Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Arte medieval 2ª período

266 views

Published on

Arte Românica e Gótica

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Arte medieval 2ª período

  1. 1. Arquitetura Paleocristã e Cristã 1) Analisando a imagem abaixo indique elementos arquitetônicos utilizados na construção da Basílica de Constantino em Roma no século III. 2) Por que as basílicas civis romanas, e não os templos clássicos, serviram de modelo arquitetônico para as primeiras igrejas cristãs? 3) Indique as principais modificações na planta baixa da Basílica de Constantino em Roma foram adotadas na edificação da Igreja Monolítica de São Jorge em Lalibela e da Igreja de Madeira de Bourgund. 4) Diferencie a forma e a função da basílica romana e da basílica cristã. 5) Compare a arquitetura da igreja rupestre de São Jorge em Lalibela (Etiópia) e da igreja de madeira (stavkirke) de Bourgund (Noruega) em relação:
  2. 2. a) A planta b) Os materiais de construção c) As técnicas de construção d) A influência cultural 6) Diferencie a planta cruciforme de cruz grega e de cruz latina. 7) Indique qual a origem das igrejas de cruz grega e de cruz latina e os países da Cristandade que foram influenciadas por esses dois estilos arquitetônicos. 8) A arquitetura monolítica pode ser encontrada em várias partes do mundo. Indique três construções que utilizam essa técnica de construção. 9) Obras de carpintaria estão espalhadas por todo o mundo. Cite três povos que utilizaram e utilizam a madeira em larga escala na edificação de suas construções. 10) Diferencie os ofícios de marceneiro e carpinteiro.
  3. 3. Arquitetura Românica 1) Caracterize a arquitetura românica explicando suas origens e suas influências. 2) As catedrais de Pisa e Parma na Itália são exemplos típicos da arte românica. Considerando a arquitetura românica responda:
  4. 4. a) Identifique a forma da planta utilizada e localize a nave principal, as naves laterais, o transepto, o cruzeiro, o coro, as absidíolas e os contrafortes. b) Indique três elementos típicos da arte românica presente nas fachadas dos dois edifícios. c) Indique a igreja principal, o campanário e o batistério das duas construções e suas funções. d) Relacione o uso de naves secundárias na arte românica e sua função estrutural e prática. 3) Observando as fachadas da Catedral de Monreale na Itália indique quatro elementos decorativos presentes na arquitetura românica. 4) Explique como é a iluminação interna e externa das igrejas românicas.
  5. 5. Arquitetura Gótica 1) Analisando as catedrais góticas abaixo responda: Catedral de Notre Dame, Paris (França) Catedral de York Minster, York (Inglaterra) a) Quais os elementos arquitetônicos estruturais de uma catedral gótica? b) Indique cinco características da arte gótica. c) Compare o uso de arcos na arquitetura românica e na arquitetura gótica. d) Como é a luminosidade natural e artificial de uma catedral gótica e do ambiente externo do Norte da Europa? e) Descreva como era a nave e o transepto das catedrais góticas.
  6. 6. 2) Analisando as fachadas estruturais de uma catedral românica e de uma catedral gótica responda: a) Qual a importância do arcobotante na arquitetura gótica. b) Relacione verticalidade e horizontalidade aos dois estilos artísticos da Idade Média Europeia. c) Diferencie as paredes da arquitetura gótica. 3) Cite os principais elementos decorativos da arquitetura gótica. 4) Observando a fachada e a estrutura de uma catedral gótica identifique os principais elementos arquitetônicos estruturais e decorativos desse estilo artístico.
  7. 7. Castelos Medievais 1) Considerando o desenho abaixo explique como é a organização básica de um castelo medieval europeu. 2) Sobre os detalhes defensivos de uma torre caracterize as funções do parapeito, das ameias, dos manteletes e das seteiras. 3) Indique os recursos defensivos existentes nos portões medievais. 4) Durante a edificação de um castelo as condições topográficas influenciavam na localização da estrutura bem como na edificação de fossos e passagens secretas. Explique a importância do relevo para a construção de um castelo. 5) Explique como os castelões aproveitavam o lice de um castelo. 6) Como é a decoração interna de um castelo. 7) Descreva a função da torre de menagem na arquitetura de um castelo. 8) Indique quais as funções básicas de um castelo, 9) Compare os materiais utilizados na edificação de uma paliçada e de uma muralha fortificada. 10) Na guerra medieval durante o cerco de um castelo são utilizadas algumas armas de cerco como o mantelete, o aríete, a
  8. 8. catapulta, a torre de madeira, a escada e o trebuchet. Explique a função de cada uma dessas armas. 11) Os castelões dentro de um castelo utilizam várias estratégias para defender o seu bastião. Cite quatro formas de defesa de um castelo. 12) Explique como desenvolvimento da artilharia tornou ultrapassada a construção de muralhas defensivas. 13) Compare as plantas dos castelos abaixo e responda: Krak des Chevaliers (Homs, Síria) Carcassonne (Languedoc-Roussillon, França) a) Caracterize a planta de um castelo medieval. b) Indique duas características do estilo românico presentes no Krak des Chevaliers. c) Indique duas características do estilo gótico presentes em Carcassonne.

×