Ifg slides-vitor gabriel 1° ano de transito

1,073 views

Published on

'-'

  • Be the first to comment

Ifg slides-vitor gabriel 1° ano de transito

  1. 1. iFG INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIÁS Tema: Blender Arte no mundo 3d
  2. 2. BLENDER 3D <ul><li>Introdução </li></ul><ul><li>História </li></ul><ul><li>Modelagem </li></ul><ul><li>Game Engine (Motor de jogo) </li></ul><ul><li>Plataformas </li></ul><ul><li>Filmes </li></ul><ul><li>Créditos </li></ul>
  3. 3. Introdução <ul><li>Blender (também conhecido como blender3d) é um programa de computador de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado, o Blender Game Engine. </li></ul>Exemplo de imagem 3D Criada no Blender.
  4. 4. História <ul><li>Originalmente, o Blender foi desenvolvido como uma aplicação in-house pelo estúdio holandês de animação NeoGeo Studio, co-fundado por Ton Roosendaal em 1988. Em 1998, Ton Roosendaal fundou uma nova companhia chamada Not a Number (NaN) para desenvolver e distribuir o programa, fornecendo produtos e serviços comerciais relacionados ao Blender. Em 2002, a NaN faliu devido a pouca quantidade de vendas e a problemas financeiros. No mesmo ano, Ton fundou a Blender Foundation e em julho desse ano, iniciou-se uma campanha chamada “Free Blender”, para arrecadar €100.000 para os investidores do Blender concordarem liberar o programa como código aberto. A campanha arrecadou os €100.000 em apenas sete semanas. Em 13 de outubro de 2002, o Blender foi lançado como código aberto sob os termos da GNU General Public License e Blender License (BL). </li></ul>Ton Roosendaal, produtor do curta-metragem Big Buck Bunny e presidente da Blender Foundation.
  5. 5. Modelagem <ul><li>O Blender pode ser utilizado em qualquer área que seja necessária a geração de modelos tridimensionais, geração de imagens renderizadas, animação e jogos. Podemos citar aplicações em arquitetura, design industrial, engenharia, animação, produção de vídeo, e desenvolvimento de jogos, graças ao seu motor de jogo embutido. Esta característica pode ser ampliada e agilizada com o uso de scripts em Python. Como modelador, foi recomendado pela Peugeot, para ser usado em seus concursos de design de carros, o Peugeot Design Contest. </li></ul><ul><li>O Blender possui também uma ferramenta chamada Sculpt, que possibilita trabalhar com modelos como se estivesse os esculpindo. </li></ul>Tela de abertura da versão 2.41 e 2.44 (Criadas no próprio blender) . Hoje já estamos na 2.5 alpha2 rumo a 2.6.
  6. 6. Game Engine (motor de jogo) <ul><li>Blender Game Engine é o motor de jogo do Blender. O Blender Game Engine usa OpenGL para os gráficos, OpenAL para som 3D, Bullet para física e detecção de colisão, e Python para scripts. Existe um plugin, chamado Echo Plugin, que permite integração dos gráficos do OGRE com o Blender Game Engine. O uso do motor de jogo do Blender pode servir para diversas coisas, desde criação de jogos, apresentações, realidades virtuais, planejamento arquitetônico, a auxílio em animação (usando a física para dar movimentos mais reais aos objetos). </li></ul><ul><li>O Blender suporta nativamente apenas o formato WAV para sons. Contudo, é possível usar outros arquivos de som, se for programado com os scripts de Python. </li></ul>Dois exemplos de jogos criados no blender. O primeiro chamado de “caminhão de game”criado pela vitor productions. O segundo yo frankie criado pela Fundção Blender.
  7. 7. Plataformas <ul><li>O Blender é multiplataforma, e portanto, está disponível para diversos sistemas operacionais. Oficialmente, ele está disponível para os sistemas: Microsoft Windows, Mac OS X, Linux, Solaris, IRIX, FreeBSD, BeOS, Darwin, iPAQ. Porém, o seu desenvolvimento, para alguns desses sistemas, foi descontinuado ou não acompanha as atualizações. Esses sistemas são: IRIX, FreeBSD, BeOS, Darwin e iPAQ. Mesmo descontinuados, essas versões antigas estão disponíveis para serem baixadas. Também está disponível para diversas arquiteturas: x86, x64, PowerPC, SPARC. </li></ul>Windows, Mac OS X, FreeBSD. ( imagem editada vitor gabriel )
  8. 8. Filmes <ul><li>A Blender Fundação criou alguns curta metragens a cada lançamento de uma versão “revolucionaria”, e os curtas são:Elephants Dream e Big Buck Bunny. E agora com o lançamento da versão 2.6 terá um novo curta chamado: Sintel. </li></ul>Respectivamente: Big Buck Bunny, Elephants Dream e Sintel.
  9. 9. Edição Vitor Gabriel Ferreira dos reis Silva 1° Ano de transito iFG INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIÁS = Blender logo Orkut: Blender Brasil ( comunidade )
  10. 10. Muito Obrigado Pela Atenção!!

×