Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Independência do Brasil e da Bahia

6,292 views

Published on

Published in: Education, Travel, Business

Independência do Brasil e da Bahia

  1. 1. A CORTE PORTUGUESA NO BRASIL E O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA TELA DA REVISTA AVENTURAS NA HISTÓRIA, MOSTRA A FUGA DA CORTE PORTUGUESA PARA O BRASIL
  2. 2. MARQUÊS DE POMBAL EM LISBOA D. JOÃO VI E CARLOTA JOAQUINA A TRANSFERÊNCIA DA CORTE ERA UMA IDEIA ANTIGA QUE EXISTIA DESDE A ÉPOCA DE POMBAL , EM MEADOS DO SÉCULO XVIII. NAQUELE MOMENTO, A COLÔNIA ERA MAIS RICA QUE A METRÓPOLE (E CONTINUAVA SENDO) ENTÃO, O BRASIL NÃO ERA MÁ OPÇÃO . NAPOLEÃO SÓ ACELEROU ESSE PROCESSO.
  3. 3. MEDO, CORRERIA. FOI ASSIM QUE A CORTE DESPEDIU-SE DE PORTUGAL – SEM NENHUMA POMPA, MAS A TEMPO DE SALVAR A PRÓPRIA PELE.
  4. 4. AINDA EM SALVADOR, D. JOÃO VI ASSINOU O DECRETO DE ABERTURA DOS PORTOS ÀS NAÇÕES AMIGAS . COM ELE ACABAVA O PACTO COLONIAL E O BRASIL PASSAVA A FAZER LIVRE-COMÉRCIO COM A INGLATERRA . ATENÇAO: OS HISTORIADORES CONSIDERAM QUE ESSE É O MOMENTO DE COMEÇO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL E SIMULTANEAMENTE DEPENDÊNCIA DA INGLATERRA. D. JOÃO VI NA BAHIA
  5. 5. O DECRETO DE D. JOÃO DETERMINAVA O PAGAMENTO DO IMPOSTO DE 24% PARA AS MERCADORIAS IMPORTADAS, MAS A INGLATERRA QUERIA MENOS. EM 1810 , FOI ASSINADO O TRATADO DE ALIANÇA COMÉRCIO E AMIZADE COM A INGLATERRA . <ul><li>PROMESSA DE PROIBIÇÃO DO TRÁFICO DE ESCRAVOS </li></ul><ul><li>DIREITO DE EXTRATERRITORIALIDADE AOS INGLESES </li></ul><ul><li>REDUÇÃO DO IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO PARA 15% </li></ul>
  6. 6. BRASIL PORTUGAL INGLATERRA TAXA DE 15% TAXA DE 16% TAXA DE 24% ESTADOS UNIDOS ESSE TRATADO COLOCAVA O BRASIL ( TOTALMENTE ) NA ÓRBITA DE INFLUÊNCIA DA INGLATERRA . O BENEFÍCIO AOS INGLESES LHES PERMITIA PAGAR UMA TAXA DE IMPOSTO MENOR QUE A DE PORTUGAL.
  7. 7. E OS PORTOS FICARAM ABARROTADOS DE MERCADORIAS INGLESAS , ELIMINANDO A INCIPIENTE PRODUÇÃO LOCAL. DE NADA ADIANTOU, A LIBERAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MANUFATURAS . OS PRODUTOS BRASILEIROS NÃO SUPORTARAM A CONCORRÊNCIA DA INGLATERRA. PORTO DO RIO DE JANEIRO - 1810
  8. 8. <ul><li>BANCO DO BRASIL </li></ul><ul><li>CASA DA MOEDA </li></ul><ul><li>IMPRENSA RÉGIA </li></ul><ul><li>ALFÂNDEGA </li></ul><ul><li>MINISTÉRIOS </li></ul><ul><li>JARDIM BOTÂNICO </li></ul><ul><li>ETC </li></ul>COM A PRESENÇA DA CORTE FOI CRIADA UMA INFRAESTRUTURA QUE DEU STATUS AO BRASIL E MODIFICOU A CIDADE DO RIO DE JANEIRO . MAIS TARDE, ESSA MUDANÇA SERIA DECISIVA NO PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA . RIO DE JANEIRO - 1815
  9. 9. CONGRESSO DE VIENA - 1815 APÓS A DERROTA DE NAPOLEÃO, EM 1815, HOUVE O CONGRESSO DE VIENA DETERMINANDO QUE AS MONARQUIAS VOLTASSEM AO TRONO DE ORIGEM.
  10. 10. MAS O BRASIL FOI ELEVADO A REINO UNIDO E A CORTE NÃO RETORNOU A PORTUGAL. O TRUQUE PERMITIA A PERMANÊNCIA DA CORTE E FORTALECIA PORTUGAL NO CONGRESSO DE VIENA. D. PEDRO E A PRINCESA LEOPOLDINA EM 1817 ATENÇÃO : NA PRÁTICA OS PAPÉIS SE INVERTERAM - O BRASIL ESTAVA SENDO A METRÓPOLE E PORTUGAL A COLÔNIA .
  11. 11. CIDADE DO PORTO SÉCULO XIX PORTUGAL FICOU SOB TUTELA INGLESA E OS PORTUGUESES NÃO ESTAVAM GOSTANDO NADA DISSO. ATÉ QUE HOUVE A...
  12. 12. O MOVIMENTO EM PORTUGAL , QUE COMEÇOU EM 1820, FOI REALIZADO PELOS MILITARES, O POVO E LIDERADO PELA BURGUESIA . Revolução do Porto PINTURA MOSTRA O MOVIMENTO REBELDE
  13. 13. FOI INSTITUÍDA A MONARQUIA CONSTITUCIONAL COM A CRIAÇÃO DAS CORTES ( PARLAMENTO ). CORTES PORTUGUESAS EM 1821 ATENÇÃO: INICIALMENTE A REVOLUÇÃO TEVE CARACTERÍSTICA LIBERAL. PINTURA QUE EXALTA D. JOÃO VI MAS TAMBÉM EXIGIRAM A VOLTA IMEDIATA DE D. JOÃO VI A PORTUGAL. POR QUÊ ? ATENÇÃO II: ELES PRETENDIAM RECOLONIZAR O BRASIL, ANULANDO A ABERTURA DOS PORTOS. NESSE SENTIDO ELA FOI UMA REVOLUÇÃO DÚBIA E CONTRADITÓRIA .
  14. 14. DIZ LAURENTINO GOMES NO LIVRO 1822 , QUE “ PORTUGAL FEZ A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL ” E ELE TEM TODA RAZÃO, NA PERSPECTIVA QUE A ELITE COLONIAL JAMAIS ACEITARIA A ANULAÇÃO DA ABERTURA DOS PORTOS. ERA FÁCIL PERCEBER QUE A INDEPENDÊNCIA ERA IMINENTE . Aproveite a acesse esse comentário sobre o livro 1822 na Internet: http://poleiro.wordpress.com/2011/02/15/livro-1822-de-laurentino-gomes /
  15. 15. RETORNO DE D. JOÃO VI A PORTUGAL EM 1821 EM 1821, A CORTE PORTUGUESA RETORNOU, MAS D. PEDRO FICOU NO BRASIL . A INTENÇÃO ERA QUE ELE CONDUZISSE O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA, OBJETIVO QUE ERA COMPARTILHADO PELAS OLIGARQUIAS. HAVIA O MEDO DO HAITIANISMO , OU SEJA, UMA INDEPENDÊNCIA VERDADEIRAMENTE POPULAR.
  16. 16. EM JUNHO, FOI CONVOCADA A CONSTITUINTE QUE ERA UM GRANDE PASSO JURÍDICO E SINALIZAVA QUE O BRASIL DAVA ADEUS A PORTUGAL. DIA DO FICO – MANIFESTAÇÃO NO RIO DE JANEIRO MUITO RAPIDAMENTE OS FATOS LEVARAM A ISSO. EM JANEIRO DE 1822, HOUVE O DIA DO FICO , QUANDO D. PEDRO ROMPEU COM AS CORTES. EM SETEMBRO, AS CORTES EXIGIAM A IMEDIATA VOLTA DE D.PEDRO . O ATAQUE AO BRASIL ERA IMINENTE.
  17. 17. então se fez a independência... ATENÇÃO: APESAR DA BELEZA DO QUADRO, O 7 DE SETEMBRO FOI UM ARRANJO POLÍTICO , APOIADO PELAS ELITES DO SUDESTE E SEM PARTICIPAÇÃO POPULAR . NÃO ESQUECENDO QUE CONCRETIZAVA UMA REALIDADE, QUE HAVIA COMEÇADO EM 1808, COM A ABERTURA DOS PORTOS . QUADRO DE PEDRO AMÉRICO SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
  18. 18. INDEPENDÊNCIA DA BAHIA CÂMARA DE CACHOEIRA JURA FIDELIDADE A D. PEDRO EM JUNHO DE 1822
  19. 19. EM FEVEREIRO DE 1822 , TROPAS PORTUGUESAS SOB O COMANDO DO ALMIRANTE MADEIRA DE MELO OCUPARAM SALVADOR . AS CORTES PORTUGUESAS PRETENDIAM IMPEDIR A INDEPENDÊNCIA, E ACREDITAVAM QUE A BAHIA SERIA UM FOCO DE APOIO AO COLONIALISMO CACHOEIRA MAS NÃO ESPERAVAM QUE COMEÇASSE NO RECÔNCAVO UMA RESISTÊNCIA CONTRA OS PORTUGUESES. RAPIDAMENTE ESSE MOVIMENTO GANHOU FORÇA E SE ALASTROU. MAPA DO GOOGLE MOSTRA O RECÔNCAVO BAIANA. EM DESTAQUE A CIDADE DE CACHOEIRA.
  20. 20. NA CIDADE DE CACHOEIRA, EM 25 DE JUNHO DE 1822, HOUVE A 1ª DERROTA DAS FORÇAS PORTUGUESAS. PROCLAMARAM FIDELIDADE A D. PEDRO E APRISIONARAM A CANHONEIRA PORTUGUESA ENVIADA COM 70 SOLDADOS, QUE FORAM APRISIONADOS PELOS REBELDES. FOTO MOSTRA A CIDADE DE CACHOEIRA, NO LOCAL ONDE HOUVE O CONFRONTO COM AS FORÇAS PORTUGUESAS, ENVIADAS POR MADEIRA DE MELO.
  21. 21. ENTÃO AS TROPAS BAIANAS AVANÇARAM PELO TERRITÓRIO. EM NOVEMBRO DE 1822 HOUVE A BATALHA DE PIRAJÁ COM A VITÓRIA DAS FORÇAS REBELDES. A PARTIR DAÍ OS PORTUGUESES FICARAM ENCURRALADOS EM SALVADOR. MAPA DO GOOGLE MOSTRA O LOCAL DE PIRAJÁ ( LETRA A ) E VOCÊ PODE OBSERVAR QUE FICA BEM NA ENTRADA DA CIDADE DE SALVADOR.
  22. 22. EM 2 DE JULHO DE 1823 , MADEIRA DE MELO ABANDONAVA SALVADOR, DEPOIS DE MESES DE PENÚRIA E FOME. AS FORÇAS REBELDES TRIUNFALMENTE ENTRARAM NA CIDADE. ERA A INDEPENDÊNCIA DA BAHIA .
  23. 23. REBELDES EM CACHOEIRA ACLAMAM D. PEDRO CONCLUINDO : A LUTA PELA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA TEVE CARÁTER MONARQUISTA E NÃO PRETENDIA A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO. DIFERENTE DA CONJURAÇÃO BAIANA, ELA FOI COMANDADA PELAS ELITES .

×