Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Deriva Continental

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Deriva Continental

  1. 1. Deriva Continental 01- O SUPERCONTINENTE PRÉ-CAMBRIANO E O MUNDO DE GELO. Este é o mapa que mostra a divisão do frio e o supercontinente RODÍNIA, o qual se formou a 1,1 bilhão de anos atrás. 02- CAMBRIANO: O INÍCIO DA ERA PALEOZÓICA Animais com cascos duros começaram a surgir em grande número nos primeiros tempos do Período Cambriano. Os Continentes foram "alagados" por mares rasos. O supercontinente GONDWANA foi recém formado e estava localizado perto do Pólo Sul.
  2. 2. 03- ANTIGOS OCEANOS SEPARAM OS CONTINENTES Durante o Período Ordoviciano, antigos oceanos serpararam os áridos continentes de Laurentia, Baltica, Sibéria e Gondwana. No final do Período Ordoviciano foram registradas as temperaturas mais frias da história da Terra. O gelo cobria a região sul de Gondwana 04- CONTINENTES COMEÇAM A COLIDIR FECHANDO OCEANOS PALEOZÓICOS Laurentia e Báltica colidem fechando um braço, ao norte, do Oceano Iapetus, formando o continente "Old Red Sandstone". Começa a expansão de recifes de corais e plantas terrestres povoam os áridos continentes.
  3. 3. 05- O DEVONIANO FOI O PERÍODO DOS PEIXES! No Devoniano os Oceanos Paleozóicos foram fechados, formando a "Pré-Pangéia". Com água doce os peixes começaram a migrar dos continentes do hemisfério sul para o norte da América e Europa. Florestas cresceram pela primeira vez nas regiões equatoriais do Canadá Ártico. 06- DURANTE O CARBONÍFERO COMEÇA A FORMAÇÃO DE PANGÉIA Durante o início do Período Carbonífero, os Oceanos Paleozóicos entre a Euramérica e Gondwana começam a se fechar, formando as montanhas Apalaches. Uma camada de gelo cresce no Pólo Sul, assim como um vale de carvão perto do Equador.
  4. 4. 07- FIM DO CARBONÍFERO, TEMPO DE GRANDES PÂNTANOS DE CARVÃO Ao fim do Período Carbonífero, os atuais Continentes das Américas e o Europeu colidiram com os continentes do sul de Gondwana para formar a metade ocidental de Pangéia. Muito gelo cobria o hemisfério sul e grandes pântanos de carvão formaram-se junto ao equador. 08- GRANDES EXTINÇÕES AO FIM DO PERMIANO Enormes desertos cobriram o oeste de Pangéia durante o Período Permiano. 99% de toda a vida morre durante o "evento de extinção" que marcou o fim da Era Paleozóica.
  5. 5. 09- AO FIM DO PERÍODO TRIÁSSICO, O SUPERCONTINENTE PANGÉIA COMEÇA A SE SEPARAR O supercontinente de Pangéia permitiu que animais terrestres migrassem do Pólo Sul para o Pólo Norte. A vida começou a diversificar-se depois da grande extinção Permiano-Triássico. 10- NO PERÍODO JURÁSSICO, OS DINOSSAUROS ESPALHARAM-SE PELA PANGÉIA No início do Jurássico, a região centro-sul da Ásia foi formada. O amplo Oceano Tethys separou-se do norte do continente de Gondwana. Ainda que a Pangéia continuasse intacta, os primeiros estrondos das divisões do continente podiam ser ouvidas.
  6. 6. 11- O FIM DOS DINOSSAUROS O local conhecido como Olhos de Touro registra o impacto de Chicxulub, que foi o impacto foi de um cometa com 10 milhas de largura, que causou uma mudança global no clima que matou os dinossauros e muitas outras formas de vida. No fim do Cretáceo, os oceanos alargaram-se e a Índia aproximou-se da margem sul da Ásia. 12- NO INÍCIO DO CENOZÓICO, A ÍNDIA COLIDE COM A ÁSIA Há 50 - 55 milhões de anos atrás, a Índia começou a colidir com a Ásia formando o planalto Tibetano e o Himalaia. A Austrália, que estava ligada a Antártica, começou a deslocar-se rapidamente para o norte.
  7. 7. 13- A TERRA TEM TIDO UM CLIMA "CONGELANTE" NOS ÚLTMOS 30 MILHÕES DE ANOS Quando a Terra está no seu modo climático "Iglu", existe gelo nos pólos. A placa de gelo polar expande-se devido as variações da órbita da Terra. A última expansão da placa de gelo polar ocorreu a cerca de 18 mil anos atrás 14- ATUALMENTE, A TERRA TEM BEM DEFINIDAS AS SUAS ZONAS CLIMÁTICAS Nós estamos entrando em uma nova fase de colisão continental, que irá, finalmente, resultar na formação de uma nova Pangéia no futuro. O clima global é quente devido à saída da "idade do gelo" e o aumento de gases nobres na atmosfera.
  8. 8. 15- ESTA É A TERRA DAQUI A 50 MILHÕES DE ANOS O movimento das placas do Atlântico irá aumentar; a África irá colidir com a Europa, fechando o Mar Mediterrâneo; a Austrália irá colidir com o Sudeste da Ásia; e a Califórnia ira "deslizar" até a costa Norte do Alaska. 16- O OCEANO ATLÂNTICO COMEÇA A SE FECHAR Novas reduções das zonas à frente da costa leste da América do Norte e da América do Sul começará a consumir o chão do oceano, separando a América do Norte da África.
  9. 9. 17- A ÚLTIMA PANGÉIA IRÁ SE FORMAR DAQUI A 250 MILHÕES DE ANOS A Última Pangéia irá se formar como o resultado de uma redução do chão ao Norte e Sul do oceano Atlântico. Este supercontinente terá um pequeno oceano no seu centro. Bibliografia: http://gilsomoura.vilabol.uol.com.br/eras/eras1.html http://indoafundo.comESTA É A TERRA DAQUI A 50 MILHÕES DE ANOS O movimento das placas do Atlântico irá aumentar; a África irá colidir com a Europa, fechando o Mar Mediterrâneo; a Austrália irá colidir com o Sudeste da Ásia; e a Califórnia ira "deslizar" até a costa Norte do Alaska.
  10. 10. 17- A ÚLTIMA PANGÉIA IRÁ SE FORMAR DAQUI A 250 MILHÕES DE ANOS A Última Pangéia irá se formar como o resultado de uma redução do chão ao Norte e Sul do oceano Atlântico. Este supercontinente terá um pequeno oceano no seu centro. Bibliografia: http://gilsomoura.vilabol.uol.com.br/eras/eras1.html http://indoafundo.comESTA É A TERRA DAQUI A 50 MILHÕES DE ANOS O movimento das placas do Atlântico irá aumentar; a África irá colidir com a Europa, fechando o Mar Mediterrâneo; a Austrália irá colidir com o Sudeste da Ásia; e a Califórnia ira "deslizar" até a costa Norte do Alaska.

×