Ppt ot geografia fontes de energia e infográficos no currículo de geografia

1,682 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,682
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
659
Actions
Shares
0
Downloads
16
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ppt ot geografia fontes de energia e infográficos no currículo de geografia

  1. 1. ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE GEOGRAFIA “FONTES DE ENERGIA E INFOGRÁFICOS NO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA” PCNP EDUARDO MENDES Blog: www.mutuageo.blogspot.com.br “no progresso ético do homem, a ajuda – e não a luta de uns contra os outros – tem o papel principal” (KROPOTKIN, 2006).
  2. 2. DINÂMICA – REDES GEOGRÁFICAS
  3. 3. USO DE IMAGENS  Pesquisas realizadas (Mayer &Gallini, 1990; Canham&Hegarty, 2010; Kalyuga, 2005; Kalyuga&Renkl, 2010 apud Clark & Lyons, 2011) mostram que o uso de imagens efetivamente promove melhorias na aprendizagem dos estudantes.  Segundo Mayer (2005), os alunos aprendem melhor quando se combinam texto e imagens do que só texto. Sendo assim, um formato bastante utilizado na comunicação e que vem sendo incorporado à educação é o infográfico.
  4. 4. VÍDEO  “Pense de Novo Energia e novas tecnologias”  Qual(is) o(s) tema(s) apresentado(s) no vídeo?  Como estas informações são abordadas?
  5. 5. INFOGRAFIA OU INFOGRÁFICO  Podemos dizer que é uma mistura de INFO de informação e GRÁFICO de desenho, imagem, representação visual. O infográfico explica visualmente.  São representações visuais de informação. Esses gráficos são usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica, como em mapas, jornalismo e manuais técnicos, educativos ou científicos. Pode utilizar a combinação de fotografia, desenho e texto.
  6. 6. EXEMPLOS
  7. 7. EXEMPLOS
  8. 8. EXEMPLOS  https://almanaque.abril.com.br/infograficos/censo- 2010/
  9. 9. EXEMPLOS
  10. 10.  http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/as+alternativ as+da+energia/n1237597605585.html EXEMPLOS
  11. 11.  As apresentações multimídia podem incentivar os alunos a se empenharem na aprendizagem ativa representando mentalmente o material em palavras e imagens e fazendo conexões mentais entre as representações visuais e verbais.  Conforme Swelleret al. (1998, p. 264): “A atenção do aluno deve ser direcionada para processos que são relevantes para a aprendizagem e, em particular, para a construção e elaboração consciente de esquemas”.  Cairo (2010) afirma que o principal objetivo de um infográfico é ajudar a cognição do leitor (...) no entendimento da informação.
  12. 12. PESQUISA NO CURRÍCULO  Em grupos, fazer um levantamento sobre as temáticas abordadas no currículo (caderno do Professor/Aluno) de geografia que tenham possíveis relações com o tema: “fontes de energia”:
  13. 13. FONTES DE ENERGIA NÃO-RENOVÁVEIS  Carvão Mineral  Petróleo  Gás Natural  Urânio  Solar  Hidráulica  Eólica  Ondas e Marés  Geotérmica  Biomassa FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS Causas/consequências - (econômicas, sociais, ambientais) Exemplos: Formação Minerais, Continentes; Usos Água; População; Migração; Consumo; Clima, Meio ambiente, Poluição; Cidade/Campo
  14. 14. OFICINA – CONSTRUÇÃO DE INFOGRÁFICOS  Utilizando dados e informações contidas no caderno do professor “Estudo Municípios Canavieiros 2013 – Bioeletricidade” Construir um infográfico no flip chart em grupo com o tema: “Biomassa/Biocombustíveis”
  15. 15. COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA “a leitura do mundo precede a leitura da palavra, e a leitura desta implica a continuidade daquela” (FREIRE, 2011, p. 29).
  16. 16. BIBLIOGRAFIA  Uso de imagem na educação (UFRGS): http://penta2.ufrgs.br/edu/ImagemEduc/index.html  FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51ª edição – São Paulo : Cortez, 2011.  Pense de novo – energias e novas tecnologias (vídeo) http://www.youtube.com/watch?v=iFbsv_k2X6M  KROPOTKIN, Piotr. Ajuda Mútua: Um fator de evolução. http://pt.scribd.com/doc/52875944/Piotr-Kropotkin- Ajuda-mutua-Um-fator-de-evolucao  Currículo do Estado de São Paulo – Geografia (Caderno do professor e Caderno do Aluno)
  17. 17. Obrigado! Eduardo Mendes PCNP de Geografia Visite nosso Blog: www.mutuageo.blogspot.com.br

×