Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Propostas de produção textual para o livro

142 views

Published on

Propostas oficinas de produção textual sobre o livro "O palhaço Biduim" de Bia Bedran

Published in: Education
  • Be the first to comment

Propostas de produção textual para o livro

  1. 1. Adaptado da proposta elaborada pelo professor Álvaro Chianelli.
  2. 2. O Palhaço Biduim foi enfeitiçado pela Bruxa. Entretanto, muitas pessoas que moravam próximo ao palhaço ficaram preocupadas e resolveram cartazes. Ajude a encontrar o palhaço Biduim e faça um cartaz bem criativo e chamativo, para que todos prestem bastante atenção procurá-lo; para isso encarregaram as crianças com a confecção dos e ajudem a encontrar esse grande amigo. Cartaz Notícia – Fato jornalístico Muitos estão se perguntando o porquê do palhaço mais querido ter chorado após uma noite de sucesso. Será que foi por causa da sua namorada? Ou será que foi apenas um cisco em seu olho? Confiram, no próximo bloco, a notícia completa revelando tudo sobre o misterioso choro do palhaço Biduim. Escreva uma notícia jornalística para ser lida no telejornal local sobre o real motivo do choro do palhaço.
  3. 3. Você foi convidado para o show do palhaço Biduim no Parque de Shangai, às 3 horas da tarde (às 15:00), no dia 27 de setembro. Entretanto, para entrar no espetáculo, o palhaço fez uma exigência: Só podem entrar no espetáculo as crianças que fizerem convites bem criativos e bonitos! Agora é com você, faça um convite bem lindo e assista ao show desse encantador palhaço! Convite Texto narrativo - Diário Uma repórter encontrou o diário do Palhaço Biduim perdido pelo chão do Circo. Ela, por ser muito esperta, resolveu publicar uma página do diário em uma revista de fofocas. Veja o que o palhaço escreveu:
  4. 4. Rio de Janeiro , 22 de maio de 2015. Amigo diário, Estou muito triste por não conseguir lembrar dos meus antigos amigos. Não consigo me lembrar de quase nada, mas sei que eles existem, pois sinto isso no meu coração! Você não tem ideia de como estou triste!!! Por hoje é só! Bidu Agora é com você! Escreva em seu diário algo que tenha incomodado, ou que tenha deixado você muito feliz nesses últimos dias. Faça como o Palhaço Biduim, escreva em seu diário e compartilhe com o seu amigo as suas emoções.
  5. 5. Faça uma carta para o Palhaço Biduim, contando tudo que você conhece sobre a magia do circo, e a alegria dos palhaços. Caso você nunca tenha ido ao circo, ou nunca tenha visto um palhaço, conte como você imagina ser esse lugar mágico. Não esqueça de colocar a data, o nome do Palhaço (para quem você está escrevendo), e o seu nome ao final da carta (o nome de quem está escrevendo). Carta

×