Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Dicas para enfrentar a ansiedade em vestibulares

1,345 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Dicas para enfrentar a ansiedade em vestibulares

  1. 1. Dicas para Enfrentar a Ansiedade em Vestibulares Prof. Mário Melo
  2. 2. Ansiedade Todos nós sofremos com algum tipo de ansiedade desde crianças; ansiedade não é algo que herdamos geneticamente ou uma enfermidade ou uma doença que contraímos. A ansiedade é algo que criamos. Criamos a ansiedade e os seus sintomas decorrentes pela forma como aprendemos a viver e a interagir com o mundo. Essencialmente, vivemos de forma mais stressada e mais medrosa do que os outros.
  3. 3. Ansiedade nas provas... Apesar da pressão familiar e social em cima de nós porque não ... Em plena maratona de provas, que tal dar uma paradinha, respirar e lembrar seu objetivo? Isso, para não se perder num dos momentos mais importantes de seu caminho rumo à construção de uma carreira.
  4. 4. 1- A partir do momento em que você tem um objetivo em mente, passar no vestibular, acredite, ele pode ser alcançado. Transforme sua realidade, aja.2- Ao agir, faça sempre o seu melhor: prepare-se adequadamente, estude.3- Ajude seus colegas. Você estará, mesmo, é se ajudando, porque quanto mais você treina, mais aprende.4- Como você estuda? Aumente sua qualidade de estudo: Dedique-se. Organize seu tempo. Descanse/relaxe. Durma bem. Tenha horário para lazer.
  5. 5. Estudo- Não estude mais do que quatro horas por dia, além do período que você está na escola; - Não estude só uma matéria por dia. Estude matemática por 50 minutos, pare por dez e retorne estudando literatura por mais 50 minutos. Pare outros dez minutos e retorne estudando biologia, e por aí vai. Alterne sempre as áreas: exatas, humanas, biológicas; - Ambiente claro, silencioso e arejado ajuda nos estudos. Cada um deve encontrar o seu jeito de estudar; - Organize o seu dia, programa-se para todos os compromissos e tenha tempo para relaxar e se divertir.
  6. 6.  Leia todos os livros obrigatórios durante o ano. Não deixe acumular tudo para os dias próximos ao vestibular. Além de ler, procure fazer um resumo com as principais características da obra e seus autores.Mantenha-se informado lendo revistas e jornais diários.Os temas da atualidade costumam cair em redações equestões dos vestibulares.
  7. 7.  Não deixe dúvidas passar em branco. Leve as para seu professor para esclarecê-las, pois elas poderão aparecer na prova. Se você está no Ensino Médio ou no cursinho, estude a matéria em casa no mesmo dia que você teve na escola. Especialistas dizem que é a melhor forma de assimilar e garantir o aprendizado. Durma bem, pois é durante o sono que o cérebro processa e assimila tudo que foi aprendido durante o dia. Faça todos os exercícios e atividades solicitadas pelos professores do colégio ou cursinho.  Pegue questões e respostas dos vestibulares dos últimos 3 anos para conhecer o estilo e nível da prova que você vai fazer. Isso é importante para a familiarização com o tipo de prova. Procure fazer o ENEM, pois ele conta pontos para muitos vestibulares. Faça e refaça redações, pois elas costumam ter um peso significativo nos vestibulares. Sempre que encontrar uma palavra desconhecida nos textos de estudo, procure seu significado no dicionário. Um aluno com um bom nível de entendimento de palavras tem maiores chances de ir bem nas redações e entender o enunciado das questões.
  8. 8. No dia anterior à prova Você já estudou o suficiente. Tranqüilize-se, agora é hora de descansar. Garanta um estado emocional produtivo. A perda da tranqüilidade prejudica seu rendimento. Confie em você. Prova não é um bicho-de-sete-cabeças. Concentre-se no que você tem de melhor. Deixe todos os documentos necessários em ordem e prontos para serem utilizados no dia da prova
  9. 9. No dia “D” - Ao receber a prova, respire fundo pelo nariz e solte pela boca (cinco vezes); - Faça alongamentos nos braços e pernas; - Durante a prova, a cada 50 minutos ou de acordo com a sua necessidade, repita os alongamentos e/ou a respiração; - Peça ao fiscal para ir ao banheiro, lave o rosto, espreguice-se como se tivesse acabado de acordar.
  10. 10.  Não gaste muito tempo em questões que você sabe que terá dificuldades. Comece pelas questões mais fáceis para garantir estes pontos, deixando as mais complexas por último. Se tiver que "chutar" num teste, faça com inteligência. Deixe de lado as alternativas que você percebe que não podem estar corretas. Ou seja, use a técnica da eliminação e o bom senso. Procure sempre escrever respostas completas e de acordo com o que se pede. Não enrole na resposta, pois você poderá perder pontos importantes. Use todo o tempo disponível e faça uma revisão nas respostas, se tiver tempo. Esta revisão serve para eliminar erros de ortografia ou conteúdos.
  11. 11. Alimentação - Na hora da prova, leve biscoito, água ou isotônico;- Evite comida gordurosa ou cremes brancos;- Quanto mais colorido for seu prato, melhor.Vermelho beterraba, verde folhas, branco arroz etc;- Na dúvida, não "experimente". Opte porlanchonetes conhecidas, pois os alimentos estãomais frescos;- Se você come uma feijoada todos os dia no caféda manhã, não é no dia do vestibular que você nãovai comer a sua refeição. O que causa algunsdesarranjos são as novidades, já que seu organismonão está acostumado.
  12. 12. O PODER DOENTUSIASMOHá pessoas que ficamesperando a vida melhorar, osucesso chegar, para depois seentusiasmarem.Jamais irão se entusiasmarcom coisa alguma.O entusiasmo é que traz osucesso.
  13. 13. Boa Prova ! Te encontro no Campus!"Se ao passar pelo mundo eu nãofizer a diferença, de nada terávalido ter vindo."Glauber Barros

×