Panorama das redes sociais

2,460 views

Published on

Dados dos usuários, características e dicas sobre como conseguir mais seguidores/fãs e mais interação nas principais redes sociais: Facebook, Twitter, Linkedin, YouTube, Instagram, Foursquare e Pinterest.

Published in: Technology
0 Comments
7 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,460
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
11
Actions
Shares
0
Downloads
136
Comments
0
Likes
7
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Panorama das redes sociais

  1. 1. Panorama das Mídias SociaisPanorama das Mídias Sociais
  2. 2. 900Acessam todos os dias Passam mais tempo na rede As mulheres escrevem mais sobre suas emoções e relacionamentos. 72% dos Mulheres 1/3 dos homens tentam provocar outras pessoas. (81 min) internautas Homens (64 min)
  3. 3. 53% participantesCurtem alguma marca/produto Buscam novidades das marcas 57% dos 65% dos usuários usuários 57% informática 52% eletrônicos 38% livros 38% telefonia
  4. 4. Perfil vs. PáginaPERFIL PÁGINA• Formato para usuários no Facebook. • Formato para empresas, marcas, negócios e celebridades no Facebook.• Possui limite de amigos – 5 mil. • Não possui limite de “curtidores”.• Não permite o desenvolvimento de abas. • As páginas são indexadas pelos mecanismos de busca.• Não pode ser divulgado pelo Facebook Ads. • Altamente personalizável – permite o desenvolvimento de• O nome do perfil precisa ser de uma pessoa. Ao notar que é abas.o nome de uma marca ou empresa, o Facebook não permitea criação do mesmo. • Disponibiliza dados estatísticos sobre a página, como visualização de conteúdo, interação, perfil do público, entre• Os perfis criados por empresas correm grande risco de outros.serem deletados pelo Facebook. Se isso acontecer, eles nãopodem ser recuperados. • Podem ser estabelecidos filtros de interação com os usuários, como permitir ou não que eles publiquem conteúdo• A URL pode ser alterada. no mural e bloquear mensagens com conteúdos ofensivos. • A página pode ser divulgada no Facebook Ads para atrair mais “curtidores”. • A URL pode ser alterada para garantir fácil lembrança. Exemplo: facebook.com/PBKIDS
  5. 5. Interface da Página Capa Avatar Principal Linha do TempoBreve descritivosobre a página Abas Post em Destaque
  6. 6. Tipos de Posts
  7. 7. + InteraçãoÁlbuns deFotos/Vídeos Fotos engraçadasBrincadeiras:complete a frase;verdadeiro e falso Enquetes Frases Quer? Então peça!
  8. 8. + FãsANÚNCIOS ABAS•CPC ou CPM Cupom de desconto, informações, jogos, quizz, SAC, etc.On Page: divulga aplicativos, páginas e eventos doFacebook – formato “normal” ou histórico patrocinado.Off of Page: divulga sites externos ao Facebook.Segmentação: demográfica e por interesses.
  9. 9. + FãsFACEBOOK OFFERSPermite disponibilizar promoções exclusivas aos fãs narede social.Como funciona: a marca cria uma promoção noFacebook, que disponibilizará um link “Receber Oferta”.Ao clicar na oferta, o internauta recebe um comprovanteem seu e-mail.
  10. 10. + FãsCONCURSOS E PROMOÇÕES GUIDELINES• Mecânica simples e adaptada ao Facebook; 1. As promoções devem ser realizadas em aplicativos. 2. As promoções devem conter as seguintes• Ações dentro da própria rede e que gerem informações: um release completo do Facebook porcompartilhamento; cada participante; reconhecimento de que a promoção não é patrocinada, endossada ou• Mantenha-se fiel à marca; administrada pelo Facebook e associados;• Quantidade não é qualidade. divulgação que o participante está provendo informação para o realizador da promoção, e não para o Facebook. 3. Você não pode usar as funcionalidades do Facebook como um mecanismo de registro ou entrada na promoção. 4. Você não pode usar as funcionalidades do Facebook, com o botão curtir, como um mecanismo de votação para a promoção. 5. Você não pode notificar os vencedores pelo Facebook, seja por mensagens, chat ou posts no mural/página.
  11. 11. 465,000,00037% dos usuários acessam o Twitter de casa.41% seguem uma marca ou produto na rede.78% dos usuários que seguem uma marca, buscam promoções.58% usam a rede para se atualizarem com notícias e acontecimentos.55% são meros espectadores.
  12. 12. Páginas para Marcas Cabeçalho personalizável: banners. Tweet em destaque fixo no topo da página. Expansão automática para fotos e vídeos. Ainda por vir: comércio virtual, sorteios e concursos. Ainda restrito para grandes anunciantes da rede.
  13. 13. Interface da Página Interações: RTs, mentions, Resultados de acordo Ferramenta de busca favoritos e pessoas que te seguiram com os seus interesses Posts de Status da quem você conta segueEscreveratualizaçõesSugestõesde usuáriospara seguir Assuntos mais comentados na rede
  14. 14. Conceitos
  15. 15. Conceitos
  16. 16. Conceitos
  17. 17. Conceitos
  18. 18. Conceitos
  19. 19. Conceitos
  20. 20. Conceitos
  21. 21. + InteraçãoPublique fotos e vídeos
  22. 22. + Interação Faça perguntas, publique frasesCobertura de eventos em tempo real Participe de Conversas e dê RTs
  23. 23. + SeguidoresContas Verificadas Seguir pessoas dentro do target Concursos e Promoções Usar Hashtags
  24. 24. Publicidade Recentemente lançado: Programa para empresas pequenas – verbas a partir de $100
  25. 25. Não rejeitam publicidade nos vídeos, desde que sejam relacionadas ao conteúdo dos mesmos. + 4 bilhões visualizados diariamente Apesar de os vídeosJovens: maior público – assistem videoclipes e conteúdo de curtos serem maisentretenimento. consumidor, há uma tendência de crescimento para os de média duração.
  26. 26. Brand Channel  Banner personalizável no topo da página;  Background personalizável;  Banner com o nome do canal ou logo da marca na exibição dos vídeos;  Filtros demográficos para restringir o acesso ao canal;  Banners de divulgação dentro da página do canal.http://www.youtube.com/asus
  27. 27. http://www.youtube.com/TRESEMME
  28. 28. http://www.youtube.com/frenchconnection
  29. 29. + Interação Aposte em vídeos e canais interativos; Encontre um nicho; Divulgue seus vídeos com publicidade no YouTube e em outros canais; Preste atenção ao escrever os títulos, descritivos e tags – SEO; Mensagens engraçadas e emocionantes fazem sucesso; Mantenha o vídeo curto.
  30. 30. 150 milhões de membros - 3 milhões no Brasil.59% dos usuários são do sexo masculino. A grandemaioria possui entre 25 e 54 anos de idade.12% dos membros trabalham com vendas, 10% emfunções administrativas e acadêmicas.O LinkedIn é usado por 69 das 100 maiores empresaslistadas pela Fortune.
  31. 31. Páginas para Empresas  Anunciar vagas;  Divulgar os produtos e serviços;  Publicar atualizações;  Analisar estatísticas da página;  Pode ser seguida por outros membros da rede (que não são funcionários);  Pode ser divulgadas no Ads da rede. Os funcionários, ao adicionarem a empresa como seu trabalho atual, são vinculados à página.
  32. 32. GruposEspaço destinado para debater sobre determinado assunto.Possui área para a divulgação de vagas, enquetes epromoções. Também pode ser divulgado no Ads da rede.
  33. 33. Perguntas e Respostas
  34. 34. Anúncios
  35. 35. Anúncios Segmentação: Título do cargo; Função; Indústria; Dados geográficos; Tamanho da empresa; Nome da empresa; Tempo de carreira; Idade; Sexo; Grupos. • CPC (mínimo $2.00) ou CPM • Disponível apenas em Inglês
  36. 36. Recentemente comprado pelo FacebookApp para Android e iPhone que permite aplicar filtrosnas fotos e compartilhá-las nas redes sociais. 40 milhões de usuários; App gratuito mais baixado na App Store; São enviadas mais de 5 milhões de fotos por dia; Por segundo: 575 curtir, 81 comentários, 34cadastros.
  37. 37. + Interação  Concursos e promoções;  Fotos sobre determinado tema – hashtags;  Fotos de novidades e eventos da marca;  Mostre o seu produto ou a experiência de uso dele;  Mostre a personalidade da marca.
  38. 38. 20 milhões 2 bilhões 500 milCadastrados Check-ins Contas de Anunciantes
  39. 39. Páginas para Marcas  Banner de topo personalizável;  Publicação de dicas e fotos;  Criação de listas;  Pode vincular ao Twitter e ao Facebook;  Permite dar check-ins em locais com a página pela web;  No caso de locais, possui dados sobre os check-ins. https://pt.foursquare.com/mtv
  40. 40. BadgesNewbie: quando você faz check-in no local pela primeira vez.Ideia: oferecer uma % de desconto para conquistar um novo cliente.Adventurer: quando você faz check-in em 10 locais diferentes.Local: quando você vai ao mesmo local 3 vezes na mesma semana.Ideia: incentive as pessoas a voltarem frequentemente. Ofereça um produto ou descontoespecial na terceira vez em que fizerem check-in.JetSetter: quando você faz 5 check-ins em aeroportos.Swarm: quando 50 ou mais pessoas fazem check-in no mesmo local. Excelente paraflashmobs.Super Mayor: para pessoas que possuem 10 prefeituras ao mesmo tempo.Ideia: trate o prefeito como rei. Pode ser uma mesa especial, ou seu prato preferido com umsuper desconto.
  41. 41. + Interação e Seguidores Dê dicas informativas relacionadas ao seu negócio; Trabalhe a lealdade: recompense os usuários por voltarem ao seunegócio; Divulgue a sua Venue e peça para as pessoas fazerem check-intambém na sua loja física; Proponha desafios: jogos, perguntas, etc; Reconheça o “prefeito”; Crie Specials: descontos, tratamentos especiais, etc. Promova eventos. https://pt.foursquare.com/starbucks
  42. 42. 104 milhões de visitas Pinterest 3ª rede social nos EUA Mural virtual. 98 min/mês no site 80% dos Pins são RPCategorias + movimentadas Quem usa? Resultados Vendas!  90% são mulheres e 50%1. Casa (17,2%) tem filhos;  Maior fonte de visitas 21% dos usuários já2. Artes (12,4%)  A quantidade de homens, para sites de revistas compraram um produto3. Moda (11,7%) porém, cresce rapidamente; visto na rede: femininas;4. Comida (10,5%)  6% dos acessos vem do Facebook;  Gera mais acesso a5. Inspirações (9%) blogs do que o Twitter;  33% estão relacionados a  2,2 milhões de usuários  5ª maior fonte de alimentos e cozinha; ativos diariamente;**A categoria de comida é acessos à sites de  30% a casa e decoração;  Expressam sua a que mais cresce  26% a artes. personalidade e desejos varejo. através de imagens.
  43. 43. Interface da Página Últimos Repins Nome e descritivo do perfilStatus do perfil Seguidos e Seguidores Murais
  44. 44. ConceitosBoards Formas de Interação Adicionar um Pin / Criar um Board
  45. 45. + Interação e Seguidores
  46. 46. http://pinterest.com/amdunprocessed/
  47. 47. http://pinterest.com/wholefoods/
  48. 48. http://pinterest.com/peugeotpanama/
  49. 49. Qual rede social usar?Ótimo para: interagir com os usuários de uma forma Ótimo para: posts curtos e objetivos; monitorar conversasmais pessoal. sobre a sua marca e encontrar clientes potenciais.Diferencial: a página para marcas permite inserir todasas informações sobre o seu negócio em um só local. Diferencial: prestar serviço ao consumidor rapidamente.Público: maioria homens, entre 21 e 24 anos.Compartilhar: posts de blog, vídeos, fotos, perguntas e Público: mulheres, entre 31 e 49 anos e 18 e 29 anos.respostas.Cuidado: querer conectar com muitas pessoas pode Compartilhar: links para conteúdo relevantes, hashtags eprejudicar as conexões verdadeiras. perguntas.
  50. 50. Qual rede social usar? Ótimo para: mostras suas conquistas profissionais e fazer networking. Diferencial: crie um grupo em que você possa conduzir discussões sobre a área em que atua. Mostre seu conhecimento respondendo perguntas de outros usuários. Público: ligeiramente mais homens, entre 35 e 44 anos. Compartilhar: conteúdo relevante com os seus seguidores ou com os membros de grupos. Fazer e responder questões.

×