Brasil worldcup 2010

759 views

Published on

Pesquisa "Brasil na Copa do Mundo da África do Sul 2010"n por eCMetrics - Agência e Consultoria em Mídia Social

Published in: Business
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
759
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Brasil worldcup 2010

  1. 1. Pesquisa “Brasil na Copa do Mundo da África do Sul 2010”
  2. 2. Introdução Essa pesquisa inédita revela resultados surpreendentes sobre a torcida brasileira na Copa do Mundo 2010. Além de sabermos como anda a confiança de nossa torcida, podemos perceber claramente que as pessoas se envolvem de forma diferenciada no evento. Para alguns é o momento de evocar o patriotismo. Para outros, o momento é mais caracterizado como sendo de divertimento e descontração com os amigos. São fatores que variam conforme a região do país e até mesmo as relações de trabalho. De qualquer forma, a maioria de nós está confiante, torcendo para uma final entre Brasil e Argentina e, é claro, para ganharmos deles! Metodologia Foram entrevistos 1029 internautas respeitando a proporção de todas as regiões do Brasil, o que proporcionou um erro amostral de 3% a um nível de confiança de 95%. Os entrevistados foram selecionados entre os participantes do painel eCGlobalPanel e os dados foram analisados pela equipe técnica eCMetrics . Sobre a eCMetrics eCMetrics é uma consultoria de marketing que integra soluções Web 2.0 para construir e mensurar o relacionamento de consumidores com marcas e produtos. Fundada em 2003 por pioneiros na área de pesquisas de marketing interativas na América Latina, possui sede nos Estados Unidos, e presença no Brasil eMéxico. Para mais informações: [email_address] Sobre eCGlobalPanel Fundada em 2006, eCGlobalPanel é uma empresa pioneira e líder no desenvolvimento de Comunidades de Opinião na América Latina. Oferece soluções interativas que ajudam empresas e organizações a melhor ALCANÇAR e DIALOGAR com seus CONSUMIDORES em todo o mundo. Para mais informações: [email_address]
  3. 3. A confiança dos brasileiros na Seleção Até que fase da Copa do Mundo 2010 você acha que o Brasil chegará?
  4. 4. As mulheres estão um pouco mais confiantes do que os homens. A grande maioria da população em geral está confiante.
  5. 5. Maior confiança na Seleção nas faixas de mais idade Quem participou da pesquisa após o jogo entre Brasil X Costa do Marfim demonstrou mais otimismo com a possibilidade da Seleção chegar a final, passando de 73,6% para 82,4% o percentual daqueles que acreditam que a seleção chegará até a final. Isso significa que os brasileiros gostaram da atuação do time, o que os influenciou positivamente. Dia 22: pesquisa Dia 21: pesquisa Dia 20: jogo da Seleção Dia 19: pesquisa Dia 18: pesquisa
  6. 6. A felicidade com futebol e títulos nacionais e mundiais Como você ficaria mais feliz: se seu time de futebol preferido ganhasse a Copa do Brasil ou se o Brasil ganhasse a Copa do Mundo? Quem é mais patriota?
  7. 7. Como você ficaria mais feliz? De forma geral, os brasileiros de todas as torcidas preferem comemorar um título da Seleção Brasileira do que um título do “time do coração” em uma competição também no formato de torneio, porém nacional, que seria a Copa do Brasil. Para algumas torcidas esse “patriotismo” não é tão grande e o amor pelo time do coração tende a ser superior para alguns torcedores, como é o caso mais forte no Grêmio.
  8. 8. Talvez porque na maioria das vezes as mulheres são “menos fanáticas” do que os homens, isso signifique que elas prefiram muito mais ver o Brasil campeão da Copa do Mundo.
  9. 9. Importância de fatores relacionados com a torcida brasileira O que é importante na hora de torcer pela Seleção?
  10. 11. A Copa do Mundo desperta desejos comuns para todos os brasileiros, sendo que “ter folga no trabalho” não é tão importante para quem mora no sudeste ou sul do país. norte Estar acompanhado de parentes/família Ter folga no trabalho Gritar e vibrar bastante nordeste Estar acompanhado de parentes/família Ter folga no trabalho Gritar e vibrar bastante centro-oeste Estar acompanhado de parentes/família Ter folga no trabalho Gritar e vibrar bastante sudeste Estar acompanhado de parentes/família Gritar e vibrar bastante Ter folga no trabalho sul Estar acompanhado de parentes/família Gritar e vibrar bastante Estar acompanhado de amigos/colegas
  11. 12. Os funcionários públicos brasileiros dão um grande valor em ter folga no trabalho durante os jogos do Brasil, seguidos pelos estagiários e funcionários de empresas. Esse resultado pode indicar um menor grau de comprometimento com a produção e a atividade profissional desses segmentos. Sendo portanto, nesses casos, mais forte a filosofia de que é importante suspender o trabalho em decorrência da Copa do Mundo. Nos demais segmentos, por estarem mais ligados diretamente com a produtividade e os rendimentos dela obtidos, é relativamente menor a importância atribuída à suspensão do trabalho motivada pelos jogos da Seleção Brasileira.
  12. 13. Sentimentos despertados pela Copa do Mundo De que maneira as pessoas se envolvem emocionalmente com a Copa do Mundo?
  13. 14. “ Região do País” e “geração” são fatores que influenciam os sentimentos despertados pela Copa do Mundo e seu engajamento nela.
  14. 15. A felicidade com um possível título do Brasil na Copa do Mundo está relacionada com a importância que a pessoa dá para o evento. Os MAIS engajados na Copa Os MENOS engajados na Copa
  15. 16. OPINIÃO PREDOMINANTE SOBRE A COPA DO MUNDO É um momento para sermos todos iguais e reforçarmos nosso patriotismo É um momento para se divertir e torcer com os amigos É um momento para sermos todos iguais e reforçarmos nosso patriotismo É um momento para se divertir e torcer com os amigos É um momento para sermos todos iguais
  16. 17. Preparação da torcida De que forma os brasileiros se prepararam para a Copa do Mundo?
  17. 18. Depois do jogo contra Costa do Marfim aumentou a participação em “bolões”. Leve tendência em adquirir uma camiseta após o jogo contra Costa do Marfim, provavelmente associada com o otimismo após o jogo. Nesses casos existe uma tendência em achar que a Copa é o momento para sermos todos iguais e reforçarmos nosso patriotismo. Nesse caso existe uma tendência em achar que a Copa é o momento torcer e se divertir com os amigos.
  18. 20. Imagem e sentimentos sobre outras seleções O que a torcida brasileira acha a respeito das outras seleções que também estão participando da Copa do Mundo? Você está torcendo ou tem simpatia por outro time fora o Brasil? Que time você gostaria de ver em uma final com o Brasil? Que time você não gosta e está torcendo contra nessa Copa do Mundo?
  19. 21. ÁFRICA DO SUL É o país sede da Copa do Mundo e provavelmente por isso seja a seleção que mais atrai a simpatia dos brasileiros (24%). Essa preferência é relativamente maior entre as mulheres e moradores das regiões sul e centro-oeste. 8% dos brasileiros gostariam de ver uma final entre África do Sul e Brasil. ARGENTINA Atrai a simpatia de apenas 5% dos brasileiros, chegando a 10% entre aqueles que moram na região norte. Entretanto a maioria (55%) gostaria que ela estivesse na final junto com Brasil. Esse desejo é maior entre os homens e entre as pessoas com 41 anos ou mais. Paradoxalmente, é a seleção mais “odiada” entre os brasileiros, chegando a 58% a “torcida contra”. Essa rejeição é maior entre as mulheres e quem mora na região sul do Brasil ALEMANHA Atrai a simpatia de apenas 6% dos brasileiros, com destaque maior entre aqueles que moram no sul ou nordeste. PORTUGAL Vem atrás da África do Sul atraindo a preferência de 9% dos brasileiros e com leve destaque na região sudeste.

×