Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

30 receitas com_creme_de_leite

411 views

Published on

,

Published in: Food
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

30 receitas com_creme_de_leite

  1. 1. 30 receitas com creme de leite em embalagem da Tetra Pak F A Z E N D O N A C O Z I N H A A R T E
  2. 2. Neste livro você vai encontrar dicas, sugestões e novas receitas que darão um toque especial ao seu jeito de cozinhar. Sua família vai adorar! O Creme de Leite é um daqueles ingredientes indispensáveis na cozinha. Muito versátil, ele combina com doces e salgados, acrescentando a eles cremosidade, consistência e sabor aveludado. O Creme de Leite em embalagem da Tetra Pak une a tudo isso a conveniência de um produto pronto para o uso em uma embalagem cartonada: Fácil e seguro de abrir Fácil de usar – você não precisa retirar o soro Fácil e seguro de guardar – você pode guardar na geladeira depois de aberto por até 3 dias, na própria embalagem É abrir e usar! Deliciosas receitas em menos tempo! Muito prático, muito gostoso! MUDE, REALCE, DEIXE TUDO MAIS GOSTOSO COM CREME DE LEITE EM EMBALAGEM DA TETRA PAK
  3. 3. 4 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 5 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A Bolo de laranja com coco 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g 4 gemas . 60 g ½ xícara (chá) de manteiga . 100 g 2 xícaras (chá) de açúcar . 380 g 1 colher (sopa) de raspas de casca de laranja . 4 g 1 xícara (chá) de coco fresco ralado . 80 g 3 xícaras (chá) de farinha de trigo . 360 g 1 colher (sopa) de fermento em pó . 10 g 2 xícaras (chá) de suco de laranja em embalagem da Tetra Pak . 360 ml 4 claras batidas em neve . 140 g Para acompanhar: creme de leite em embalagem da Tetra Pak Rendimento: 15 pedaços de 105 g Tempo de preparo: 20 minutos (mais 40 minutos de forno) Valor nutricional por pedaço 335 Cal; 53 g de carboidratos; 6 g de proteínas; 12,5 g de gorduras totais; 83 mg de colesterol; 3,5 g de fibras; 1,5 mg de ferro; e 34 mg de cálcio untada com a manteiga reservada e enfarinhada. 3. Leve ao forno por 40 minutos ou até que enfiando um palito no bolo ele saia limpo. Retire do forno e reserve. 4. Coloque em uma panela o restante do suco de laranja e o açúcar reservado. Leve ao fogo, mexendo de vez em quando, até reduzir. Retire do fogo e reserve. 5. Montagem: corte o bolo em pedaços, arrume nos pratos e sirva com a calda de laranja. Para acompanhar creme de leite. 1. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). 2. Bata por 5 minutos na batedeira as gemas, a manteiga (reserve 2 colheres das de sopa) e o açúcar (reserve 4 colheres das de sopa). Junte o creme de leite, as raspas de casca de laranja e o coco. Bata até obter um creme leve. Aos poucos, incorpore a farinha de trigo peneirada com o fermento alternando com 1½ xícara (chá) de suco de laranja. Misture, mas sem bater. Junte as claras e mexa com delicadeza. Despeje a massa em uma assadeira (20 cm x 30 cm)
  4. 4. 6 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 7 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g ½ xícara (chá) de açúcar . 90 g ½ xícara (chá) de nozes picadas . 55 g 1 xícara (chá) de arroz lavado e escorrido . 200 g 1 litro de leite longa vida integral em embalagem da Tetra Pak 1 canela em rama . 2,5 g 1 pitada de cravo-da-índia em pó 1 caixinha de leite condensado em embalagem da Tetra Pak . 395 g 2 colheres (chá) de canela em pó . 3 g Arroz-doce 1. Coloque em uma panela o açúcar e leve ao fogo, mexendo de vez em quando, por 2 minutos ou até derreter. Incorpore as nozes, retire imediatamente do fogo e espalhe sobre uma pedra de mármore ou granito. Abra o caramelo com um rolo e quebre em pedaços pequenos. Reserve. 2. Em uma panela, misture o arroz com o leite, a canela em rama e o cravo-da-índia. Leve ao fogo baixo e cozinhe por 45 minutos, mexendo de vez em Rendimento: 12 porções de 140 g Tempo de preparo: 15 minutos (mais 45 minutos de cozimento) Valor nutricional por porção 315 Cal; 44,5 g de carboidratos; 8 g de proteínas; 12,5 g de gorduras totais; 37 mg de colesterol; 1 g de fibras; 1 mg de ferro; e 230 mg de cálcio quando, ou até o arroz ficar macio. Acrescente o leite condensado e o creme de leite. Cozinhe, sem parar de mexer, por mais 5 minutos. Retire do fogo. 3. Montagem: distribua o arroz- doce em pequenas taças ou tigelas, polvilhe a canela em pó e disponha o caramelo quebrado. Sirva gelado ou quente.
  5. 5. 8 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 9 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A Sopa cremosa de tomate 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g ½ kg de tomate 2 colheres (sopa) de azeite de oliva . 20 g 1 cebola média ralada . 160 g 1 colher (sopa) de açúcar . 12 g 2 colheres (sopa) de ervas frescas (salsinha, cebolinha-verde e orégano) picadas . 8 g Sal a gosto Para acompanhar: grissini e croûnton 1. Pique os tomates grosseiramente e bata no liquidificador até obter um purê, passe por uma peneira, apertando bem para tirar o máximo de polpa, aparando em uma tigela. Reserve. 2. Coloque em uma panela o azeite de oliva e a cebola. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar macia. Acrescente o tomate, o açúcar e o sal. Cozinhe, mexendo de vez em Rendimento: 4 porções de 165 g Tempo de preparo: 20 minutos Valor nutricional por porção 215 Cal; 13 g de carboidratos; 3 g de proteínas; 18 g de gorduras totais; 44 mg de colesterol; 2 g de fibras; 2 mg de ferro; e 100 mg de cálcio quando, por 10 minutos ou até encorpar um pouco. 3. Misture o creme de leite, as ervas, acerte o sal e retire do fogo depois de 2 minutos. 4. Montagem: disponha o creme de tomate em pratos fundos ou pequenas tigelas. Decore com orégano e sirva com grissini e croûton.
  6. 6. 10 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 11 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g 3 espigas de milho verde . 745 g 3 colheres (sopa) de manteiga . 36 g 1 cebola média . 145 g ½ litro de leite longa vida integral em embalagem da Tetra Pak 10 folhas de cebolinha-verde picadas . 30 g Sal a gosto Sopa cremosa de milho verde 1. Lave as espigas de milho, limpe com uma faca, corte os grãos rente ao sabugo e coloque em uma panela. Junte a manteiga e a cebola. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 20 minutos ou até o milho ficar macio. Durante o tempo de cozimento adicione, aos poucos, 1½ xícara (chá) de água. Tempere com sal e retire do fogo. 2. Despeje a metade do milho no copo do liquidificador e bata com o leite até obter um creme Rendimento: 8 porções de 105 g Tempo de preparo: 20 minutos (mais 20 minutos de cozimento) Valor nutricional por porção 175 Cal; 14 g de carboidratos; 4,5 g de proteínas; 12,5 g de gorduras totais; 41 mg de colesterol; 1,5 g de fibras; 0,5 mg de ferro; e 115 mg de cálcio homogêneo. Passe por uma peneira, aparando na panela com o restante do milho. Aperte para tirar o máximo de líquido. Despreze o que sobrar na peneira. 3. Volte ao fogo e junte a cebolinha-verde, o creme de leite e o sal. Cozinhe, sem parar de mexer, até ferver. Retire do fogo. 4. Montagem: arrume a sopa em pequenas tigelas e decore com cebolinha francesa.
  7. 7. 12 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 13 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado . 55 g 4 colheres (sopa) de manteiga picada . 48g 400 g de fettuccine Sal e grãos de pimenta-do-reino amassados a gosto Fettuccine com molho Alfredo 1. Coloque o creme de leite em uma tigela refratária, leve ao fogo em banho-maria e deixe até amornar. Abaixe o fogo. Acrescente, aos poucos e sem parar de bater com um batedor manual, o queijo e a manteiga. Acerte o sal e a pimenta-do-reino. Retire do fogo e reserve. 2. Disponha a massa em uma panela com 4 litros de água fervente e sal. Cozinhe, mexendo de vez em quando com cuidado por 10 a 12 minutos ou até ficar al dente. Retire do fogo e escorra a água. 3. Montagem: disponha nos pratos a massa e o molho Alfredo. Decore com tomilho e pimenta-do-reino. Rendimento: 6 porções de 180 g Tempo de preparo: 15 minutos (mais o tempo de cozimento da massa) Valor nutricional por porção 425 Cal; 51,5 g de carboidratos; 13 g de proteínas; 18,5 g de gorduras totais; 54 mg de colesterol; 1,5 g de fibras; 2,5 mg de ferro; e 170 mg de cálcio
  8. 8. 14 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 15 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g ½ kg de camarão médio com casca 2 ovos . 100 g 1 clara . 35 g 1 colher (sopa) de manteiga . 12 g 2 colheres (sopa) de azeite de oliva . 20 g 2 colheres (sopa) de uísque . 30 ml Sal e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto Musse de camarão 1. Lave os camarões, elimine as cabeças e as cascas (reserve para o molho). 2. Coloque no copo do processador os camarões, o creme de leite, os ovos, a clara, o sal e a pimenta-do-reino. Bata até obter um creme e distribua em 8 assadeiras (capacidade para 100 ml), untadas com a manteiga. Arrume em uma assadeira grande com água e cozinhe por 30 minutos ou até a musse ficar firme. Retire do fogoereserve. 3. Disponha em uma panela as cascas e as cabeças dos camarões com o azeite de oliva. Leve ao fogo e frite, mexendo de vez em quando, Rendimento: 8 porções de 70 g Tempo de preparo: 35 minutos (mais 30 minutos de cozimento) Valor nutricional por porção 165 Cal; 1,5 g de carboidratos; 10,5 g de proteínas; 12 g de gorduras totais; 135 mg de colesterol; 1,5 g de fibras; 1 mg de ferro; e 50 mg de cálcio por 10 minutos ou até as cascas ficarem bem douradas. Regue com o uísque, flambe e acrescente ½ litro de água. Retire do fogo, bata no processador até ficar homogêneo, despeje em uma peneira forrada com um pano e aperte, aparando em uma panela. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, até encorpar um pouco. Acerte o sal e retire do fogo. 4. Montagem: desenforme as musses nos pratos e disponha o molho. Decore com camarão grelhado e sementes de papoula.
  9. 9. 16 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 17 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A Musse de palmito 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g 1 sachê de gelatina em pó incolor e sem sabor . 12 g 1 cebola média ralada . 150 g 3 colheres (sopa) de azeite de oliva . 30 g 400 g de palmito pupunha em conserva picado em pedaços bem pequenos 1 xícara (chá) de queijo cottage passado pela peneira . 200 g 1 abobrinha pequena picada em pedaços bem pequenos . 165 g 1 tomate médio sem sementes picado em cubos pequenos . 170 g 1 colher (sopa) de cebolinha francesa picada . 4 g 2 colheres (chá) de vinagre . 10 ml Sal a gosto Para acompanhar: salada de folhas temperada com azeite de oliva Rendimento: 12 porções de 105 g Tempo de preparo: 30 minutos (mais 3 horas de geladeira) Valor nutricional por porção 125 Cal; 12 g de carboidratos; 5 g de proteínas; 7 g de gorduras totais; 16 mg de colesterol; 1 g de fibras; 1 mg de ferro; e 42 mg de cálcio assadeiras (capacidade para 120 ml) umedecidas. Leve para gelar por 3 horas ou até ficar firme. 3. Escalde a abobrinha por 10 segundos em água fervente, escorra e passe em água fria. Misture o tomate, a cebolinha, o vinagre, o azeite de oliva restante e o sal. 4. Montagem: desenforme as musses e arrume nos pratos com o vinagrete de abobrinha. Sirva com salada de folhas regada com azeite de oliva e decore com salsinha crespa. 1. Em uma tigela refratária, hidrate a gelatina em 6 colheres (sopa) de água e, em seguida, leve ao fogo em banho-maria até dissolver. Retire do fogo e reserve. 2. Refogue em uma panela a cebola em 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Acrescente o palmito e refogue por mais 3 minutos. Retire do fogo, misture a gelatina, o cottage, o creme de leite e o sal. Mexa até obter um creme homogêneo e distribua em 12
  10. 10. 18 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 19 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g 4 colheres (chá) de gelatina em pó sem sabor e incolor . 6 g Folhas de 8 ramos de alecrim fresco . 35 g 1 colher (sopa) de vinagre de maçã . 15 ml 1 xícara (chá) de queijo ricota . 125 g 2 colheres (sopa) de manteiga . 24 g 1 maço médio de aspargos frescos . 365 g Sal e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto Musse de alecrim 1. Em uma tigela refratária, hidrate a gelatina em 4 colheres (sopa) de água fria. Em seguida, leve ao fogo, em banho-maria, até dissolver. Retire do fogo e bata no liquidificador com o alecrim, o vinagre, o creme de leite, a ricota, o sal e a pimenta-do-reino. Ao obter um creme, despeje em uma assadeira (17 cm x 17 cm), untada com a metade da manteiga. 2. Deixe a musse na geladeira por 4 horas ou até ficar firme. 3. Lave os aspargos, elimine as partes mais duras dos talos e coloque em uma frigideira com a manteiga restante. Leve ao fogo e refogue, salteando de vez em quando, por 3 minutos. Retire do fogo. 4. Montagem: com um cortador (3 cm de diâmetro), corte a musse com cuidado, disponha sobre torradas e arrume nos pratos. Sirva com os aspargos salteados na manteiga e decore com alecrim. Rendimento: 12 porções de 45 g Tempo de preparo: 25 minutos (mais 4 horas de geladeira) Valor nutricional por porção 85 Cal; 2,5 g de carboidratos; 13 g de proteínas; 7,5 g de gorduras totais; 24 mg de colesterol; 0,2 g de fibras; 0,5 mg de ferro; e 60 mg de cálcio
  11. 11. 20 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 21 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A Nhoque com creme de pimentão 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g 2 pimentões vermelhos médios em conserva ou assados e sem pele . 240 g Folhas de 4 ramos de manjericão . 4 g ½ kg de batatas médias 1 ovo . 50 g 1 xícara (chá) de farinha de trigo . 120 g Sal a gosto 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g 8 filés médios de pescada . 525 g 2 colheres (sopa) de óleo . 20 g 4 colheres (sopa) de castanha-de-caju triturada . 44 g Folhas de 1 maço médio de salsinha . 25 g 3 colheres (sopa) de azeite de oliva . 30 g Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto Filé de pescada ao creme 1. Bata no liquidificador o creme de leite com os pimentões e o sal. Transfira para uma panela, junte o manjericão e aqueça no momento de servir. 2. Em uma panela, disponha as batatas, cubra com água, tampe a panela, leve ao fogo e cozinhe por 40 minutos ou até ficarem macias. Retire do fogo, escorra a água, descasque as batatas e passe- as, ainda quentes, pelo espremedor. Apare em uma tigela, junte o ovo a farinha de trigo e 1 colher (chá) de sal. Misture com uma colher e amasse até ficar homogênea. Transfira para uma superfície enfarinhada, faça cordões de 2 cm de diâmetro e corte-os em pedaços de 2 cm a 3 cm. Aperte cada pedaço de massa levemente com as pontas de um garfo para formar sulcos. 3. Aos poucos, vá colocando os pedaços de massa em uma panela com 4 litros de água fervente e o sal. Ao subirem à superfície, retire a massa com uma escumadeira e coloque-a em um escorredor. 4. Montagem: arrume os nhoques nos pratos e sirva com o creme de pimentão (aquecido previamente). Decore com manjericão. Se preferir, regue com um fio de azeite de oliva. 1. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). 2. Tempere os filés de pescada com o sal e a pimenta-do-reino, pincele-os com o óleo e salpique a castanha-de-caju em um só lado, pressionando para formar uma capa firme. Enrole, fazendo rolinhos com a parte empanada para dentro e prenda com barbante para culinária. 3. Arrume os rolinhos em uma assadeira e leve ao forno por 15 minutos ou até o peixe ficar macio. Retire do forno e reserve. 4. Escalde as folhas de salsinha em água fervente por 15 segundos e escorra. Passe a salsinha em água fria e coloque no copo do liquidificador com o azeite de oliva e 4 colheres (sopa) de água. Bata por 2 minutos e passe a mistura por uma peneira de malha fina, apertando bem. Apare em uma panela. Leve ao fogo por 7 minutos ou até encorpar. Misture o creme de leite, acerte o sal e, ao ferver, retire do fogo. 5. Montagem: arrume os rolinhos de peixe nos pratos (elimine antes os barbantes), sirva com o creme de salsinha e decore com salsinha crespa e castanha-de-caju. Rendimento: 4 porções de 270 g Tempo de preparo: 40 minutos (mais 40 minutos de cozimento) Valor nutricional por porção 355 Cal; 49,5 g de carboidratos; 10 g de proteínas; 14,5 g de gorduras totais; 97 mg de colesterol; 7 g de fibras; 2,5 mg de ferro; e 80 mg de cálcio Rendimento: 4 porções de 170 g Tempo de preparo: 30 minutos (mais 15 minutos de forno) Valor nutricional por porção 420 Kcalorias; 8,5 g de carboidratos; 27,5 g de proteínas; 31,5 g de gorduras totais; 100 mg de colesterol; 1 g de fibras; 7,5 mg de ferro; e 165 mg de cálcio
  12. 12. 22 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 23 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A Estrogonofe de alcatra Rendimento: 8 porções de 180 g Tempo de preparo: 50 minutos Valor nutricional por porção 405 Cal; 19,5 g de carboidratos; 10,5 g de proteínas; 30 g de gorduras totais; 90 mg de colesterol; 2 g de fibras; 2,5 mg de ferro; e 63 mg de cálcio 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g 2 colheres (sopa) de manteiga . 24 g 2 cebolas médias raladas . 270 g 400 g de tomates maduros sem pele e sem sementes picados 3 dentes de alho sem casca amassados . 12 g 2 colheres (sopa) de óleo . 20 g 750 g de alcatra picada em tiras finas 4 colheres (sopa) de conhaque . 60 ml 1 colher (sopa) de farinha de trigo . 7,5 g ½ litro de caldo de carne sem sal e sem gordura 2 colheres (sopa) de molho inglês . 30 ml 1 colher (sopa) de mostarda cremosa . 15 g 3 colheres (sopa) de ketchup . 30 g 1 colher (sopa) de açúcar . 12 g 300 g de cogumelos em conserva picados em fatias finas Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto 1. Coloque em uma panela a manteiga, as cebolas, os tomates e o alho. Leve ao fogo e refogue até as cebolas e os tomates ficarem macios. Retire o refogado e reserve em uma tigela. Na mesma panela, aqueça o óleo e frite a carne, mexendo o mínimo possível, até dourar. Aqueça o conhaque, flambe e despeje sobre a carne. Polvilhe a farinha de trigo e doure- a sem parar de mexer. 2. Junte o refogado de cebolas e tomates, o caldo de carne, o molho inglês, a mostarda, o ketchup, o açúcar, o sal e a pimenta-do-reino. Cozinhe por 10 minutos. Acrescente o creme de leite, os cogumelos e acerte o sal. Continue a cozinhar, sem parar de mexer. Ao ferver, acerte o sal e retire do fogo. 3. Montagem: arrume o estrogonofe nos pratos e sirva com batata-palha.
  13. 13. 24 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 25 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g ½ xícara (chá) de leite longa vida desnatado em embalagem da Tetra Pak . 120 ml 1 xícara (chá) de caldo de carne sem gordura . 240 ml 2 colheres (chá) de mostarda . 6 g 1 fatia de pão de fôrma sem casca .25 g 1 colher (sopa) de azeite de oliva . 10 g 400 g de peito defumado de peru picado 1 cebola média picada em pedaços bem pequenos . 160 g 1 xícara (chá) de ervilha fresca . 130 g 4 colheres (sopa) de molho de tomate em embalagem da Tetra Pak . 60 g Sal a gosto 1. Coloque em uma panela o leite, o caldo de carne e a mostarda. Leve ao fogo até ferver. Retire do fogo, regue o pão e reserve. 2. Disponha em uma panela o azeite de oliva, o peito de peru e a cebola. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 5 minutos. Incorpore a ervilha, o molho de tomate e a mistura do pão. Cozinhe até obter um molho encorpado. Acerte o sal e retire do fogo. 3. Montagem: disponha o estrogonofe nos pratos e sirva com mandioquinha cozida, picada e temperada com azeite de oliva e sal. Decore com cebolinha-verde. 2 caixinhas de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 400 g 2 alhos-porós médios em rodelas finas . 175 g 4 colheres (sopa) de óleo . 40 g 1 peito grande de frango sem pele e sem osso picado em tiras . 530 g 4 tomates médios sem pele e sem sementes picados . 355 g 1 colher (sopa) de ketchup . 15 g 3 batatas médias sem casca e picadas . 450 g 1½ xícara (chá) de leite longa vida em embalagem da Tetra Pak . 360 ml 1 pitada de páprica-doce Sal e pimenta-do-reino a gosto 1. Em uma panela, refogue o alho- poró em 1 colher (sopa) de óleo até ficar al dente. Retire o alho-poró. 2. Na mesma panela, aqueça o óleo restante, junte o frango e frite até dourar de maneira uniforme. Incorpore os tomates, o sal, a pimenta e ½ xícara (chá) de água. Cozinhe até o frango ficar macio. Misture o ketchup, 1 caixinha de creme de leite e o sal. Ao ferver, incorpore os alhos-porós e acerte o sal. Retire do fogo e reserve. 3. Coloque em uma panela as batatas, o leite, a páprica e o sal. Leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo, tampe parcialmente a panela e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 30 minutos ou até as batatas ficarem macias e absorverem o leite. Retire do fogo, passe as batatas (ainda quentes) Estrogonofe de peru Estrogonofe de frango pelo espremedor, coletando na mesma panela em que foram cozidas. Incorpore a outra caixinha de creme de leite e acerte o sal. Volte ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, por 3 minutos. Acerte o sal e retire do fogo. 4. Montagem: disponha o purê de batata nos pratos, arrume o estrogonofe de frango e decore com crisp de alho-poró. Rendimento: 8 porções de 210 g Tempo de preparo: 40 minutos (mais 1 hora de cozimento) Valor nutricional por porção 320 Cal; 19,5 g de carboidratos; 16,5 g de proteínas; 19,5 g de gorduras totais; 80 mg de colesterol; 2 g de fibras; 1,5 mg de ferro; e 115 mg de cálcio Rendimento: 8 porções de 150 g Tempo de preparo: 30 minutos Valor nutricional por porção 225 Cal; 9 g de carboidratos; 14 g de proteínas; 9 g de gorduras totais; 40 mg de colesterol; 0,5 g de fibras; 1 mg de ferro; e 90 mg de cálcio
  14. 14. 26 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 27 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A Estrogonofe de almôndega com polenta 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g 400 g de shimejis limpos 1 colher (sopa) de manteiga . 12 g 3 colheres (sopa) de óleo . 30 g 1 cebola média ralada . 135 g 1 caixinha de molho de tomate em embalagem da Tetra Pak . 520 g 1 tablete de caldo de carne . 12 g ½ kg de almôndegas de carne bovina pronta (congelada) 3 colheres (sopa) de salsinha picada . 12 g 1 xícara (chá) de leite longa vida semidesnatado em embalagem da Tetra Pak . 240 ml 1 xícara (chá) de fubá pré-cozido . 140 g Sal a gosto 1. Em uma panela, refogue os shimejis na manteiga até ficarem al dente. Retire os shimejis e reserve. Na mesma panela, disponha o óleo e a cebola. Leve ao fogo e refogue por 3 minutos. Junte o molho de tomate, o caldo de carne (esfarelado) e as almôndegas. Cozinhe até as almôndegas ficarem macias. Incorpore o creme de leite, a salsinha e acerte o sal. Misture o shimeji e depois de 2 minutos, retire do fogo. 2. Coloque em uma panela de fundo grosso o leite e 1½ xícara (chá) de água. Leve ao fogo e, ao ferver, adicione 3 colheres (chá) de sal. Incorpore o fubá lentamente com as mãos, deixando-o escorrer entre os dedos. Cozinhe a polenta, sem parar de mexer, por 10 minutos ou até encorpar. Retire do fogo e despeje em uma assadeira (20 cm x 30 cm) umedecida e deixe esfriar. 3. Montagem: corte a polenta, disponha nos pratos e sirva com o estrogonofe. Decore com salsinha. Rendimento: 10 porções de 215 g Tempo de preparo: 35 minutos (mais 25 minutos de cozimento) Valor nutricional por porção 225 Cal; 20,5 g de carboidratos; 10,5 g de proteínas; 11,5 g de gorduras totais; 26 mg de colesterol; 3 g de fibras; 3 mg de ferro; e 83 mg de cálcio
  15. 15. 28 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 29 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A C L Á U D I A S O A R E S D E L I M A Estrogonofe de camarão 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g 200 g de massa phyllo 1 colher (sopa) de azeite de oliva . 10 g 1 kg de camarões médios 3 colheres (sopa) de óleo de gergelim . 30 g 2 maçãs Granny Smith picadas (com casca) . 270 g 1 caixinha de leite de coco em embalagem da Tetra Pak . 200 g 3 colheres (sopa) de molho de ostra ou ketchup . 45 g 1 colher (sopa) de shoyu . 15 ml 3 colheres (sopa) de endro picado . 12 g Sal a gosto Rendimento:10 porções de 215 g Tempo de preparo: 35 minutos Valor nutricional por porção 260 Cal; 14,5 g de carboidratos; 14,5 g de proteínas; 16 g de gorduras totais; 105 mg de colesterol; 0,5 g de fibras; 3 mg de ferro; e 76 mg de cálcio cascas e as cabeças dos camarões com ½ litro de água. Leve ao fogo por 20 minutos. Retire do fogo, coe o caldo com uma peneira de malha fina e reserve 250 ml. 5. Em uma panela, aqueça o óleo de gergelim e frite os camarões até dourar levemente. Reserve os camarões. Na mesma panela, adicione as maçãs e refogue, salteando de vez em quando. Incorpore o caldo de camarão, o leite de coco, o molho de ostra, o shoyu. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até encorpar. Adicione os camarões e o creme de leite. Ao ferver, acerte o sal, misture o endro e retire do fogo. 6. Montagem: arrume as massas nos pratos e distribua o estrogonofe. Decore com endro e camarão. 1. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). 2. Corte a massa phyllo em pedaços (15 cm x 15 cm) e pincele-as com o azeite de oliva. Arrume em 10 assadeiras (capacidade para 150 ml). Em cada assadeira coloque 3 pedaços de massa desencontradas. Leve ao forno por 6 minutos ou até dourarem. Retire do forno e reserve. 3. Lave os camarões, tire as cascas e as cabeças (reserve) e elimine a parte escura do dorso. 4. Coloque em uma panela as
  16. 16. 30 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 31 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A Quiche lorraine 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g 1½ xícara (chá) de farinha de trigo . 180 g ½ xícara (chá) de manteiga em cubos pequenos . 100 g 3 gemas . 45 g 100 g de bacon picado em pedaços bem pequenos 1 colher (sopa) de azeite de oliva . 10 g 3 ovos . 150 g 1 pitada de noz-moscada ralada ½ xícara (chá) de queijo gruyère ralado ou queijo-de-minas curado . 95 g Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto 1. Peneire em uma tigela a farinha de trigo com 1 pitada de sal. Junte a manteiga e misture com as pontas dos dedos. Adicione 2 gemas e 1 colher (sopa) de água. Amasse até ficar homogêneo, faça uma bola com a massa, enrole com filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos. 2. Passado o tempo, abra a massa forrando o fundo e as laterais das 8 assadeiras (8 cm de diâmetro). Volte para a geladeira e deixe por mais 10 minutos. Fure a massa com um garfo e leve ao forno preaquecido em temperatura média (180ºC) por 10 minutos ou até ficar levemente dourada. Retire do forno e pincele a massa com a gema restante batida. Deixe no forno por mais 5 minutos. Reserve. 3. Em uma frigideira, frite o bacon no azeite de oliva. Ao dourar, retire do fogo e espalhe o bacon sobre toalha de papel para retirar o excesso de gordura. 4. Em uma tigela, bata com um batedor manual os ovos com a noz- moscada, o sal e a pimenta-do-reino. Junte o creme de leite e bata por mais 2 minutos. Deixe na geladeira por 20 minutos. 5. Passado o tempo, espalhe o bacon e o queijo sobre a massa. Cubra com o creme e asse por 15 minutos ou até o recheio dourar. Retire do forno. 6. Montagem: desenforme a quiche, arrume nos pratos e sirva com salada. Estrogonofe de berinjela 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g 2 berinjelas grandes com casca e picadas . 660 g 6 colheres (sopa) de azeite de oliva . 60 g 1 colher (sopa) de orégano desidratado . 1,5 g 1 cebola média picada em pedaços pequenos . 125 g 2 dentes de alho sem cascas em lâminas finas . 12 g 1 colher (sopa) de mostarda de Dijon . 15 g 4 colheres (sopa) de ketchup . 60 g 2 colheres (sopa) de molho inglês . 30 ml 1 xícara (chá) de caldo de legumes . 240 ml 3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado . 12 g 200 g de tomates secos picados Sal e molho de pimenta a gosto 1. Preaqueça o forno em temperatura média (200°C). 2. Em uma tigela, coloque as berinjelas, cubra com água misturada com 1 colher (sopa) de sal. Deixe descansar por 20 minutos. Em seguida, enxágüe a berinjela, seque, disponha em uma assadeira e regue com 3 colheres (sopa) de azeite de oliva e o orégano. Leve ao forno por 20 minutos ou até a berinjela ficar macia. Retire do forno e reserve. 3. Em uma panela refogue a cebola e o alho no azeite de oliva restante. Adicione a mostarda, o ketchup, o molho inglês e o caldo de legumes. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até encorpar. Rendimento: 6 porções de 180 g Tempo de preparo: 30 minutos (mais 20 minutos para a berinjela descansar mais 20 minutos de forno) Valor nutricional por porção 320 Cal; 33,5 g de carboidratos; 7,5 g de proteínas; 20,5 g de gorduras totais; 29 mg de colesterol; 7,5 g de fibras; 6 mg de ferro; e 130 mg de cálcio Junte as berinjelas, o creme de leite, o cheiro-verde, o molho de pimenta e acerte o sal. Cozinhe, sem parar de mexer, por 5 minutos.No final, incorpore os tomates secos. Retire do fogo. 4. Montagem: disponha nos pratos o estrogonofe de berinjela e sirva com arroz com ervas. Decore com cebolinha-verde. Rendimento: 8 quiches de 85 g Tempo de preparo: 30 minutos (mais 1 hora de geladeira mais 30 minutos de forno) Valor nutricional por quiche 385 Cal; 17,5 g de carboidratos; 13,5 g de proteínas; 30 g de gorduras totais; 222 mg de colesterol; 3 g de fibras; 1,5 mg de ferro; e 170 mg de cálcio
  17. 17. 32 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 33 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g 1 xícara (chá) de açúcar . 180 g 3 claras . 105 g ½ xícara (chá) de manteiga sem sal . 100 g 5 gemas . 75 g 1 xícara (chá) de leite longa vida integral em embalagem da Tetra Pak . 240 ml 5 colheres (sopa) de leite condensado em embalagem da Tetra Pak . 100 g ½ kg de chocolate meio amargo picado derretido em banho-maria 1 colher (chá) de fermento em pó . 2 g 1 xícara (chá) de nozes picadas . 110 g Musse de chocolate 1. Misture em uma panela a metade do açúcar com ½ xícara (chá) de água. Leve ao fogo, sem mexer, por 10 minutos ou até obter uma calda. Retire do fogo e reserve. 2. Bata as claras na batedeira até obter picos firmes. Junte, aos poucos e sem parar de bater, a calda quente e bata até formar um merengue firme. Misture, aos poucos e com delicadeza, o creme de leite. Reserve na geladeira. 3. Bata as gemas em uma panela e misture, aos poucos o leite fervente. Acrescente o leite condensado, leve ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, até encorpar, mas sem ferver. Retire do fogo, disponha dentro de uma tigela com água gelada e bata por 3 minutos. Misture, aos poucos, o chocolate derretido e misturado com manteiga e o merengue com o creme de leite. Reserve. 4. Coloque em uma panela o açúcar restante e 4 colheres (sopa) de água. Leve ao fogo e, ao ferver, acrescente o fermento e as nozes. Cozinhe sem parar de mexer até açucarar. Retire do fogo e, ao esfriar, distribua em 12 taças. Leve à geladeira por 4 horas. Decore com nozes. Rendimento: 12 porções de 125 g Tempo de preparo: 50 minutos (mais 4 horas de geladeira) Valor nutricional por porção 465 Cal; 48 g de carboidratos; 7 g de proteínas; 31 g de gorduras totais; 116 mg de colesterol; 3 g de fibras; 2 mg de ferro; e 70 mg de cálcio
  18. 18. 34 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 35 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A Rendimento: 10 porções de 135 g Tempo de preparo: 30 minutos (mais 2 horas de geladeira) Valor nutricional por porção 385 Cal; 35 g de carboidratos; 5,5 g de proteínas; 27,5 g de gorduras totais; 120 mg de colesterol; 2,5 g de fibras; 1,5 mg de ferro; e 115 mg de cálcio M u s s e d e c h o c o l a t e b r a n c o 2 caixinhas de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 400 g 2 xícaras (chá) de leite longa vida integral em embalagem da Tetra Pak . 480 ml 1 colher (sopa) de essência de baunilha . 15 ml 4 gemas . 60 g 5 colheres (sopa) de açúcar . 60 g 4 colheres (sopa) de farinha de trigo . 30 g 400 g de chocolate branco picado 1. Coloque em uma panela o leite e a baunilha. Leve ao fogo e deixe até ferver. Abaixe o fogo e ferva por mais 2 minutos. Retire do fogo e deixe amornar. 2. Em uma tigela, bata as gemas com o açúcar até obter um creme claro. Junte a farinha de trigo e bata por mais 1 minuto. Aos poucos, adicione o leite. Volte para uma panela e cozinhe em fogo baixo e sem parar de mexer, até ferver. Retire do fogo e deixe amornar. 3. Derreta o chocolate em banho- maria e misture com o creme de gema e o creme de leite. Mexa com delicadeza, distribua em taças e leve para gelar por 2 horas. 4. No momento de servir, decore com cereja e folhas de hortelã.
  19. 19. 36 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 37 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g ½ kg de carne-seca limpa sem sal e picada 3 colheres (sopa) de azeite de oliva . 30 g 1 cebola média picada . 115 g Folhas de 1 maço médio de coentro picadas . 15 g 2 tomates médios sem pele e sem sementes picados 800 g de mandioca sem casca e picada ½ xícara (chá) de leite longa vida integral em embalagem da Tetra Pak . 120 ml 1 pitada de colorau Sal a gosto Escondidinho de carne-seca 1. Coloque a carne-seca em uma panela de pressão com 1 litro de água. Leve ao fogo e cozinhe por 45 minutos ou até a carne ficar bem macia. Retire do fogo. 2. Tire a pressão da panela, abra-a e escorra a água. Desfie a carne grosseiramente e coloque em uma panela. Acrescente 2 colheres (sopa) de azeite de oliva e a cebola. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 3 minutos. Junte o coentro e os tomates. Cozinhe por 5 minutos, retire do fogo e reserve. 3. Cozinhe a mandioca em uma panela com 1½ litro de água até ficar bem macia. Retire do fogo, escorra a água e passe a mandioca (ainda quente) por um espremedor de batata, aparando em uma tigela. Misture o creme de leite, o leite e o sal. Leve ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, até encorpar. Retire do fogo e reserve. 4. Arrume em uma assadeira 8 moldes vazados (8 cm) e distribua um pouco do purê de mandioca, o refogado de carne e cubra com o restante do purê de mandioca. Leve ao forno preaquecido em temperatura média (180ºC) por 20 minutos ou até a superfície dourar. Retire do forno. 5. Montagem: desenforme o escondidinho nos pratos, regue com o colorau misturado com o azeite de oliva restante. Decore com coentro.Rendimento: 8 porções de 190 g Tempo de preparo: 45 minutos (mais 1 hora e 35 minutos de cozimento mais 20 minutos de forno) Valor nutricional por porção 280 Cal; 33 g de carboidratos; 11 g de proteínas; 12 g de gorduras totais; 35 mg de colesterol; 5 g de fibras; 2,5 mg de ferro; e 90 mg de cálcio Rigatoni à carbonara 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g 2 colheres (sopa) de óleo . 20 g 50 g de bacon picado em pedaços bem pequenos 4 gemas . 60 g ½ xícara (chá) de queijo romano ou parmesão ralado na hora . 55 g 1 colher (sopa) de azeite de oliva . 10 g 3 colheres (sopa) de salsinha picada . 12 g 400 g de rigatoni Sal a gosto 1. Aqueça o óleo em uma frigideira, junte o bacon e frite, mexendo de vez em quando, até dourar. Retire do fogo e espalhe sobre toalha de papel. Reserve. 2. Em uma tigela refratária, disponha as gemas, o queijo, o creme de leite e o sal. Bata com um batedor manual até a mistura ficar esbranquiçada. Leve ao fogo em banho-maria e cozinhe, sem parar de bater, por 4 minutos, mas não deixe ferver. Retire do fogo e adicione, aos poucos, o azeite de oliva. Bata até amornar e misture o bacon, a salsinha e acerte o sal. 3. Coloque o macarrão em uma panela com 4 litros de água fervente e o sal. Cozinhe, mexendo de vez em quando com cuidado, por 10 minutos ou até a massa ficar al dente. Retire do fogo e escorra a água. 4. Montagem: distribua a massa nos pratos, cubra com o molho e decore com salsinha e crisp de bacon. Rendimento: 6 porções de 180 g Tempo de preparo: 20 minutos (mais o tempo de cozimento da massa) Valor nutricional por porção 475 Cal; 52,5 g de carboidratos; 18 g de proteínas; 21 g de gorduras totais; 170 mg de colesterol; 2 g de fibras; 5 mg de ferro; e 210 mg de cálcio
  20. 20. 38 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 39 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A M u s s e d e f r u t a s v e r m e l h a s 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g 1 xícara (chá) de mistura de frutas vermelhas . 140 g 1 xícara (chá) de açúcar . 180 g ½ xícara (chá) de sagu . 90 g 6 colheres (sopa) de gelatina em pó sabor framboesa . 85 g ½ xícara (chá) de leite longa vida em embalagem da Tetra Pak fervente . 120 ml 5 gemas . 75 g 1. Bata no liquidificador as frutas vermelhas com a metade do açúcar e 750 ml de água. Despeje em uma panela e junte o sagu. Leve ao fogo baixo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 30 minutos ou até as bolinhas de sagu ficarem transparentes. Retire do fogo e reserve. 2. Em uma tigela, dissolva a gelatina no leite e reserve. 3. Coloque em uma tigela refratária as gemas com o açúcar restante. Bata até formar um creme esbranquiçado. Leve ao fogo e cozinhe, em banho-maria sem parar de bater, por 3 minutos ou até encorpar. Retire do fogo, transfira para a tigela da batedeira e incorpore o creme de leite e a gelatina. Bata por 2 minutos e misture 2/3 do sagu. 4. Distribua a mistura em 8 assadeiras (capacidade para 100 ml) umedecidas e deixe na geladeira por 4 horas ou até musse ficar firme. 5. Montagem: desenforme a musse nos pratos e sirva com o sagu restante. Decore com tomilho e framboesa. Rendimento: 8 porções de 100 g Tempo de preparo: 25 minutos (mais 30 minutos de cozimento mais 4 horas de geladeira) Valor nutricional por porção 250 Cal; 39 g de carboidratos; 3,5 g de proteínas; 9,5 g de gorduras totais; 144 mg de colesterol; 0,5 g de fibras; 1 mg de ferro; e 62 mg de cálcio
  21. 21. 40 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 41 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g 3 ovos . 150 g 1½ xícara (chá) de açúcar refinado . 270 g 2 xícaras (chá) de farinha de trigo . 240 g 1 colher (sopa) de fermento em pó . 10 g 1 xícara (chá) de leite longa vida desnatado em embalagem da Tetra Pak . 240 ml 1 colher (sopa) de manteiga . 12 g 4 colheres (chá) de gelatina em pó incolor e sem sabor . 6 g 1 caixinha de leite condensado em embalagem da Tetra Pak . 395 g 1½ xícara (chá) de suco concentrado de maracujá . 240 g 2 claras . 70 g Bolo musse de maracujá 1. Bata as claras na batedeira até formar picos firmes. Acrescente as gemas (uma a uma) e 1 xícara (chá) de açúcar. Adicione, aos poucos, a farinha de trigo peneirada com fermento alternando com o leite morno. Disponha em uma assadeira (26 cm x 20 cm), untada com a manteiga. Asse em forno preaquecido em temperatura média (180ºC) por 25 minutos ou até que enfiando um palito no bolo ele saia limpo. Retire do forno, desenforme o bolo e reserve. 2. Em uma tigela refratária, hidrate a gelatina em 8 colheres (sopa) de água, leve ao fogo em banho-maria até dissolver. Retire do fogo e bata no liquidificador com o leite condensado, o creme de leite e 1 xícara (chá) de suco de maracujá. Leve à geladeira por 30 minutos ou até a musse começar a ficar firme. 3. Bata as claras na batedeira e, ao obter picos firmes, junte lentamente uma calda quente elaborada com o restante do açúcar e do suco de maracujá . Bata até formar um merengue. 4. Montagem: corte o bolo em 12 pedaços com aros vazados (6 cm de diâmetro) e deixe dentro dos aros. Distribua a musse e deixe gelar por 4 horas. Ao servir, disponha o merengue e decore com polpa de maracujá. Rendimento: 12 porções de 150 g Tempo de preparo: 40 minutos (mais 25 minutos de forno mais 4 horas e 30 minutos de geladeira) Valor nutricional por porção 355 Cal; 59 g de carboidratos; 8,5 g de proteínas; 9,5 g de gorduras totais; 81 mg de colesterol; 2,5 g de fibras; 1 mg de ferro; e 124 mg de cálcio Musse de coco 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g 4 folhas de gelatina incolor . 8 g 3 colheres (sopa) de jerez ou rum . 45 ml 1 caixinha de leite de coco em embalagem da Tetra Pak . 200 g ½ xícara (chá) de açúcar . 90 g 3 claras . 105 g 1 xícara (chá) de coco ralado . 80 g 1. Hidrate as folhas de gelatina em uma tigela com água. Em seguida, escorra a água, esprema as folhas de gelatina e junte o jerez quente. Mexa até a gelatina dissolver. Acrescente o creme de leite e o leite de coco. Bata com um batedor manual por 1 minuto e reserve. 2. Misture em uma panela o açúcar com as claras. Leve ao fogo e cozinhe, sem mexer, por 1 a 2 minutos ou até amornar. Retire do fogo, transfira para a tigela da Rendimento: 6 porções de 150 g Tempo de preparo: 20 minutos (mais 6 horas de geladeira) Valor nutricional por porção 310 Cal; 24,5 g de carboidratos; 5 g de proteínas; 20,5 g de gorduras totais; 29 mg de colesterol; 1,5 g de fibras; 1 mg de ferro; e 40 mg de cálcio batedeira e bata por 4 minutos ou até obter um merengue brilhante. 3. Despeje, aos poucos e mexendo com delicadeza, sobre a mistura de creme leite. Por fim, incorpore o coco ralado e arrume em uma assadeira (26 cm x 20 cm) umedecida. Deixe na geladeira por 6 horas ou até ficar bem firme. 4. Montagem: corte a musse em pedaços, arrume nos pratos e decore com coco queimado ralado.
  22. 22. 42 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 43 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g 2 potes de iogurte desnatado . 400 g 4 colheres (chá) de gelatina em pó incolor e sem sabor . 6 g 13 colheres (sopa) de açúcar . 156 g 2 gemas peneiradas. 30 g 250 g de morangos 3 colheres (sopa) de vinho de sobremesa . 45 ml Musse de iogurte com calda de morango Rendimento: 8 porções de 125 g Tempo de preparo: 25 minutos (mais 10 minutos de cozimento mais 5 horas de geladeira) Valor nutricional por porção 195 Cal; 27 g de carboidratos; 5 g de proteínas; 7,5 g de gorduras totais; 70 mg de colesterol; 0,5 g de fibras; 0,5 mg de ferro; e 135 mg de cálcio 1. Bata por 2 minutos na batedeira o creme de leite com o iogurte. Reserve na geladeira. 2. Hidrate a gelatina em uma tigela refratária com 2 colheres (sopa) de água. Leve ao fogo em banho-maria até dissolver. Retire do fogo e reserve. 3. Misture em uma panela 6 colheres (sopa) açúcar com 150 ml de água. Leve ao fogo até ferver. Retire do fogo, incorpore as gemas sem parar de mexer. Volte ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, até encorpar, mas sem ferver. Retire do fogo e bata a mistura na batedeira até esfriar. Junte a gelatina dissolvida e bata por mais 1 minuto. Misture o creme de leite batido com o iogurte e mexa com cuidado. Distribua em 8 assadeiras individuais (capacidade para 200 ml) e leve para gelar por 5 horas ou até a musse ficar firme. 4. Bata no liquidificador os morangos com o açúcar restante e o vinho. Despeje em uma panela, leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 10 minutos. 5. Montagem: desenforme as musses nos pratos, regue com a calda de morango e decore com morango. 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g 4 folhas de gelatina incolor . 4,5 g 1½ xícara (chá) de suco de maracujá em embalagem da Tetra Pak . 360 ml 5 colheres (sopa) de açúcar . 60 g 3 claras . 105 g 1. Em uma tigela, coloque a gelatina, cubra com água e deixe hidratar. Em seguida, esprema as folhas de gelatina, coloque em uma tigela e junte ½ xícara (chá) de suco de maracujá bem quente. Misture e despeje na tigela da batedeira com o creme de leite. Cubra com filme plástico e deixe por 30 minutos. Passado o tempo, bata por 10 minutos e reserve. 2. Coloque em uma panela o açúcar e as claras. Leve ao fogo, sem parar de mexer, por 1 a 2 minutos ou até amornar. Retire do fogo e bata por 4 minutos na batedeira. Acrescente a mistura de creme de leite e mexa com cuidado até ficar homogêneo. 3. Despeje o creme em 4 tigelas (capacidade para 150 ml) umedecidas com água e deixe na geladeira por 3 horas ou até a musse ficar firme. 4. Em uma panela, coloque o restante suco de maracujá, leve ao fogo, mexendo de vez em quando até reduzir. Retire do fogo e deixe gelar. 5. Montagem: desenforme as musses nos pratos, regue com a calda de maracujá e decore com hortelã. Musse de maracujá Rendimento: 4 porções de 120 g Tempo de preparo: 30 minutos (mais 3 horas e 30 minutos de geladeira) Valor nutricional por porção 245 Cal; 30 g de carboidratos; 5,5 g de proteínas; 12,5 g de gorduras totais; 44 mg de colesterol; 0,2 g de fibras; 0,3 mg de ferro; e 50 mg de cálcio
  23. 23. 44 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 45 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A Torta de limão 2 caixinhas de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 400 g 4 colheres (chá) de gelatina em pó incolor e sem sabor . 6 g 300 g de bananada sem açúcar picada ½ xícara (chá) de açúcar . 90 g 1 colher (chá) de canela em pó . 1,5 g 3 claras . 90 g 2 colheres (sopa) de cacau em pó . 10 g 8 colheres (sopa) de chantilly . 52 g Musse de bananada com canela 1. Em uma tigela refratária, hidrate a gelatina em 4 colheres (sopa) de água. Leve ao fogo em banho-maria até a gelatina dissolver. Retire do fogo, despeje no copo do liquidificador e junte a bananada e o creme de leite. Bata por 5 minutos, disponha em uma tigela e reserve. 2. Misture em uma panela o açúcar com a canela e 4 colheres Rendimento: 8 musses de 110 g Tempo de preparo: 30 minutos (mais 6 horas de geladeira) Valor nutricional por musse 315 Cal; 43,5 g de carboidratos; 4 g de proteínas; 15 g de gorduras totais; 50 mg de colesterol; 1,5 g de fibras; 1 mg de ferro; e 78 mg de cálcio (sopa) de água. Leve ao fogo, sem mexer, até obter uma calda. Retire do fogo e reserve. 3. Bata as claras na batedeira até obter picos firmes. Sem parar de bater junte, aos poucos, a calda (que deve estar fervente) e bata até obter um merengue firme. Despeje sobre o creme de bananada e mexa delicadamente com uma espátula até ficar homogêneo. Distribua em 8 assadeiras (capacidade para 250 ml) umedecidas e deixe na geladeira por 6 horas. 4. Montagem: desenforme as musses nos pratos, polvilhe o cacau em pó, disponha o chantilly e decore com canela em rama. 1 caixinha e 8 colheres (sopa) de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 320 g 2 xícaras (chá) de farinha de trigo . 240 g 1 pitada de sal 1 colher (sopa) de fermento em pó . 10 g 4 colheres (sopa) de manteiga . 48 g 1 caixinha de leite condensado em embalagem da Tetra Pak . 395 g 5 colheres (sopa) de suco de limão . 75 ml 1 colher (sopa) de raspas de casca de limão . 4 g 4 claras . 140 g 8 colheres (sopa) de açúcar . 96 g 1. Peneire em uma tigela a farinha de trigo com o sal e o fermento. Abra uma cavidade, coloque a manteiga (reserve 3 colheres das de chá) e 8 colheres (sopa) de creme de leite. Misture até a massa ficar lisa, embrulhe com filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos. 2. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). 3. Com a massa, forre o fundo e as laterais de 10 assadeiras (capacidade para 150 ml), untadas com a manteiga reservada, leve ao forno por 12 minutos ou até dourar. Retire do forno e reserve. 4. Em uma tigela, bata o leite condensado e o suco de limão até encorpar. Acrescente 1 caixinha de creme de leite e as raspas da casca de limão. Bata por mais 1 minuto e reserve. 5. Bata as claras na batedeira até adquirir picos firmes. Sem parar de bater, junte aos poucos, o açúcar. Bata até obter um merengue firme. 6. Distribua o recheio sobre a massa e arrume o merengue. Volte ao forno em temperatura baixa (150ºC) por 13 minutos ou até o merengue dourar. Retire do forno e leve para gelar. 7. Montagem: desenforme as tortas nos pratos e decore com raspas de casca de limão. Rendimento: 10 tortinhas de 110 g Tempo de preparo: 35 minutos (mais 30 minutos para a massa descansar mais 25 minutos de forno) Valor nutricional por tortinha 370 Cal; 51 g de carboidratos; 9 g de proteínas; 16 g de gorduras totais; 52 mg de colesterol; 3 g de fibras; 1 mg de ferro; e 152 mg de cálcio
  24. 24. 46 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 47 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g 300 g de massa folhada semilaminada 3 ovos . 150 g 2 xícaras (chá) de ricota . 125 g 2 xícaras (chá) de queijo gorgonzola . 250 g ½ xícara (chá) de nozes trituradas . 55 g Torta de queijo gorgonzola 1. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). 2. Abra a massa em uma superfície lisa, forre o fundo e as laterais de 8 fôrmas para empada (capacidade para 150 ml). Fure com um garfo e reserve na geladeira. 3. Bata os ovos por 3 minutos no liquidificador. 4. Passe a ricota e o queijo gorgonzola por uma peneira, aparando em uma tigela. Junte os ovos, o creme de leite e as nozes. Mexa com cuidado até ficar homogêneo e distribua o creme sobre as massas.Leve ao forno por 25 minutos ou até o recheio ficar firme e a massa dourar. Retire do forno. 5. Montagem: desenforme as tortas, arrume nos pratos e sirva com salada de folhas temperada com azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino. Rendimento: 8 porções de 125 g Tempo de preparo: 20 minutos (mais 25 minutos de forno) Valor nutricional por porção 465 Cal; 19,5 g de carboidratos; 15,5 g de proteínas; 36 g de gorduras totais; 142 mg de colesterol; 1 g de fibras; 1,7 mg de ferro; e 278 mg de cálcio 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak . 200 g 1 colher (chá) de gelatina em pó incolor e sem sabor . 1,5 g 200 g de goiabada picada 3 claras . 105 g ½ xícara (chá) de requeijão catupiry . 120 g 1. Hidrate a gelatina em 1 colher (sopa) de água e leve ao fogo em banho-maria até dissolver. Retire do fogo e reserve. 2. Coloque em uma panela a goiabada e 1 xícara (chá) de água. Leve ao fogo e cozinhe por 20 minutos ou até obter um doce cremoso. Retire do fogo e reserve. 3. Bata as claras na batedeira até obter picos firmes. Sem parar de bater, acrescente a goiabada fervente e bata até ficar brilhante. Junte a gelatina e o creme de leite. Bata por mais 2 minutos, despeje em uma tigela e deixe gelar por 3 horas. 4. Montagem: modele a musse e o requeijão em forma de quenelles e arrume nos pratos. Decore com geléia de goiaba e tomilho-limão. Musse de goiabada Rendimento: 4 porções de 155 g Tempo de preparo: 20 minutos (mais 20 minutos de cozimento mais 3 horas de geladeira) Valor nutricional por porção 340 Cal; 36 g de carboidratos; 7,5 g de proteínas; 19,5 g de gorduras totais; 64 mg de colesterol; 1 g de fibras; 0,1 mg de ferro; e 105 mg de cálcio
  25. 25. 48 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A í n d i c e Arroz-doce ........................................................................................................................................................................................... 6 Bolo de laranja com coco ...................................................................................................................................................................... 4 Bolo musse de maracujá...................................................................................................................................................................... 41 Escondidinho de carne-seca ................................................................................................................................................................ 36 Estrogonofe de alcatra ........................................................................................................................................................................ 22 Estrogonofe de almôndega com polenta .............................................................................................................................................. 26 Estrogonofe de berinjela ..................................................................................................................................................................... 31 Estrogonofe de camarão...................................................................................................................................................................... 28 Estrogonofe de frango ........................................................................................................................................................................ 25 Estrogonofe de peru ........................................................................................................................................................................... 24 Fettuccine com molho Alfredo............................................................................................................................................................ 12 Filé de pescada ao creme ..................................................................................................................................................................... 21 Musse de alecrim ................................................................................................................................................................................ 18 Musse de bananada com canela .......................................................................................................................................................... 44 Musse de camarão .............................................................................................................................................................................. 14 Musse de chocolate branco ................................................................................................................................................................. 34 Musse de chocolate ............................................................................................................................................................................ 32 Musse de coco .................................................................................................................................................................................... 40 Musse de frutas vermelhas .................................................................................................................................................................. 38 Musse de goiabada ............................................................................................................................................................................. 47 Musse de iogurte com calda de morango ............................................................................................................................................. 42 Musse de maracujá ............................................................................................................................................................................. 43 Musse de palmito ............................................................................................................................................................................... 16 Nhoque com creme de pimentão ........................................................................................................................................................ 20 Quiche Lorraine ................................................................................................................................................................................. 30 Rigatoni à carbonara ........................................................................................................................................................................... 37 Sopa cremosa de milho verde .............................................................................................................................................................. 10 Sopa cremosa de tomate........................................................................................................................................................................ 8 Torta de limão .................................................................................................................................................................................... 45 Torta de queijo gorgonzola.................................................................................................................................................................. 46 48 F A Z E N D O A R T E N A C O Z I N H A

×