Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apresentação Priscila e Quédima

186 views

Published on

Apresentação professoras Priscila Nepromucena e Quédima Almeida - E.M.Osmar Paiva Camelo

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Apresentação Priscila e Quédima

  1. 1. (Re) Contando histórias... E.M (04.30.013) Osmar Paiva Camelo Priscila Nepromucena e Quédima Almeida
  2. 2. Motivações
  3. 3. Objetivo Geral  Desenvolver a competência da escrita. Objetivos Específicos  Construir uma escrita adequada ao leitor e aos objetivos da comunicação, a partir da concepção de gêneros discursivos.  Desenvolver os processos de revisão e reescrita do próprio texto.
  4. 4. SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES  AULA 1  Gênero Textual: Conto  PROPOSTAS: Leitura do Conto “Chapeuzinho Vermelho” Contos de Grimm;  Atividade de sequência lógica;  Reescrita da História com duplas produtivas;  Confecção dos personagens e dramatização;
  5. 5.  AULA 2  Gênero Textual: História em quadrinhos  PROPOSTAS: Leitura e dramatização da História “Uma Chapeuzinho Vermelho” de Marjolaine Leray.  Reconstrução: Transformando em História em quadrinhos.  Lista das características físicas e morais de cada personagem;
  6. 6.  AULA 3  Gênero Textual: Carta PROPOSTAS: Escrita coletiva de uma carta onde o Lobo Mau se mostra arrependido de suas atitudes. Os alunos propuseram a escrita de uma carta resposta . Nesta carta Chapeuzinho e a Vovó convidam o Lobo para um delicioso chá da tarde e sugerem que ele traga para o lanche brigadeiros . Como sugestão de atividade para casa, cada aluno deverá trazer uma receita tradicional de sua família.
  7. 7.  AULA 4  Gênero Textual: Receita  PROPOSTAS: Leitura das receitas trazidas pelos alunos como proposta de atividade de casa.  Escrita da receita “Brigadeiro dos Lobos”;  Observação oral da estrutura do gênero.  Atividades interdisciplinares ;  Preparo da receita com a participação dos alunos;
  8. 8. Habilidades Desenvolvidas  Identificar a finalidade de diferentes gêneros discursivos;  Estabelecer, no texto, relação de causa e consequência;  Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.  Distinguir e empregar os sinais de pontuação e acentuação;  Reconhecer a adequação de grafia de uma palavra;  Reconhecer e utilizar recursos coesivos em produções individuais e/ou coletivas.  Empregar mecanismo básicos de concordância nominal e verbal.
  9. 9. Auto Avaliação  Refletir sobre sua escrita ainda no rascunho, para que possa alterá-la antes de passar a limpo.  Após o aluno escrever seu texto, ele faz intervenções de autocorreção, de codificação ou de refacção e o aluno realiza as devidas modificações.
  10. 10. Reconstrução  Reconstruir é modificar o conteúdo da primeira versão de uma escrita realizada pelo aluno ou por qualquer outro autor. A atividade de reconstrução pode ser combinada com a reescrita. Por exemplo:  Reescrita de uma história, substituindo personagens ou mudando o final.

×