Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Conjuração Mineira e Baiana

51,804 views

Published on

Published in: Education

Conjuração Mineira e Baiana

  1. 1. CONJURAÇÃO MINEIRA MOMENTO DA PRISÃO DE TIRADENTES.
  2. 2. EM 1777, MORREU D. JOSÉ I E A NOVA RAINHA ERA D. MARIA I QUE DEPOIS SERIA FAMOSA PELA SUA LOUCURA, ELA... <ul><li>DECRETOU A PROIBIÇÃO DO FABRICO DE MANUFATURAS QUE POMBAL HAVIA LIBERADO. </li></ul><ul><li>DETERMINOU A COBRANÇA RIGOROSA DAS DÍVIDAS AMEAÇANDO COM A DERRAMA . </li></ul><ul><li>EM REAÇÃO SURGIU O MOVIMENTO DENOMINADO CONJURAÇÃO MINEIRA . </li></ul>OBSERVE NO GRÁFICO, QUE NO REINADO DA D. MARIA I O OURO HAVIA SE ESGOTADO E CAUSAVA TODA ESSA TURBULÊNCIA.
  3. 3. OS REBELDES TIVERAM GRANDE INFLUÊNCIA DO ILUMINISMO . ESSAS IDEIAS CHEGARAM NA COLÔNIA ATRAVÉS DOS FILHOS DA ELITE QUE ESTUDAVAM EM PORTUGAL. ILUMINISTAS NA FRANÇA
  4. 4. E TAMBÉM DA INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS QUE HAVIA SE CONCRETIZADO, EM 1783, APÓS O CONFLITO QUE A INGLATERRA FOI DERROTADA. DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA DOS EUA - 1776 OS REBELDES SEGUIAM A LÓGICA QUE ERA POSSÍVEL ENFRENTAR E DERROTAR A METRÓPOLE PORTUGUESA.
  5. 5. ELITE MINERADORA ESCRAVOS CAMADA MÉDIA OS CONJURADOS FAZIAM PARTE DA ELITE AMEAÇADA PELA DERRAMA E A COBRANÇA DAS DÍVIDAS. REBELDES DAS MINAS GERAIS ATENÇÃO: A CONJURAÇÃO MINEIRA É CONSIDERADA UMA REVOLTA DAS ELITES, SEM A PARTICIPAÇÃO DO POVO.
  6. 6. <ul><li>A INDEPENDÊNCIA E O FIM DA COLONIZAÇÃO. </li></ul><ul><li>A PROCLAMAÇÃO DO REGIME REPUBLICANO. </li></ul>Os rebeldes queriam: <ul><li>LIBERDADE DE COMÉRCIO. </li></ul><ul><li>A LIBERDADE DE PRODUZIR MANUFATURAS. </li></ul><ul><li>O PERDÃO DAS DÍVIDAS COM PORTUGAL. </li></ul><ul><li>O FIM DA ESCRAVIDÃO . </li></ul>Não queriam: NESSA GRAVURA DO LIVRO, DA COLÔNIA AO IMPÉRIO, DE MIGUEL PAIVA , FICA BEM EVIDENCIADO O CARÁTER ELITISTA DESSA REVOLTA.
  7. 7. PRISÃO DOS REBELDES EM MINAS GERAIS. A PRETENSÃO ERA COMEÇAR A REVOLTA NO DIA DA DERRAMA . DE OURO PRETO A REBELIÃO SE PROPAGARIA PELA REGIÃO DAS MINAS GERAIS. O que deu errado? A DENÚNCIA DE SILVÉRIO DOS REIS PROVOCOU A SUSPENSÃO DA DERRAMA E OS REBELDES SE ESCONDERAM. MAS NÃO ADIANTOU, EM POUCOS MESES TODOS FORAM PRESOS. A ULTIMA PRISÃO FOI A DE TIRADENTES. PRISÃO DE TIRADENTES NO RIO DE JANEIRO.
  8. 8. HOUVE ENTÃO A DEVASSA , OU SEJA, O JULGAMENTO DOS CONJURADOS. QUASE TODOS SE DECLARARAM INOCENTES. O JULGAMENTO DE TIRADENTES. ESSE LIVRO ANALISA O PROCESSO DE JULGAMENTO DOS REBELDES.
  9. 9. QUADRO DE EXALTAÇÃO A TIRADENTES LHE COMPARA A JESUS CRISTO. Por que só Tiradentes foi condenado? POUCA GENTE LEVARIA A SÉRIO UM MOVIMENTO LIDERADO PELO SIMPLES ALFERES. ALÉM DISSO, A RAINHA PODIA RECONCILIAR COM AS ELITES . Por que o seu endeusamento? FOI NA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA QUE MITIFICARAM A SUA FIGURA. ERA O HERÓI PERFEITO PARA O NOVO REGIME.
  10. 10. CONJURAÇÃO BAIANA - 1798 QUADRO MOSTRA O ENFORCAMENTO DOS CONJURADOS BAIANOS.
  11. 11. NO SÉCULO XVIII, SALVADOR PERDEU MUITO COM A TRANSFERÊNCIA DA CAPITAL PARA O RIO DE JANEIRO. ERA UMA CIDADE (POLITICAMENTE) DECADENTE . SALVADOR NO SÉCULO XVIII TAMBÉM ERA EXTORQUIDA COM A COBRANÇA ABUSIVA DE IMPOSTOS PELA CORTE PORTUGUESA. ALÉM DISSO...
  12. 12. AS REVOLTAS PELA INDEPENDÊNCIA NAS ANTILHAS QUEIMARAM CANAVIAIS, ENCARECENDO O PREÇO DO AÇÚCAR . EM CONSEQUÊNCIA, A CANA-DE-AÇÚCAR OCUPOU O ESPAÇO DAS TERRAS FÉRTEIS E FALTARAM ALIMENTOS EM SALVADOR. O POVO PASSAVA FOME .
  13. 13. TAMBÉM AQUI CHEGARAM AS “ MALDITAS IDEIAS FRANCESAS ”. ELAS ERAM DEBATIDAS PELAS ELITES MAIS ESCLARECIDAS. OBVIAMENTE A INDEPENDÊNCIA DOS EUA INFLUENCIOU, MAS... ILUMINISTAS NA FRANÇA DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA DOS EUA - 1776
  14. 14. QUEM MAIS INFLUENCIOU A CONJURAÇÃO BAIANA FOI A REVOLUÇÃO FRANCESA QUE BALANÇAVA O MUNDO DESDE 1789 . QUEDA DA BASTILHA - 1789 MORTE DE LUÍS XVI NA GUILHOTINA AO LONGO DE SEU PROCESSO HOUVE A REPÚBLICA JACOBINA , (1792 - 1795) QUE IMPLANTOU O SUFRÁGIO UNIVERSAL E ABOLIU A ESCRAVIDÃO NAS COLÔNIAS.
  15. 15. CIPRIANO BARATA INICIALMENTE ELA TAMBÉM FOI UMA REVOLTA DAS ELITES. ELITE POVO CAVALHEIROS DA LUZ ATENÇÃO: “CAVALHEIROS DA LUZ” ERA UMA SOCIEDADE SECRETA. APARENTEMENTE ELES ERAM DA MAÇONARIA. GRADATIVAMENTE A REVOLTA FOI AMPLIANDO A PARTICIPAÇÃO DA GENTE DO POVO, DOS PRETOS E DOS MULATOS, O QUE LHE TORNARIA UM MOVIMENTO DE CUNHO POPULAR .
  16. 16. ESSE LIVRO MOSTRA A CONJURAÇÃO BAIANA E SEUS OBJETIVOS. <ul><li>A INDEPENDÊNCIA E O FIM DA COLONIZAÇÃO. </li></ul><ul><li>O REGIME REPUBLICANO. </li></ul>Os rebeldes queriam: <ul><li>O FIM DA ESCRAVIDÃO. </li></ul><ul><li>A LIBERDADE DE COMÉRCIO. </li></ul>Não queriam: <ul><li>O PODER DA IGREJA CATÓLICA E PRETENDIAM CRIAR UMA IGREJA DA BAHIA. </li></ul><ul><li>A IGUALDADE DE COR. </li></ul>
  17. 17. LOGO EM SEGUIDA OS REBELDES FORAM PRESOS, JULGADOS E CONDENADOS, EM MENOS DE 1 ANO. EM 12 DE AGOSTO DE 1798, A CIDADE AMANHECEU REPLETA DE BOLETINS REVOLUCIONÁRIOS QUE ANUNCIAVAM A ECLOSÃO DA REVOLTA.
  18. 18. JOÃO DE DEUS MANUEL FAUSTINO LUCAS DANTAS LUÍS DAS VIRGENS EM 8 DE NOVEMBRO DE 1799 , 4 CONJURADOS FORAM ENFORCADOS E ESQUARTEJADOS NA PIEDADE. DURANTE 1 SEMANA SEUS CORPOS FICARAM EXPOSTOS NA CIDADE. ATENÇÃO : CONJURAÇÃO MINEIRA E BAIANA EVIDENCIARAM A CRISE DO SISTEMA COLONIAL E A PROXIMIDADE DO MOMENTO DA INDEPENDÊNCIA. PRAÇA DA PIEDADE EM 8 DE NOVEMBRO DE 1799 NA EUROPA GRANDES MUDANÇAS SE DAVAM NESSA ÉPOCA E VOCÊ VERÁ ISSO NAS PRÓXIMAS TRÊS TELAS.
  19. 19. EM 1805, NAPOLEÃO JÁ TINHA O DOMÍNIO DE QUASE TODA A EUROPA. SUA EXPANSÃO FOI AVASSALADORA, MAS FALTAVA A ... NAPOLEÃO COROADO IMPERADOR, EM 1804 INGLATERRA QUE HAVIA DERROTADO A FRANÇA DE FORMA IMPLACÁVEL, NA CÉLEBRE BATALHA NAVAL DE TRAFALGAR . FAÇA A LEITURA DO MAPA, PRESTANDO BEM ATENÇÃO NA LEGENDA.
  20. 20. APÓS A DERROTA NOS MARES ERA UMA ESTRATÉGIA COMERCIAL, QUERENDO SUFOCAR A ECONOMIA INGLESA E DESTRUIR O SEU PODERIO INDUSTRIAL, MAS TERMINOU LHE CAUSANDO GRANDES PROBLEMAS . ENTÃO NAPOLEÃO DECRETOU, EM 1806, O BLOQUEIO CONTINENTAL QUE PROIBIA O COMÉRCIO DA EUROPA COM A INGLATERRA.
  21. 21. PORTUGAL FINGIA QUE ACEITAVA, MAS FAZIA COMÉRCIO COM A INGLATERRA. ATÉ QUE NAPOLEÃO DECIDIU INVADIR O TERRITÓRIO PORTUGUÊS . D. JOÃO VI NÃO ESPEROU NAPOLEÃO E FUGIU PARA O BRASIL TRAZENDO COM ELE A CORTE PORTUGUESA. O FILME “CARLOTA JOAQUINA” CONTA ESSA HISTÓRIA.

×