Formatos de anúncios veiculados na internet

1,610 views

Published on

Apresentação realizada no P&D Design 2004 – 6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, no dia 13 de outubro de 2004. Mais informações em http://www.eduardobrandao.com/apresentacoes/formatos-de-anuncios-veiculados-na-internet/

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,610
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
31
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Formatos de anúncios veiculados na internet

  1. 1. PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-Computador LEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia Formatos de Anúncios Veiculados na Internet Eduardo Rangel BrandãoMestrando em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-Computador Anamaria de Moraes Doutora em Comunicação 13 de outubro de 2004
  2. 2. PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-Computador LEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia 1 INTRODUÇÃOIntrodução Desde o surgimento da internet, muitas regras e convenções já foram definidas com o objetivo de fazer com que o seu público não precise aprender a interagir 2 com um novo site a cada vez que mudar de endereço, condicionando-o a procurarFormatos de determinados elementos na tela do computador. Banner 3 Em relação às transações comerciais na web, é possível observar que alguns padrões também já foram definidos. O primeiro passo foi dado através do IAB -Conclusão International Advertising Bureau, que criou um documento onde recomendava a utilização de certos formatos de propaganda, sugerindo ao mercado que 4 procurasse atender tais especificações. Contato Este documento tinha como propósito estabelecer convenções para a publicidade na internet, ajudando no crescimento da rede e agilizando processos de desenvolvimento como limite de tamanho de arquivo, formato do anúncio, dimensões em pixels e tecnologia a ser utilizada.
  3. 3. PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-Computador LEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia 1 INTRODUÇÃOIntrodução O levantamento que será apresentado a seguir foi realizado durante o desenvolvimento de uma pesquisa exploratória que buscava descobrir se existia 2 alguma dificuldade por parte dos usuários em reconhecerem e memorizarem asFormatos de mensagens de diferentes tipos de banner. Banner 3 Para classificar os formatos mais comuns na internet, foram utilizados como referência os dez portais brasileiros mais visitados (Fonte: institutos JUPITERConclusão MEDIA METRIX e IBOPE ERATINGS, 2001). 4 Contato •  AOL •  Globo.com •  Terra •  BOL •  IG •  UOL •  Cadê? •  MSN •  Yahoo!
  4. 4. PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-Computador LEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia 1 FORMATOS DE BANNER: TIPOS “OUTDOOR”Introdução Retângulos estáticos ou animados, ocupando posição fixa na tela. 2Formatos de Banner 3 Full banner (468 x 60 pixels) Half banner (234 x 60 pixels) Banner botão (120 x 60 pixels)Conclusão 4 Contato Pop-up (300 x 300 pixels) Patrocínio (280 x 26 pixels) PPI compras - Produto Publicitário Integrado (134 x 90 pixels) Skyscraper (120 x 600 pixels) Subset (138 x 238 pixels)
  5. 5. PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-Computador LEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia 1 FORMATOS DE BANNER: RICH MEDIA ADSIntrodução Enriquecidos com novas tecnologias e recursos como som e animações elaboradas, em oposição aos banners do tipo outdoor. 2Formatos de Banner 3Conclusão Checkm8 (A x L < 70.225 pixels) Expanding Graphic (468 x 300 pixels) Expanding HTML 4 (468 x 430 pixels) Contato Interstitial (full screen) Superstitial (400 x 400 pixels)
  6. 6. PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: FULL BANNER Foi o primeiro formato de propaganda on-line. Consiste basicamente em um espaço retangular (468 x 60 pixels) localizado em um ponto específico da tela do browser.
  7. 7. PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: HALF BANNER Possui as mesmas características do full banner, sendo que a sua largura (234 x 60 pixels) corresponde à metade do tamanho do formato anterior.
  8. 8. PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: BANNER BOTÃO OU RETANGULAR Geralmente se localizada no topo da página, com o objetivo de garantir uma melhor associação com a oferta anunciada (120 x 60 pixels).
  9. 9. PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: PATROCÍNIO Utilizado para exposição da marca do patrocinador em uma determinada página de um site (280 x 26 pixels).
  10. 10. PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: PPI COMPRAS OU PRODUTO PUBLICITÁRIO INTEGRADO Utilizado para exposição de promoções ou reconhecimento de marcas (134 x 90 pixels).
  11. 11. PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: POP-UP OU DAUGHTER WINDOW Uma janela que “flutua” sobre o conteúdo da página, após o carregamento da home-page que está sendo visitada. Ao clicar sobre a informação contida na pop- up, a mesma será fechada e redirecionará o usuário para a página do anunciante (200 ou 300 pixels de altura e 200 ou 300 pixels de largura).
  12. 12. PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: SKYSCRAPER Aparece verticalmente na tela, acompanhando o scroll da página, ou seja, permanece sempre visível enquanto o usuário “rola” a tela para baixo (120 x 600 pixels).
  13. 13. PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: SUBSET Também aparece verticalmente na página. A altura deste formato é menor que a do caso anterior, fazendo com que este banner não acompanhe o scroll da página (138 x 238 pixels).
  14. 14. PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: RICH MEDIA ADS, CHECKM8 É visualizado em uma camada superior à barra de navegação e à massa de texto (sua altura multiplicada por sua largura não pode ultrapassar 70.225 pixels - aproximadamente 20% da página em um monitor de 14 polegadas na resolução de 800 x 600 pixels).
  15. 15. PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: RICH MEDIA ADS, EXPANDING GRAPHIC OU BANNER PLUS Igual ao full banner, expande a propaganda na tela à medida que o usuário passa o mouse sobre a mesma (468 x 300 pixels, no máximo, quando estiver expandido).
  16. 16. PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: RICH MEDIA ADS, EXPANDING HTML Igual ao full banner, expande a propaganda na tela à medida que o usuário passa o mouse sobre a mesma. A área expandida permite a utilização de recursos como textos em HTML ou opções de preenchimento de formulários (468 x 430 pixels, no máximo, quando estiver expandido).
  17. 17. PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: RICH MEDIA ADS, INTERSTITIAL É apresentado sobre a tela inteira do browser, e possui um tempo determinado de três segundos para fechar automaticamente.
  18. 18. PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: RICH MEDIA ADS, SUPERSTITIAL É apresentado sobre o conteúdo do site, “flutuando” acima do restante da informação. Há o armazenamento da propaganda na memória do micro, fazendo com que a mesma seja visualizada de forma mais rápida na próxima visita à página (400 x 400 pixels).
  19. 19. PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-Computador LEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia 1 CONCLUSÃOIntrodução Este levantamento foi realizado durante uma pesquisa exploratória, cujo objetivo era descobrir se existia alguma dificuldade dos usuários em reconhecerem e 2 memorizarem as mensagens de diferentes tipos de propaganda.Formatos de Banner Devido a variedade de formatos das peças publicitárias, optou-se por trabalhar 3 apenas com o full banner, e sua aplicação no sentido vertical da tela, o skyscraper.Conclusão 4 Três sujeitos foram selecionados, e ao analisar os registros de interação dos Contato usuários com os formatos de propaganda: •  Observou-se que o full banner foi melhor percebido; •  As animações dos banners foram os elementos que despertaram maior atenção dos usuários; •  Nenhum usuário conseguiu recordar qual era a mensagem contida na propaganda.
  20. 20. PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-Computador LEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia 1 CONCLUSÃOIntrodução Apesar da variedade de anúncios, e do surgimento de novos formatos, a propaganda veiculada na internet ainda conserva uma característica peculiar: se 2 apresenta através de uma maneira unidirecional, tendo como único objetivo aFormatos de transmissão de uma informação, seja ela aceita ou não pelo usuário. Banner 3 Infelizmente, os diferentes formatos não deixam claro para o seu público todos os benefícios que ele poderá dispor ao clicar na propaganda. Em alguns casos,Conclusão vários banners são utilizados ao mesmo tempo em páginas da internet, poluindo estas home-pages e confundindo ainda mais os usuários. 4 Contato Para ajudar no processo de desenvolvimento das relações comerciais na rede, seria interessante dar um passo além da classificação dos diferentes formatos de banner. Um estudo aprofundado sobre a relação do homem com a propaganda veiculada na internet, considerando os diversos formatos de anúncios e a capacidade dos usuários reconhecerem e memorizarem suas mensagens, pode oferecer contribuições para as pesquisas de interação humano-computador que utilizam a publicidade on-line como tema.
  21. 21. PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-Computador LEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia 1 CONTATOIntrodução LEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia 2 http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/leuiFormatos de Banner Eduardo Rangel Brandão 3 Mestrando em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorConclusão http://www.eduardobrandao.com 4 brandaoedu@gmail.com Contato Anamaria de Moraes Doutora em Comunicação http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/moraergo moraergo@rdc.puc-rio.br

×