CHAMADAS REDES HIDROGRÁFICAS .
  13. 13. HIDROGRAFIA E RELEVO QUANDO UM RIO PERCORRE UM FERRENO MUITO ACIDENTADO ( ALGO COMUM EM PLANALTOS ) PODEM SER ENCONTRADOS EM SEU CURSO DIVERSOS SALTOS , CARRADEIRAS QUEDA – D AGUA OU CACHOEIRAS
  14. 14. REGIMES FLUVIAIS DURANTE O ANO , OS RIOS SÃO ABASTECIDOS OU TEM UM REGIME DE AGUA QUE PODE SER DE ORIGEM PLUVIAL , NIVAL ( DERRETIMENTO DA NEVE ) OU AMBAS
  15. 15. ÁGUAS DOS LAGO: O ESTUDO DA DINÂMICA DAS ÁGUAS CONTINENTAIS É UMA FORMA DE AMPLIAR A ANÁLISE DO PLANETA NO CONTEXTO AMBIENTAL E SOCIOECNÔMICO OS LAGOS ,JUNTO COM OS RIOS ,INTEGRAM AS PAISAGENS NATURAIS E URBANAS .
  16. 16. ÁGUAS DO SUBSOLO É BOM LEMBRAR OS TRÊS DESTINOS DAS ÁGUAS DAS CHUVAS:ESCOAMENTO SUPERFICIAL,INFILTRAÇÃO E EVAPORAÇAO.AS ÁGUAS DO SUBSOLO SÃO ALIMENTADAS PELA INFILTRAÇÃO DAS CHUVAS.CALCULA-SE QUE 48% DESSAS ÁGUAS ESTEJAM ATÉN A PROFUNDIDADE DE 800 METROS E 49% SE CONCENTREM ABAIXO DISSO.ELAS RECEBEM TAMBÉM A DENOMINAÇÃO DE ÁGUAS FÓSSEIS.
  17. 17. PROBLEMAS AMBIENTAIS A NATUREZA TEM LEIS QUE ORGANIZAM CADA PARTE DO SISTEMA.OS RIOS RECEBEM VOLUMES DIFERENTES DE ÁGUA DE DECORRER DAS ESTAÇÕES DO ANO.JÁ EPOCA CHUVAS MAIS INTENSSAS SEUS LIMITES SÃO ALMENTADOS PARA PODER USAR A ÁGUA RECEBIDA
  18. 18. AS ÁGUAS COMO JÁ VIMOS , EXISTEM , VÁRIOS HÍPOTESES PARA A ORIGEM DA ÁGUA DO NOSSO PLANETA . UMA É AQUELA QUE DIZ QUE A ÁGUA SURGUI DO PROCESSO , INTENSSO VULCANISMO E O VARGOSO ,RESFRIAMENTO DA TERRA.

×