Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Não Espere!

43 views

Published on

Quer mais produtividade? Elimine esperas aproximando as equipes do fluxo de trabalho.

O processo de eliminação de desperdícios é como uma escada. Se você correr ou pular alguns degraus, pode até chegar mais rápido mas vai chegar mais cansado também. Imaginando que o final da escada é uma equipe com alto desempenho e capacidade de entrega, o que pode acontecer em cada degrau?

Fiz essa reflexão simples, que simplifica e muito meu jeito de olhar a resolução de problemas e de melhorar a consciência de uma equipe.

Published in: Leadership & Management
  • Be the first to comment

Não Espere!

  1. 1. DanielWildt.com Março 2018 NÃO ESPERE! O pior desperdício em uma equipe é a espera! Um dia falei que qualquer equipe poderia ser pelo menos 10x mais produtiva do que é hoje. Mais de uma vez essa frase gerou confusão. Um testador disse que para ele ser 10x mais produtivo ele precisaria escolher cenários de teste, e portanto aumentando o risco do trabalho no dia a dia. Um desenvolvedor deixou claro que ele já era especialista e não estava vendo nenhuma oportunidade de melhorar o seu trabalho diário. E para cada papel dentro de um fluxo, neste caso desenvolvimento de software, vai existir uma reflexão sobre a realidade e da impossibilidade de melhorar. Meu ponto não é atuarmos no trabalho que é visível, mas no trabalho que não acontece: a espera. Quer mais produtividade? Elimine esperas aproximando a equipe do fluxo. Parece fácil, certo? E aí que o trabalho de verdade começa. Podemos escolher uma atividade a ser realizada e mapear todas etapas que aquela atividade passa pela organização. Todas passagens e trocas de contexto que existem neste processo. 1 Entenda o seu fluxo de trabalho e faça auditoria de uma atividade por todas etapas dela na organização. Descubra as grandes esperas no seu fluxo. O fluxo exemplo tem: Cliente > Suporte > Análise > Desenvolvimento > Teste > Infra > Cliente
  2. 2. DanielWildt.com Março 2018 A espera é trabalho que não queremos ver. Eu sendo desenvolvedor não me preocupava com o trabalho do time de análise porque sabia que eles sempre tem trabalho e podem criar estoque do que precisa ser feito. Quando eu terminar minha atividade posso revisar alguma atividade deles. Também ao terminar meu trabalho, deixo para a colegas validarem se o meu trabalho está de acordo com o esperado. Temos tanto trabalho no nosso dia a dia, que achamos que estar ocupado e jogar trabalho pra frente permite dar o espaço que precisamos para ter produtividade. É... mas não. Essa desconexão do fluxo de trabalho com as pessoas por causa das filas de trabalho, vai criando um ambiente cada vez mais complexo, com trocas de contexto e paradas para resolver algo de uma atividade anterior. Eu sendo um desenvolvedor de software, ao terminar a minha atividade preciso que alguém me ajude a validar. Se eu consigo organizar para fazer esta validação logo após minha atividade ser terminada, eu e a pessoa no papel de teste temos a oportunidade de levar a nossa mudança para o cliente validar. Pode ser que a equipe tenha alguma dificuldade em levar o software para produção, mas estamos falando de dificuldades técnicas e por vezes visíveis, e que podem ser melhoradas e adaptadas ao longo do tempo. O fluxo indicado na primeira imagem tem um total de 32 dias de espera acumulada. Usando 8h/dia de média trabalhada, e as 9.5 horas de execução realizadas, temos a base de que o trabalho feito representa apenas 3.71% de todo o tempo usado para a atividade. Ou seja, temos mais de 200 horas para eliminar de desperdício. No exemplo trazido, se eu consigo trabalhar mais próximo das pessoas que ajudam nas atividades de validação / teste, posso eliminar até 10 dias de espera, sem modificar nenhuma característica técnica do trabalho. Estamos falando de revisar o fluxo de trabalho e garantir que as pessoas tomem consciência deste fluxo. Elas podem aumentar a produtividade da equipe apenas se tornando mais conscientes do fluxo de trabalho. Observar mais que perceber. Observar e ter métricas para identificar onde estão as oportunidades de melhoria. Agora é com você. Estou aqui para ajudar nessa jornada. 2 O processo de eliminação de desperdícios é como uma escada. Se você correr ou pular alguns degraus, pode até chegar mais rápido mas vai chegar mais cansado também. Imaginando que o final da escada é uma equipe com alto desempenho e capacidade de entrega, o que pode acontecer em cada degrau? “Quer mais produtividade? Elimine esperas aproximando a equipe do fluxo.” -DANIEL WILDT

×