Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Buracos negros

5,306 views

Published on

Nesta apresentação é apresentado de forma breve o que são buracos negros.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Buracos negros

  1. 1. O que são Buracos Negros? Eduardo dos Santos Pereira. Doutorando em Astrofísica.
  2. 2. Espaço e Tempo: Onde Tudo Acontece
  3. 3. Espaço-tempo: Três dimensões espaciais e uma temporal. Minkowski (1908 ) : Apresenta o espaço e o tempo como sendo uma entidade única.
  4. 4. Equação de Campo de Einstein Geometria do espaço-tempo = Matéria-Energia
  5. 5. Como Assim? Observando a Curvatura Gerada Pelo Sol Vá para animação
  6. 6. Buracos Negros <ul><li>Laplace em 1798 apontou que objetos com mesma densidade que o sol e raio 250 vezes maior teriam campo gravitacional tão intenso que nem a luz poderia escapar. </li></ul>Um conceito já bem antigo!
  7. 7. Conservação da energia e velocidade de escape Considere um corpo de massa m na superfície de um planeta de massa M E = Energia Cinética + Energia Potencial Assumindo v -> 0 para r -> ∞.
  8. 8. Logo, para saber o raio que o objeto deve ter para que nem mesmo a luz possa escapar, basta substituir v por c (velocidade da luz) . Que é conhecido como raio de Schwarzschild. Mas foi obtido a partir da solução local da equação de campo de Einstein.
  9. 9. Como Surgem os Buracos Negros? Quando uma dada massa é encerrada dentro do raio de Schwarzschild. No final da vida de uma estrela de alta massa. Pressão de Radiação Pressão Gravitacional
  10. 10. No Fim, a estrela explode
  11. 11. <ul><li>Se a massa da estrela for de 1 a 8 vezes a massa solar, o resultado final será uma anã branca. </li></ul><ul><li>Já para o caso de estrelas com massa entre 8 e 20 massa solares, a remanescente será uma estrela de nêutrons. </li></ul><ul><li>Mas para o caso de estrelas com massa maior que 25 massa solares tem-se... </li></ul>Buraco Negro
  12. 12. Mas, como é mesmo um buraco negro?
  13. 13. E tem mais? <ul><li>Buraco Negro com rotação </li></ul>
  14. 14. <ul><li>Buraco Negro com carga </li></ul>
  15. 15. Se nem a luz escapa, como identificar? <ul><li>Lente gravitacional </li></ul>
  16. 16. Os Gigantes do Universo: Buracos Negros Supermassivos.
  17. 17. Bem Aqui, na Nossa Galáxia. Sagitários A.
  18. 18. Para Saber Mais... http://en.wikipedia.org/wiki/Sagittarius_A * http://pt.wikipedia.org/wiki/Buraco_negro http://pt.wikipedia.org/wiki/Buraco_negro_supermassivo http://www.if.ufrgs.br/~thaisa/bn/index.htm#indice http://www.mpe.mpg.de/ir/GC/index.php http://www.observatorio.ufmg.br/pas19.htm
  19. 19. Muito Obrigado

×