Bloqueio de Berlim e Guerra da Coreia

3,150 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,150
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Bloqueio de Berlim e Guerra da Coreia

  1. 1. 1947 -1949 O bloqueio de Berlim e a divisão da Alemanha. A HISTÓRIA DO FILME SE PASSA DURANTE ESSE PERÍODO DE CRISE NA ALEMANHA
  2. 2. COM A PRESENÇA DO EXÉRCITO VERMELHO NO LESTE EUROPEU, FOI RATIFICADA NA CONFERÊNCIA DE YALTA, EM 1945, A DIVISÃO DO TERRITÓRIO ALEMÃO. EXÉRCITO VERMELHO.
  3. 3. DIVISÃO DA CIDADE DE BERLIM. ENTRE 1945 E 1947 OS ALIADOS CAPITALISTAS REALIZARAM ELEIÇÃO NO LADO OCIDENTAL E CRIARAM UMA MOEDA ÚNICA. A ALEMANHA FOI DIVIDIDA EM 4 PARTES, ENTRE INGLATERRA, FRANÇA, EUA E URSS . A PRESENÇA DA FRANÇA ERA UMA FORMA DE RECUPERÁ-LA DEPOIS DO TRAUMA DA 2ª GUERRA.
  4. 4. STALIN PRETENDIA INTIMIDAR OS EUA E ACREDITAVA QUE OS ALIADOS NÃO LUTARIAM PELA CIDADE QUE ESTAVA EM RUÍNAS. EM CONSEQUÊNCIA A URSS DETERMINOU O BLOQUEIO DE BERLIM IMPEDINDO O ACESSO TERRESTRE AO LADO OCIDENTAL DA CIDADE.
  5. 5. COM O ISOLAMENTO ESSA PARTE DA CIDADE FICAVA SEM O MÍNIMO NECESSÁRIO A SUA SOBREVIVÊNCIA.
  6. 6. AVIÃO TRANSPORTA MERCADORIAS CRIANÇAS BRINCAM COM O BLOQUEIO ENTÃO EUA E INGLATERRA CRIARAM UMA PONTE AÉREA , COM O OBJETIVO DE ABASTECER BERLIM OCIDENTAL, COM DURAÇÃO DE 11 MESES.
  7. 7. FINALMENTE, EM 1949, INSTITUIU-SE A DIVISÃO DAS DUAS ALEMANHAS: REPÚBLICA FEDERATIVA ALEMÃ E REPÚBLICA “DEMOCRÁTICA” ALEM Ã . A CIDADE DE BERLIM TAMBÉM FICOU DIVIDIDA EM 2 PARTES – OCIDENTAL E ORIENTAL. OS PAÍSES SOCIALISTAS SE INTITULAVAM DEMOCRACIAS POPULARES .
  8. 8. A ALEMANHA DIVIDIDA ERA O LUGAR DO MUNDO QUE MAIS EVIDENCIAVA A BIPOLARIDADE DA GUERRA FRIA. CARTAZ DA COPA DO MUNDO DE 1974 TIME DA ALEMANHA ORIENTAL ATENÇÃO: MAS NÃO ESQUEÇA : O MURO DE BERLIM SÓ FOI CONSTRUÍDO EM 1961 . O BLOQUEIO DE BERLIM É CONSIDERADO UM DOS MOMENTOS MAIS TENSOS DESSE CONFLITO.
  9. 9. 1950 - 53 a Guerra da Coréia TELA MOSTRA A DESTRUIÇÃO A MOSTRA NA GUERRA DA COREIA.
  10. 10. ELA SERIA O PRINCIPAL LOCAL DE ATAQUE AO TERRITÓRIO JAPONÊS. A GUERRA TERMINOU, A DIVISÃO PERMANECEU E A COREIA FOI ESQUECIDA PELOS DOIS LADOS. NO FINAL DA GUERRA NO PACÍFICO FOI DECIDIDO A DIVISÃO DO TERRITÓRIO DA COREIA. O NORTE SOB CONTROLE SOVIÉTICO E O SUL SOB CONTROLE NORTE-AMERICANO Mapa mostra ofensiva norte-americana no Pacífico.
  11. 11. NO ANO SEGUINTE A COREIA DO NORTE TOMOU A INICIATIVA E INVADIU A COREIA DO SUL . SEU OBJETIVO ERA UNIFICAR AS DUAS COREIAS SOB A ÉGIDE DO COMUNISMO. MAO-TSÉ-TUNG EM 1949, HOUVE A REVOLUÇÃO COMUNISTA NA CHINA , MUDANDO AS RELAÇÕES DE PODER NO EXTREMO ORIENTE.
  12. 12. O FILME MOSTRA O CONFLITO NA COREIA NO INÍCIO O ATAQUE NORTE-COREANO FOI UM SUCESSO, MAS OS “EUA” ENTRARAM EM AÇÃO, LOGO APÓS A OFENSIVA DA COREIA DO NORTE. AS FORÇAS DA COREIA DO SUL ERAM MUITO PRECÁRIAS E DEPENDIAM TOTALMENTE DOS EUA .
  13. 13. DEPOIS DE 3 ANOS A GUERRA NÃO TINHA VENCEDORES E AMBOS OS LADOS PERDERAM MILHARES DE SOLDADOS. O SUCESSO ENTÃO FOI DESSAS FORÇAS, MAS A “CHINA” ENTROU NO CONFLITO E O PLACAR FICOU NO EMPATE. NINGUÉM GANHAVA E NINGUÉM PERDIA. O CONFLITO ENTÃO TERMINOU EM 1953, SEM DECLARAÇÃO FORMAL DE SEU FINAL.
  14. 14. SOLDADOS NO LADO DA COREIA DO SUL HOJE , A FRONTEIRA DA COREIA É O LOCAL DO MUNDO QUE MAIS LEMBRA A GUERRA FRIA.

×