A Importância da Formação no Apoio aos Profissionais de TI

759 views

Published on

Apresentação realizada por João Teixeira da FLAG no evento Linux Certification Day 2009 realizado no dia 12 de Novembro no Auditório da Lispolis. Este evento foi organizado em conjunto pela DRI e FLAG. Mais informações consulte http://www.linuxcertificationday.com

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
759
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
116
Actions
Shares
0
Downloads
9
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • É um facto que o selo de certificação é um factor fundamental para perceber se um profissional é ou não competente. Se estivéssemos a falar de outras áreas, como as áreas criativas, do design, um factor fundamental a ter em conta é o seu portfolio pessoal, que funciona como o selo característico e de qualidade de um profissional. No caso das TI’s só o currículo não chega, e muitas vezes hoje em dia a experiencia também pouco. É preciso diferenciar, e essa diferenciação vem com o selo de certificação.
  • Muitos destes valores e possibilidades, são algumas das saídas profissionais que a certificação permite adquirir. Algumas delas podem ser ainda áreas de actuação de muitos dos presentes aqui.
  • A Formação está Focada para os Objectivos Específicos do mercado de trabalho. É feita e concebida para esse efeito – Personalização total das aplicações. A Faculdade é seguramente importante, obviamente, mas não está de ainda totalmente direccionada para as necessidades do mercado de trabalho. A Certificação surge para somar e valorizar currículo – é realmente um facto e uma verdade. Só o Currículo e a experiencia profissional não chega. É preciso diferenciar. E quem tem a certificação é diferenciado no mercado.
  • Em que circunstâncias é que surge a necessidade de formação.
  • Necessidade no Contexto Socio-Cultural
  • E ainda a questão do Tempo - A absorção mais rápida de conhecimento.
  • Distingue os conteúdos necessários para a realização dos exames de certificação e os conteúdos essenciais ao desempenho das tarefas profissionais. – Dentro da formação à coisas que entram em exame e outras que não. A formação é feita para preparar não só para a Certificação, mas também para a vida profissional. Permite o desenvolvimento das competências de trabalho em equipa. – Como qualquer formação, o trabalho em equipa é algo que existe numa formação, com a resolução de exercícios ou a discussão de cenários.
  • E ainda, conhecer outras pessoas da área. Trocar conhecimentos e experiências.
  • A formação garante realmente que essa confiança existe, normalmente transmitida pelo formador, que já passou pelos 2 lados. Consequentemente, a certificação aumenta ainda essa auto-estima, e faz com que o colaborador sinta que realmente é capaz e sabe o que fala.
  • ×