Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

VITILIGO

1,262 views

Published on

SLIDE - VITILIGO

Published in: Healthcare
  • Be the first to comment

VITILIGO

  1. 1. Vitiligo
  2. 2. O que é Vitiligo ?
  3. 3. Vitiligo é uma doença cutânea( à pele que cobre o corpo de uma pessoa, especialmente aquela que se encontra no rosto). que causa a perda gradativa da pigmentação da pele, geralmente com o surgimento de manchas em todo o corpo. A CONDIÇÃO NÃO É CONTAGIOSA E NEM REPRESENTA UM RISCO PARA A VIDA DE QUEM A POSSUI, MAS PODE AFETAR SERIAMENTE A AUTOESTIMA DO PACIENTE E PODE SER UMA ESPÉCIE DE GATILHO PARA O SURGIMENTO DE PROBLEMAS PSICOLÓGICOS, COMO A DEPRESSÃO.
  4. 4. Tipos de vitiligo... O vitiligo pode ser dividido em dois grandes grupos e, a partir daí, em sete tipos de vitiligo: Vitiligo Localizado Segmentar Focal Mucosa
  5. 5. Vitiligo Generalizado Vulgar Misto Universal Acrofacial
  6. 6. Causas...  a doença ocorre quando as células formadoras de melanina (melanócitos) morrem ou deixam de produzir melanina  Os médicos ainda não sabem explicar por que os melanócitos param de cumprir sua função, mas acredita-se que vitiligo possa ser uma doença autoimune, em que o próprio sistema imunológico da pessoa ataca e destrói os melanócitos.  Evidências médicas também sugerem que vitiligo possa estar relacionada à herança genética
  7. 7. Fatores de risco  Vitiligo pode acontecer com qualquer pessoa, embora seja mais comum em pessoas com a cor de pele mais escura. A doença também pode aparecer durante qualquer fase da vida, mas o seu surgimento é muito mais comum até os 20 anos de idade.
  8. 8. Sintomas de vitiligo  Perda de pigmentação do cabelo, cílios, sobrancelhas ou barba  Perda da cor nos tecidos que revestem o interior de sua boca e nariz (membranas mucosas) tipo de tecido epitelial de revestimento interno, que forram superfícies úmidas.  Perda ou alteração da cor da camada interna do globo ocular (retina)  Manchas descoradas em torno das axilas, umbigo, órgãos genitais e reto.
  9. 9. Membranas Mucosas globo ocular (retina)
  10. 10.  As manchas podem aparecer em todo o corpo, no caso do vitiligo generalizado (mais comum de todos)  As manchas podem surgir em somente um lado ou uma parte do corpo, o que configura um caso de vitiligo segmentar. Nesses casos, a doença costuma aparecer mais cedo e progride por um ou dois anos e depois para.  A doença também pode afetar somente uma parte ou área do corpo, característica do vitiligo focal.
  11. 11. Tratamento para vitiligo  Apesar de ainda ter causa desconhecida, existem alguns tratamentos disponíveis para ajudar a restaurar a cor ou o tom de pele. No entanto, os resultados variam e são imprevisíveis. Medicamentos
  12. 12. Medicamentos: O medicamento mais usado para o tratamento de vitiligo é: Prednisona
  13. 13. Profilaxia  Evite ficar exposto à luz solar e a fontes artificiais de luz que contenham índices altos de raios UV  Faça uso de produtos dermatologicamente testados para dar disfarçar e melhorar a aparência da pele. Consulte seu médico antes de fazê-lo  Não faça tatuagens. Causar esse tipo de lesão pode prejudicar o tratamento e levar ao surgimento de novas manchas.
  14. 14. Complicações possíveis  Problemas sociais e psicológicos causados por baixa autoestima, como depressão.  Queimaduras solares e câncer de pele  Problemas oculares, como a inflamação da íris(é a pupila que se situa na parte anterior do olho)  Perda de audição  Efeitos colaterais do tratamento.
  15. 15. Prevenção Não há maneiras conhecidas ou cientificadas comprovadas que ajudem a prevenir vitiligo.
  16. 16. Conclusão é uma desordem cutânea e adquirida, crônica de evolução clínica imprevisível caracterizada por “máculas acrômicas”(ausência de manchas na pele) em qualquer parte da pele e/ ou mucosas com tendência a aumentar “centrifugamente”(espalhar) de tamanho em decorrência da ausência de melanina na área acometida. Tem sua origem desde a Antiguidade, mas ainda não se conhece sua “etiopatologia”(estuda as causas das doenças).Sabe-se que existem várias teorias para se explicar esta enfermidade, sendo freqüente sua associação com doenças “autoimunes”(imunidade própria), como as “tireoidites”(é uma inflamação crônica da glândula tireoide, e encontramos essa glândula em frente ao pescoço abaixo da laringe).
  17. 17. Fontes e Referências  http://www.minhavida.com.br/saude/temas/vitiligo Revisado por: Dr. Roberto Doglia Azambuja, coordenador do Departamento de Psicodermatologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia – CRM: 636 Ministério da Saúde Sociedade Brasileira de Dermatologia American Academy of Dermatology American Vitiligo Foundation Vitiligo Support
  18. 18. Trabalho realizado e apresentado, pelos alunos Edson Machado, Luciene de Jesus, Werles lazaro, Valdinéia Pontara, Bruna Faitanin, Julha Corrêa. Orientado pelo professor Jorge Luiz – Anatomia Humana e Fisiologia Tec. De Enfermagem da Turma 2enf1 2016. Escola Técnica Samatec.

×