Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ALIMENTOS SAUDÁVEIS

112,007 views

Published on

Áreas de conhecimento: Língua Portuguesa; Ciências; Matemática e Artes.
Ano: 1º ano
Tempo previsto: seis aulas
Conteúdos: Gêneros textuais (poemas, convite, receita, lista temática e história); Características dos gêneros estudados; práticas de leitura e escrita; Representação de informações por gráficos; Adição; Numeral e quantidade; Sequência de figuras; Alimentação saudável; Higiene dos alimentos; Culinária.
Objetivos: Ampliar o conhecimento sobre as frutas; Promover o consumo e frutas e despertar o gosto pelas mesmas; Identificar os diferentes tipos de frutas; Conhecer e nomear os textos de gêneros diferentes; Conscientizar-se da higienização das frutas.
Recursos Didáticas: Quadro, cadernos, cartolina, tesoura, cola, livros, papel ofício, aparelho de som, CD, caixa de som com microfone e frutas diversas.
Metodologia:
Roda de conversa sobre a importância para ingestão de frutas para saúde;
Exposição em cartaz do poema “A dança das frutas” e pedir que os alunos circule o nome das frutas que aparecem no mesmo;
Construção de uma lista das frutas que aparecem no poema;
Realização de uma pesquisa na sala para saber qual a fruta preferida dos alunos e registrar o resultado no gráficos de barras;
Lançamento de questões aos alunos que tragam cálculos envolvendo o nome de frutas;
Solicitação aos alunos de pesquisas em livros e revistas, figuras de frutas para montar um cartaz coletivo;
Confecção de um “álbum de frutas”, onde eles deverão colar imagens de algumas frutas, escrever o nome de cada uma delas e seu valor nutricional.
8. Transcrição: receita de salada de fruta e exposição em cartaz.
9. Preparação com as crianças de uma salada de frutas, antes conversar sobre cada fruta, explorando suas características. Introdução do conceito de higienização dos alimentos.
10. Trabalhos em grupo com vários jogos envolvendo imagens e nomes de frutas, como : jogo dos sete erros, bingo das frutas, adivinha qual é a fruta? E sequência de frutas.
11. Sorteio de letras do alfabeto, as crianças devem dizer os nomes de frutas com a letra sorteada e depois escrevê-la no quadro.
12. Produção de convites para serem entregues as demais turmas da escola.
13. Caracterização dos alunos com viseiras contendo desenhos de frutas com o tema da exposição.
14. Organização de uma exposição com o tema “ Adoro Frutas”, convidando as outras turmas para prestigiar as atividades trabalhadas.

Published in: Education

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ALIMENTOS SAUDÁVEIS

  1. 1. SEQUÊNCIA DIDÁTICA ALIMENTOS SAUDÁVEIS Professora ELISANGELA BELARMINO Escola Mul. André Vidal de Negreiros
  2. 2. • Áreas de conhecimento: Língua Portuguesa; Ciências; Matemática e Artes. • Ano: 1º ano • Tempo previsto: seis aulas • Conteúdos: Gêneros textuais (poemas, convite, receita, lista temática e história); Características dos gêneros estudados; práticas de leitura e escrita; Representação de informações por gráficos; Adição; Numeral e quantidade; Sequência de figuras; Alimentação saudável; Higiene dos alimentos; Culinária. • Objetivos: Ampliar o conhecimento sobre as frutas; Promover o consumo e frutas e despertar o gosto pelas mesmas; Identificar os diferentes tipos de frutas; Conhecer e nomear os textos de gêneros diferentes; Conscientizar-se da higienização das frutas. • Recursos Didáticas: Quadro, cadernos, cartolina, tesoura, cola, livros, papel ofício, aparelho de som, CD, caixa de som com microfone e frutas diversas.
  3. 3. • Metodologia: 1. Roda de conversa sobre a importância para ingestão de frutas para saúde; 2. Exposição em cartaz do poema “A dança das frutas” e pedir que os alunos circule o nome das frutas que aparecem no mesmo; 3. Construção de uma lista das frutas que aparecem no poema; 4. Realização de uma pesquisa na sala para saber qual a fruta preferida dos alunos e registrar o resultado no gráficos de barras; 5. Lançamento de questões aos alunos que tragam cálculos envolvendo o nome de frutas; 6. Solicitação aos alunos de pesquisas em livros e revistas, figuras de frutas para montar um cartaz coletivo; 7. Confecção de um “álbum de frutas”, onde eles deverão colar imagens de algumas frutas, escrever o nome de cada uma delas e seu valor nutricional.
  4. 4. 8. Transcrição: receita de salada de fruta e exposição em cartaz. 9. Preparação com as crianças de uma salada de frutas, antes conversar sobre cada fruta, explorando suas características. Introdução do conceito de higienização dos alimentos. 10. Trabalhos em grupo com vários jogos envolvendo imagens e nomes de frutas, como : jogo dos sete erros, bingo das frutas, adivinha qual é a fruta? E sequência de frutas. 11. Sorteio de letras do alfabeto, as crianças devem dizer os nomes de frutas com a letra sorteada e depois escrevê-la no quadro. 12. Produção de convites para serem entregues as demais turmas da escola. 13. Caracterização dos alunos com viseiras contendo desenhos de frutas com o tema da exposição. 14. Organização de uma exposição com o tema “ Adoro Frutas”, convidando as outras turmas para prestigiar as atividades trabalhadas.
  5. 5. RECURSOS UTILIZADOS             Livro das Obras Complementares; Frutas diversas; Cartazes; Tesoura; Cola; Quadro branco; Pincel Atômico; Papel Ofício; Cadernos; Copos descartáveis; Tinta guache; Lápis de cores.
  6. 6. AVALIAÇÃO Através da participação dos alunos nas atividades propostas como: trabalhos em grupos, produções escritas, desenhos, preparação da salada de frutas e apreciação dos resultados.
  7. 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Livro – O que Ana sabe sobre alimentos saudáveis ( Simeon Marinkovic ) Editora : Volta e meia
  8. 8. FOTOS
  9. 9. FOTOS
  10. 10. FOTOS
  11. 11. FOTOS
  12. 12. FOTOS
  13. 13. FOTOS
  14. 14. FOTOS
  15. 15. FOTOS
  16. 16. ORIENTADORA DE ESTUDOS VÂNIA BARROS (1º ANO) PROFESSORA ELISÂNGELA BELARMINO FOTOS /

×