Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Nova Ordem Mundial 1850

4,196 views

Published on

Published in: Education

Nova Ordem Mundial 1850

  1. 1. NOVA ORDEM MUNDIAL EM MEADOS DESSE SÉCULO, NOVAS NAÇÕES SE JUNTARAM A INGLATERRA, AMPLIANDO O GRUPO DAS POTÊNCIAS INDUSTRIALIZADAS. TRANSPORTE FERROVIÁRIO URBANO EM LONDRES NO SÉCULO XIX S É CULO XIX
  2. 2. INGLATERRA FRANÇA ALEMANHA ITÁLIA ESTADOS UNIDOS JAPÃO MUDANÇAS POLÍTICAS NA FRANÇA, ALEMANHA, ITÁLIA, ESTADOS UNIDOS E JAPÃO, PROPICIARAM O DESENVOLVIMENTO DESSAS, NAÇÕES CRIANDO O “ G6 ” DO SÉCULO XIX.
  3. 3. REVOLUÇÕES LIBERAIS NA FRANÇA HOUVE UMA SÉRIE DE DUAS REVOLUÇÕES EM 1830 E 1848.
  4. 4. CARLOS X – REI DA FRANÇA ENTRE 1824 E 1830 A REVOLUÇÃO DE 1830 DERRUBOU O REI CARLOS X, QUE TENTAVA IMPLANTAR O ABSOLUTISMO (MESMO) ATRAVÉS DAS “ ORDENAÇÕES DE JULHO ”. PACOTE DE MEDIDAS AUTORITÁRIAS QUE FECHAVA O PARLAMENTO, IMPLANTAVA A CENSURA ETC IMPLANTANDO A MONARQUIA CONSTITUCIONAL, O NOVO REGIME EXTINGUIU O ABSOLUTISMO, MAS O VOTO CENSITÁRIO, NÃO INCLUIU AS CAMADAS POPULARES. POR QUE HOUVE OUTRA REVOLUÇÃO? ESSA REVOLUÇÃO FOI LIDERADA PELA ALTA BURGUESIA E TEVE GRANDE PARTICIPAÇÃO POPULAR. LUTA NAS RUAS DE PARIS - 1830
  5. 5. O PAÍS AUMENTOU A QUANTIDADE DE OPERÁRIOS PORÉM, ELES TINHAM AS MESMAS CONDIÇÕES DE MISÉRIA DA INGLATERRA, EM 1760. INDÚSTRIAS NA FRANÇA – 1840 APÓS 1830 A FRANÇA DESENVOLVEU AINDA MAIS A SUA INDÚSTRIA, CRESCENDO EM RITMO BASTANTE ACELERADO.
  6. 6. CAMPONESES SEM TRABALHO – SÉCULO XIX BRAÇOS CRUZADOS – SÉCULO XIX HOUVE ENTÃO A CRISE AGRÍCOLA DE 1846 – 1848, DEVIDO A EPIDEMIA NA AGRICULTURA DE BATATAS CAUSANDO A FOME ENDÊMICA. O POVO REAGIA ORGANIZANDO “ BANQUETES ”. A REPRESSÃO AO MOVIMENTO DESENCADEOU A REVOLUÇÃO. BANQUETES: MOVIMENTOS DE PROTESTO CONTRA O REGIME BURGUÊS
  7. 7. TEVE A PEQUENA BURGUESIA COMANDANDO E O POVO PARTICIPANDO. A MONARQUIA FOI DERRUBADA E IMPLANTARAM A REPÚBLICA COM SUFRÁGIO UNIVERSAL . REVOLUÇÃO LIBERAL E DEMOCRÁTICA 1848 BARRICADAS EM PARIS - 1848 ESSA NOVA REALIDADE POLÍTICA ESTABILIZOU A FRANÇA. ESTÁ ASSOCIADO A ESSE MOMENTO, A CONQUISTA DE COLÔNIAS E SUA EXPANSÃO IMPERIALISTA.
  8. 8. A FRANÇA SERVIU DE EXEMPLO, DESENCADEANDO REVOLTAS PARECIDAS NA ITÁLIA E NA ALEMANHA, ONDE SE LUTAVA PELO NACIONALISMO. ALEMANHA ITÁLIA 1848 - A Primavera dos Povos
  9. 9. UNIFICAÇÕES ALEMANHA E IT ÁLIA TROPAS ALEMÃS NA CIDADE DE PARIS
  10. 10. ÁUSTRIA PRÚSSIA AS REGIÕES DO CENTRO DA EUROPA TIVERAM MUITAS MODIFICAÇÕES DURANTE A ÉPOCA NAPOLEÔNICA.
  11. 11. ÁUSTRIA PRÚSSIA O CONGRESSO DE VIENA RESTAUROU AS MONARQUIAS ABSOLUTISTAS, REPRIMIU OS NACIONALISMOS, MAS AS MUDANÇAS DE NAPOLEÃO ERAM IRREVERSÍVEIS.
  12. 12. EM 1830 , FOI CRIADO O ZOLLVENREIN QUE ELIMINAVA AS BARREIRAS DE COMÉRCIO ENTRE OS REINOS GERMÂNICOS. MAS AINDA HAVIA DESCONFIANÇA EM RELAÇÃO A PRÚSSIA . OS OUTROS REINOS TEMIAM A SUA FORÇA POLÍTICA.
  13. 13. ATÉ QUE SURGIU, O BARÃO OTTO VON BISMARCK, O GRANDE GÊNIO DA UNIFICAÇÃO; NO PODER DESDE 1860. ATRAVÉS DAS GUERRAS ELE CRIOU UM SENTIMENTO NACIONALISTA E A OBRIGAÇÃO DE ENFRENTAR OS INIMIGOS DO POVO GERMÂNICO. BISMARCK NO GOVERNO OTTO VON BISMARCK
  14. 14. INICIALMENTE ATACOU DINAMARCA E ÁUSTRIA VENCENDO AMBAS DE FORMA IMPLACÁVEL, EM 1865. MAIS TARDE HUMILHOU A FRANÇA NA GUERRA DE FRANCO-PRUSSIANA DE 1870, TOMANDO SEUS TERRITÓRIOS DA ALSÁCIA E LORENA. AO FINAL DESSE CONFLITO, SE DEU A FORMAÇÃO DO ESTADO E A UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA . SEU IMEDIATO DESENVOLVIMENTO FOI IMPRESSIONANTE.
  15. 15. EM 1815 A ITÁLIA ERA NOVAMENTE UM MOSAICO DE REINOS, POVOS E LÍNGUAS. A INICIATIVA DA UNIFICAÇÃO PARTIU DO REINO DO PIEMONTE , COMANDADA POR CAVOUR. ESSA ERA A REGIÃO MAIS DESENVOLVIDA E DE BURGUESIA MAIS PODEROSA.
  16. 16. EM 1865, O PIEMONTE COMEÇOU A LUTA PELA UNIFICAÇÃO, ENFRENTANDO OS REINOS VIZINHOS DO NORTE. NO SUL, LUTARAM FORÇAS POPULARES SOB O COMANDO DE GIUSEPPE GARIBALDI.
  17. 17. EM 1870, SÓ FALTAVA O DOMÍNIO DOS ESTADOS PONTÍFICIOS, QUE ESTAVAM SOB PROTEÇÃO DA FRANÇA. NESSE ANO, APÓS A DERROTA FRANCESA, AS TROPAS UNIFICADORAS MARCHARAM EM ROMA E CONCLUÍRAM A UNIFICAÇÃO. ATENÇÃO: A IGREJA PERDEU SEUS TERRITÓRIOS, SÓ CONSEGUINDO A RETOMADA PARCIAL (VATICANO) NO TRATADO DE LATRÃO DE 1929.
  18. 18. A UNIFICAÇÃO COLOCOU A ITÁLIA NO TIME DAS GRANDES POTÊNCIAS, MUITO EMBORA, NESSE GRUPO, ELA SERIA A NAÇÃO MENOS DESENVOLVIDA. CELEBRAÇÃO DA MONARQUIA
  19. 19. ESTADOS UNIDOS EXPANSÃO E GUERRA DE SECESSÃO
  20. 20. ESTADOS UNIDOS REALIZARAM A “ MARCHA PARA O OESTE ” A CUSTA DA COMPRA DE TERRITÓRIOS E ANEXAÇÕES DEPOIS DE DERROTAREM O MÉXICO EM 1848. ATENÇÃO: DURANTE A EXPANSÃO DIZIMARAM OS ÍNDIOS E POVOARAM A REGIÃO COM OS IMIGRANTES EUROPEUS.
  21. 21. ESTADOS DES UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE. OS ESTADOS DO SUL MANTIVERAM A ESCRAVIDÃO E DEFENDIAM O LIVRE-COMÉRCIO COM A INGLATERRA. O NORTE QUERIA O PROTECIONISMO E O FIM DA ESCRAVIDÃO . ESTADOS ESCRAVISTAS
  22. 22. ABRAHAN LINCOLN A POSSE DE LINCOLN ACIRROU OS ÂNIMOS PORQUE ELE PROMETIA IMPLEMENTAR O PROJETO DO NORTE. ENTÃO O SUL SE DECLAROU EM SECESSÃO .
  23. 23. O SUL RESISTIU DURANTE 5 ANOS, MAS O NORTE ERA BEM SUPERIOR. TINHA INDÚSTRIAS, ARMAS E O AÇO. EM 1865, O CONFLITO FOI ENCERRADO NA BATALHA DE APPOMATTOX. ATENÇÃO I: A GUERRA FOI UMA CARNIFICINA CAUSANDO A MORTE DE 600.000 SOLDADOS. ATENÇÃO II: O TRIUNFO DO NORTE FOI A VITÓRIA DA BURGUESIA, ACELERANDO O DESENVOLVIMENTO.
  24. 24. O SUL RESISTIU DURANTE 5 ANOS, MAS O NORTE ERA BEM SUPERIOR. TINHA INDÚSTRIAS, ARMAS E O AÇO. EM 1865, O CONFLITO FOI ENCERRADO NA BATALHA DE APPOMATTOX. ATENÇÃO I: A GUERRA FOI UMA CARNIFICINA CAUSANDO A MORTE DE 600.000 SOLDADOS. ATENÇÃO II: O TRIUNFO DO NORTE FOI A VITÓRIA DA BURGUESIA, ACELERANDO O DESENVOLVIMENTO. ATENÇÃO III: A GUERRA FEZ SURGIR UM ÓDIO RACIAL, QUE SE MANIFESTAVA ATRAVÉS DA KU KLUX KLAN.
  25. 25. O JAPÃO E A ERA MEIJI
  26. 26. ECONOMICAMENTE O JAPÃO ERA UM PAÍS EMERGENTE. POLITICAMENTE ERA UM PAÍS FEUDAL, ONDE SHOGUNS E SAMURAIS DOMINAVAM MILITARMENTE. ATÉ QUE HOUVE A REBELIÃO BURGUESA QUE DERROTOU OS SAMURAIS E IMPLANTOU O NOVO REGIME, COMEÇANDO A ERA MEIJI, EM 1870 .

×