Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Upcoming SlideShare
Ervas e plantas aromáticas
Next
Download to read offline and view in fullscreen.

5

Share

Download to read offline

Ervas aromáticas

Download to read offline

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Ervas aromáticas

  1. 1. Ervas aromáticas
  2. 2. O uso da segurelha remonta há mais de dois mil anos. Era usadacomo tempero por gregos e romanos. Bastante conhecida pelosseus poderes afrodisíacos, também era usada como anti-sépticono combate às pragas.
  3. 3. Uso culinárioA segurelha funciona como umbom digestivo e é bastanteusada para acompanhar feijão,dar sabor a legumes, carnes,peixes, fígado e sopas.
  4. 4. Uso terapêuticoTem poderes para estimular os sentidos, sendo recomendada,especialmente, para ativar o apetite e em casos de cólicas eindigestão. É um anti-séptico conhecido para o tratamento depicadas de insetos. A segurelha aumenta a atividade dos órgãos,para além de apresentar propriedades afrodisíacas, analgésicas edigestivas.
  5. 5. CominhoProvavelmente originário da Ásia central, o cominho é utilizadohá muito tempo. Os egípcios usavam-no como pimenta ecolocavam os seus frutos dentro dos túmulos, como oferenda.Na Idade Média, o cominho era considerado um temperoaristocrático, utilizado para temperar as aves a fim de facilitar adigestão.
  6. 6. Uso culinárioO cominho, pela sua característica de favorecer a digestão, é um condimento bastante apreciado e valioso. Misturados com outras especiarias, dão excelente sabor às saladas, molhos, sopas e verduras
  7. 7. Uso terapêuticoO cominho é utilizado na debilidade gástrica, nos espasmos doestômago, na flatulência intestinal e noutras perturbações dointestino, especialmente nas crianças.
  8. 8. Erva-doceA erva doce é uma planta muito conhecida e utilizada devido assuas múltiplas possibilidades de aplicação. Ela pode ser usada naárea da saúde, beleza e culinária.
  9. 9. Uso culinárioAs suas sementes e folhaspodem ser usadas embiscoitos, pães, bolos, tortasde frutas, doces e canapés. Asfolhas são ótimas para saladase para temperar o feijãobranco.As sementes perfumam ascarnes grelhadas, linguiças esalames.
  10. 10. Uso terapêuticoA erva-doce ajuda no combate aos gases do estômago eintestino, facilita o parto e provoca o sono. Evita também aepilepsia, desmaios, vómitos e enjoos durante a gravidez e parto.Esta erva tem bons resultados contra diarreias, azia e aumenta oleite das lactantes.A erva-doce é também usada para os problemas de asma,insónia e cãibras. Como dentífrico, serve para refrescar a boca,purificar o hálito, clarear os dentes e tonificar as gengivas.
  11. 11. Erva cidreiraEsta erva também é conhecida como Melissa e caracteriza-se porser uma planta arbustiva que pode atingir os 20 a 80 cm dealtura. As folhas apresentam uma coloração verde intenso naparte superior e verde claro na parte inferior. As flores sãobrancas ou amareladas, mas com o tempo podem chegar arosadas.
  12. 12. Uso terapêuticoA erva cidreira é bastante utilizada em chá, devido às suaspropriedades calmantes. No entanto, é também utilizada por serrejuvenescedora, revitalizante, antidepressiva, antialérgica,ajuda no controlo da flatulência.Em termos femininos, ajuda a regular a menstruação.A erva cidreira também pode ser usada para lavar feridas ecombater o mau hálito.
  13. 13. ManjericãoAlém do uso in natura o manjericão é muito utilizado para aobtenção de óleo essencial, importante na indústria daperfumaria e na aromatização de alimentos e bebidas. Na regiãodo Mediterrâneo a erva é plantada em beirais das janelas pararepelir mosquitos e moscas domésticas.
  14. 14. Uso culinárioO manjericão é usado naculinária popular, em saladas,recheio, molhos, sopas, sendoo principal ingrediente dopesto, um molho típicoitaliano.
  15. 15. Uso terapêuticoAs suas folhas e flores são utilizadas no preparo de chás pelassuas propriedades tónicas e digestivas, sendo utilizadas notratamento de enjoos, vómitos e dores de estômago bem comono alívio das cólicas menstruais. São indicados ainda paraproblemas respiratórios e reumáticos, tendo ainda um efeitocalmante para os nervos, favorecendo o sono.
  • brancacarmo

    Oct. 13, 2017
  • EduardoDias42

    Dec. 19, 2015
  • IzabelClemente

    Jul. 12, 2015
  • anamaurilio9

    Sep. 27, 2013
  • CLAUDIOSACHA

    May. 10, 2013

Views

Total views

1,884

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

2

Actions

Downloads

81

Shares

0

Comments

0

Likes

5

×