Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Pampa

2,430 views

Published on

1º Ano.

Published in: Education
  • Login to see the comments

Pampa

  1. 1. PAMPA Ana Laura Kunen de Almeida Vitor Nohatto Wesley Bortoloso
  2. 2. Pampa O significado da palavra pampa é região plana. Os pampas brasileiros abrangem cerca de 700 mil km² e ocupam aproximadamente 2,4% da vegetação do País. Além disso, estão presentes na República Oriental do Uruguai, Corrientes, Entrerríos, Santa Fé, La Pampa, províncias de Buenos Aires e no Rio Grande do Sul.
  3. 3. Pampa Os pampas também são conhecidos pelos nomes de Campanha Gaúcha, Campos Sulinos e Campos do Sul. Os tipos de vegetação predominantes nesse bioma são as herbáceas, que possuem entre 10 e 50 cm de altura, gramíneas, alguns arbustos, árvores perto dos cursos d’agua, e plantas rasteiras. Apesar de ser uma área de campos também apresenta grutas e cavernas. O relevo aplanado possui entre 500 metros e 800 metros de altitude.
  4. 4. Pampa: vegetação Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a vegetação do Bioma Pampa pode ser dividida em: 1. Estepe; 2. Savana Estépica; 3. Floresta Estacional Semidecídua; 4. Floresta Estacional Decidual; 5. Formações Pioneiras; 6. Floresta Estacional.
  5. 5. Pampa: vegetação
  6. 6. Pampa: Fauna  Na parte do pampa que pertence o Brasil, são encontrados mais de 3 mil tipos de plantas vasculares, como o capim-mimoso, que compõe a dieta de bovinos e grandes herbívoros silvestres. Esse conta com mais de 350 espécies de aves como caturritas, anus-pretos e pica-paus, além de 90 tipos de mamíferos como tatus, veados e guaraxains.
  7. 7. Pampa Com temperatura amena e chuvas que não variam muito durante o ano, o clima do pampa é considerado subtropical. Em comparação a savanas e florestas, o pampa é considerado fundamental na atenuação do efeito estufa, controle da erosão do solo e preservação da biodiversidade.
  8. 8. Pampa: relevo  O Bioma Pampa é formado por quatro conjuntos que caracterizam seu relevo: 1. Planalto da Campanha; 2. Depressão Central; 3. Planalto Sul-Rio-Grandense; 4. Planície Costeira.
  9. 9. Pampa Trata-se de um patrimônio natural, genético e cultural de importância nacional e global. Também é no Pampa que fica a maior parte do aquífero Guarani. Como a maior parte do relevo dos pampas é de planícies, com grandes áreas de pastagens se desenvolvem grandes rebanhos. Assim, a principal atividade econômica do local é a pecuária extensiva com destaque para a criação de bois e ovelhas. Já as principais produções agrícolas da região são: soja , arroz, milho, trigo e uva.
  10. 10. Pampa Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o IBAMA(2010), no ano de 2002 restavam 41,32% e em 2008 restavam apenas 36,03% da vegetação nativa do bioma Pampa.
  11. 11. Pampa A estrutura da vegetação dos campos – se comparada à das florestas e das savanas – é mais simples e menos exuberante, mas não menos relevante do ponto de vista da biodiversidade e dos serviços ambientais. Ao contrário: os campos têm uma importante contribuição no sequestro de carbono e no controle da erosão, além de serem fonte de variabilidade genética para diversas espécies que estão na base de nossa cadeia alimentar.

×