Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Conto da Ilha Desconhecida - Ficha de Leitura

13,119 views

Published on

Trabalho resultante de atividade desenvolvida no âmbito do estudo do canto, no 9ºAno.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Conto da Ilha Desconhecida - Ficha de Leitura

  1. 1. F ICHA DE L EITURA
  2. 2. I NDICAÇÃO B IBLIOGRÁFICA Título: O Conto da Ilha Desconhecida Autor: José Saramago Editora: Editorial Caminho Data da edição: 1997
  3. 3. R ESUMO Certo dia um homem vai bater à porta do rei para lhe pedir um barco, mas o rei estava sempre muito ocupado na porta dos obséquios. O homem que foi pedir o barco queria falar com o rei, mas a empregada disse que o rei estava sempre muito ocupado com os presentes, não podia ir e, então, o homem decidiu ficar sentado ao pé da porta das petições até o rei ir falar com ele. O rei perguntou-lhe o que ele queria, e ele explicou-lhe que queria um barco para ir à procura da ilha desconhecida.
  4. 4. C ONTINUAÇÃO DO R ESUMO O Rei disse que ele era maluco porque não havia ilhas desconhecidas e que todas as ilhas conhecidas estavam no mapa. Depois de muitos argumentos e do povo a gritar para lhe dar o barco, o rei mandando-o ir ao porto buscar um barco que não seja grande mas seguro. A mulher da limpeza depois do sucedido, decidiu abandonar o palácio, saindo pela porta das decisões, decidindo ir ser a mulher da limpeza do barco e ir com ele procurar a ilha desconhecida.
  5. 5. C ONTINUAÇÃO DO R ESUMO No fim da tarde, o homem foi para o seu barco, sozinho porque nenhum marinheiro quis ir com ele (todos disseram o mesmo que o rei). Onde a mulher da limpeza já lá estava a limpar, e tinha visto que não tinham mantimentos suficientes. O homem queria desistir porque apenas ele e a mulher da limpeza não conseguiam manusear o barco, mas ela disse que eles próprios conseguiam os tripulantes. Depois foram comer, e foi aí que tanto um como o outro perceberam que sentiam algo um pelo outro.
  6. 6. C ONTINUAÇÃO DO R ESUMO Depois foram dormir cada um para o seu quarto, em lados opostos do barco. O homem teve um sonho em que estava tudo ao contrário, a mulher da limpeza não tinha ido com ele, os tripulantes tinham ido, mas a meio da viagem desistiram, e quando acordou deu por si agarrado à mulher da limpeza...
  7. 7. C OMENTÁRIO Gostei imenso desta história, especialmente da parte em que durante a história se começa a ter a dúvida se será que estamos mesmo a falar de um barco e de uma ilha desconhecida. Houve uma coisa que sempre me fez pensar, o rei dizia que não existiam ilhas desconhecidas, mas então se as ilhas eram desconhecidas é claro que ele não a conhecia, que nunca tinha ouvido falar dela, e nem sequer estava no mapa.
  8. 8. C OMENTÁRIO Houve algumas frases no texto de que gostei particularmente que foram: “gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar”; “ se não sais de ti, não chegas a saber quem és”e aquela que mais me fez pensar foi “todo o homem é uma ilha”, aqui percebi que talvez a história não falasse de uma ilha em si, mas sim de um homem que se queria descobrir a si próprio.
  9. 9.  Trabalho realizado por:  Sara Oliveira, 9º Ano Ano lectivo 2010/2011

×