Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Redação técnica ata

9,084 views

Published on

  • Be the first to comment

Redação técnica ata

  1. 1. AtA
  2. 2. Definição Narração,por escrito, do que se passou em umasessão, em um assembleia ou em uma cerimônia. Com omáximo de clareza textual, coesão e coerência. !
  3. 3. utilização Para que eu devo usa-la?! É um documento que registra as ocorrências e, quedepois de lavrada e discutida, é submetida à apreciaçãodos participantes da reunião e assinada por eles.
  4. 4. Formação A ata deve segue normas especiais que a distinguedos demais textos. Sendo elas: 1° Deve ser redigida sem a separação por parágrafos; 2° Não deve apresentar rasuras nem emendas. Em caso de erros, deve-se empregar a expressão corretiva “digo”; 3° Não usar abreviaturas; 4°Os verbos devem estar no pretérito perfeito;
  5. 5. Formação 5° Números, valores afins, devem estar representados por extenso; 6° Os livros de atas devem ser guardados sob a responsabilidade dosecretário, e somente sairão do arquivo para revisão por órgãos específicos; Entendeu? Sim!
  6. 6. Estruturação Isso varia. Mas, como estrutura-la? As partes de uma ata variam segundo a natureza das reuniões. Por exemplo?As mais comuns são:a) Titulo, exemplo: ATA N°10;b) Dia, mês, ano e hora da reunião;c) Local da reunião;d) Pessoas presentes e suas qualificações profissionais;
  7. 7. Estruturação e) Presidente e secretário do trabalho; f) Ordem do dia(discussões, votações, deliberações, etc.); g) Fecho; h) Assinatura dos presentes, preferencialmente, por extenso(sem rubrica). Obrigado Professor!!
  8. 8. Estruturação Todavia, uma ata ainda possuioutros dois elementos. Termo de “Abertura” Quais as diferenças e onde devo usa-los? Termo de “Encerramento”
  9. 9. TERMOS DE ABERTURA EENCERRAMENTO
  10. 10. Estruturação O termo de abertura faz parte dasfolhas numeradas. O termo deencerramento deve ser feito na últimapágina numerada do livro. Complicou tudo! O senhor poderia citar exemplos? Está certo. Explicarei!
  11. 11. Estruturação Antes disso, digo que a abertura deveapresentar o dia, a hora e o local da reunião,bem como as identificações das entidadesreunidas, os nomes do presidente e dosecretário e a finalidade da reunião. “Ao primeiro dia do mês de março do ano de mil, novecentos e noventa e nove Aos oito dias do mês de março de dois mil e dois, às vinte horas, na sala número cinco do terceiro andar da ala B da Faculdade São Judas Tadeu, realizou-se a terceira reunião ordinária do Conselho Comunitário, presidido pelo senhor Capristânio de Capri e secretariado por mim, Felípedes da Costa, para tratar da seguinte ordem do dia, conforme edital número cinco barra dois mil e dois (5/02), expedido a todos os membros do Conselho com data de vinte de janeiro do corrente ano: 1) relatório das atividades do ano anterior; 2) prestação de contas da diretoria; 3) planos de ação para o corrente ano.”
  12. 12. Estruturação Um exemplo de Fecho de ata.“só acontece depois que todos osacontecimentos foram registrados. Nadamais havendo a tratar, o senhor presidenteencerrou a reunião, agradecendo a presençade todos. E para constar, eu, Felípedes daCosta, lavrei a presente ata que, depois delida e aprovada, será assinada por mim, pelosenhor presidente e por todos os presentes.”
  13. 13. Estruturação Por fim, o encerramento de ata.“Eu, Fulano de Tal, presidente do conselho demoradores do Condomínio do Edifício Sol e Mar,declaro encerrado este livro de atas.Rio de Janeiro, 09 de março de 2002.(assinatura)
  14. 14. Agradecimento Obrigado! Espero que tenham gostado!Curso: DESENVOLVEDOR WEB – SENAI – CIMATECESTUDANTES: ALINE CELESTINO, ANDERSONPALAFOZ, CARLOS EDUARDO, GABRIEL OLIVEIRA,KAREN SCHITINI E RAFAEL CARDOSOProf.: ANDREA C.C. SANTOS

×