Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Tags como instalar corretamente para ter performance na loja

295 views

Published on

Palestra realizada por Leonardo Siebra de Alencar, Sócio Diretor de Projetos da e-Can durante a Conferência E-Commerce Brasil MINAS 2018

Published in: Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Tags como instalar corretamente para ter performance na loja

  1. 1. TAGS: como instalar corretamente para ter performance na loja Leonardo Siebra, Agência e-Can
  2. 2. Leonardo Siebra A mais de 10 anos trabalhando com internet, é responsável pela área de implementação e evolução de lojas online da agência e-Can. Tendo neste período cuidado de projetos de grandes marcas como: Pandora, Levi's, Cantão, Redley, Blue Man, Botafogo, Alphabeto, Tom Tom, Soulier entre outras. SÓCIO DIRETOR DE PROJETOS
  3. 3. O que são TAGS?
  4. 4. TAGS Pequenos fragmentos de código que coletam informações de comportamento, remarketing e conversão implementado no tag manager inserido no seu site envia dados para ferramentas como Analytics Google Adwords
  5. 5. Cenário atual
  6. 6. Google TAG Manager
  7. 7. Antes Instalar tags necessitava obrigatoriamente de suporte da equipe de TI. Era trabalhoso e arriscado, os códigos tinham que ser instalados em várias páginas do site junto ao código fonte.
  8. 8. Era muito comum ocorrerem erros no site por conta de uma má implementação.
  9. 9. Tag Manager Vantagens ● Gratuito ● Código assíncrono ● Variáveis pré-definidas ● múltiplas contas ● nível de permissão ● histórico de alterações ● controle de Versionamento + SEGURANÇA, ORGANIZAÇÃO e AGILIDADE
  10. 10. TAG Manager Conceitos básicos
  11. 11. Estrutura do GTM USUÁRIO TAGs Conta Container
  12. 12. TAG pequenos fragmentos de código que podem ser reutilizados de maneira rápida e coletam informações como dados de comportamento, remarketing e conversão de comércio eletrônico. ACIONADORES Instrução a uma tag para ser disparada. Por exemplo: Diz a tag indicar uma conversão quando uma página de compra concluída aparece (EVENTO). VARIÁVEIS são usadas em acionadores e tags, é um elemento que guarda informações dinâmicas ou estáticas que serão reutilizadas. Estrutura da Tag
  13. 13. TAGs e Performance Essenciais para termos efetividade e visibilidade das ações e entendimento sobre o comportamento dos usuários
  14. 14. Pessoas gostam de sites rápidos O Google também.
  15. 15. 2 segundos é o tempo aceitável para o First Byte Time.
  16. 16. O que as tags tem a ver com isso?
  17. 17. Marketing Tags Vilãs do Carregamento de página Cada tag que você adiciona, pode lhe custar ao invés de acréscimo, diminuição de receita por conta do acréscimo no Full Page LOAD TIME.. VOCÊ ESTÁ REALMENTE PRESTANDO ATENÇÃO?
  18. 18. 34.8 seg!
  19. 19. 1.70 seg!
  20. 20. ENTREGUE O CONTEÚDO PRIMEIRO Atributos de Atraso ou Assíncrono
  21. 21. 50% do conteúdo da loja carregado 75% do conteúdo da loja carregado 100% do conteúdo da loja carregado Como decidi não expor a loja, resolvi trocar as imagens da interface pelo texto acima com percentual de carregamento da página.
  22. 22. 3 Erros mais comuns
  23. 23. Criar tags personalizadas onde o Google já possui. O TAG MANAGER já possui várias tags prontas e otimizadas.
  24. 24. Facebook - Erros na sequência de disparo das tags O facebook precisa disparar a master tag primeiro e na sequência disparar os eventos, muitas vezes essa ordem de disparo não é configurada gerando erros.
  25. 25. Erro na captura de valores Quando a variável resgata um valor que não existe no XML do Facebook da plataforma
  26. 26. Ferramentas para validação
  27. 27. Modo de Visualização do Tag Manager Antes de publicar a sua tag, você pode clicar no modo “Preview” que permite visualizar se a tag e o acionador criados estão funcionando.
  28. 28. 1. 2.
  29. 29. Ghostery Uma boa sugestão para analisar o que está sendo carregado na sua loja até mesmo de uma loja que você não possui acesso ao GTM é a extensão Ghostery https://www.ghostery.com. ela possibilita uma análise e bloqueio individual de cada script, como mostra a imagem ao lado:
  30. 30. Google Tag Assistant Esse é um dos plugins mais utilizados por analistas que trabalham com Google. Funciona para qualquer script que seja do Google, nele é possível identificar se as informações estão instaladas corretamente e caso tenha algum problema encontrado a própria extensão explica o que está errado e como consertar.
  31. 31. Facebook Pixel Helper Este plugin funciona da mesma forma que Tag assistant do Google só que para as Tags do Facebook.
  32. 32. Boas práticas
  33. 33. CULTURA DE DADOS É essencial saber medir – por meio de ferramentas e indicadores – a performance do site. Entendendo como as tags afetam a performance da loja, é possível tomar as medidas que diminuirão o tempo de carregamento e aumentarão a taxa de conversão.
  34. 34. Tenha sempre em mente ● Sempre utilizar os recursos do GTM (Tags e variáveis pré-definidas) ● Planejar a ordenação de Tags por importância, colocar o máximo possível de script após o carregamento do conteúdo. ● Desativar Tags que não estão sendo utilizadas ● Sempre utilizar o modo Preview antes de Publicar uma nova Tag ● Instalar preferencialmente uma tag de Marketing por vez e medir o seu impacto nas vendas vs tempo de carregamento do site.
  35. 35. Links de ferramentas e Extensões https://tagmanager.google.com https://www.ghostery.com Facebook Pixel Helper https://chrome.google.com/webstore/detail/facebook-pixel-helper/fdgfkebogiimcoedlicjlajpkdmockp c Google Tag Assistant https://chrome.google.com/webstore/detail/tag-assistant-by-google/kejbdjndbnbjgmefkgdddjlbokph defk?hl=pt-BR Webpage test https://www.webpagetest.org/
  36. 36. Obrigado! :) leonardo@agenciaecan.com.br

×