Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Projeto trânsito 2013

6,724 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Projeto trânsito 2013

  1. 1. ESCOLA MUNICIPAL ABEL FREIRE DE ARAGÃO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: VALORIZANDO A VIDA CAMPO GRANDE-MS 2013
  2. 2. ESCOLA MUNICIPAL ABEL FREIRE DE ARAGÃO ENVOLVIDOS NO PROJETO CSPTEC: Doracilda Sopran Auxiliar de Biblioteca: Luzia Maria de Souza Professores Regentes: 1º ao 5º ano EQUIPE TÉCNICA Diretora: Eliane Pedraza Diretora Adjunta: Janine C. Quintino Coordenadoras Pedagógicas: Josenir Castro Cabral Severina Ferreira da Silva
  3. 3. INTRODUÇÃO O desenvolvimento do Projeto Educação para o Trânsito da Escola Municipal Abel Freire de Aragão envolverá todos os alunos da Pré Escola ao 5º Ano e sua vigência será do mês de abril a setembro deste ano. A intenção é relacionar o trânsito com a qualidade de vida das pessoas exercitando a cidadania, respeitando a todos. Para tanto devemos inicialmente saber o que é “trânsito”? Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (LEI 9.503 de 23/09/1997) em seu parágrafo 1º e Artigo 1º "Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga”. Devido ao desrespeito à LEI e a falta de conscientização, estamos vivenciando um crescente índice de violência no trânsito, devido, ao aumento das populações urbanas nos grandes e médios centros das cidades e também o aumento de veículos, automóveis, ônibus, bicicletas, motocicletas, etc... A escola, como Instituição Educativa, não pode fechar os olhos para essa nova realidade, bem como, de colaborar de forma didática e social na formação de consciência crítica, desde os primeiros anos escolares, uma vez que todos em especial as crianças, adolescentes e jovens que interagem no trânsito e em breve serão futuros condutores de veículos. Em razão disto, esse Projeto voltado à Educação para o Trânsito, propicia ao educando noções básicas sobre o trânsito, visualizando que cuidados se deve ter com o trânsito nos dias de hoje, as regras de circulação e a partir disso conscientizá-los que as imprudências no trânsito levam pessoas à morte. Diante dessas abordagens, temos como objetivo principal a valorização da vida como a maior dádiva ofertada por Deus.
  4. 4. BJETIVOS • Reconhecer a importância do respeito às Regras e às Normas de trânsito; • Conscientizar as crianças sobre como proceder corretamente no trânsito; • Relacionar cuidados básicos ao atravessar as vias públicas e ao andar de bicicletas; • Incutir nas crianças os bons hábitos de circulação no trânsito para que as mesmas fiquem atentas às atitudes dos pais, cobrando uma postura correta no trânsito e coibindo as mais diversas infrações.
  5. 5. METODOLOGIA Com o propósito de despertar a consciência e o compromisso de todos para o comportamento seguro no trânsito, a escola se propõe a trabalhar os conceitos, a responsabilidade, a consciência dos educandos para os riscos e as várias situações apresentadas no dia a dia do aluno. Esta proposta será realizada através do trabalho concreto, aulas expositivas, debates, leitura de textos informativos, recorte e colagens, produção de texto, desenhos e pinturas, músicas, simulação do trânsito, confecção de semáforo e estudo sobre as placas existentes no bairro, utilização da sala de Tecnologia, da sala de Vídeo e da sala de Artes durante a vigência deste Projeto. Serão realizadas atividades específicas para a faixa etária de cada ano escolar; palestras para pais e alunos com representante dos órgãos competentes, atividades educativas referentes à semana do trânsito, mobilização na área externa da escola com placas e cartazes no horário de saída para que a comunidade se conscientize da importância de respeitar regras de trânsito e ao final, exposições com os trabalhos produzidos pelos alunos.
  6. 6. AVALIAÇÃO O processo avaliativo será realizado de acordo com o envolvimento dos alunos, interação entre eles e os professores. Será considerado a formação do saber crítico de cada pessoa envolvida no projeto por meio da análise das atitudes dos mesmos dentro e fora da instituição com relação ao tema abordado. RECURSOS Humanos: professores, Equipe Técnica, alunos e pais. Materiais: revistas, gibis, jornais, cartilhas sobre o trânsito do autor Ziraldo, panfletos sobre o tema, isopor, papel cartão, cartolina, lápis de cor, régua, papel sulfite, cola...
  7. 7. PLANO DE TRABALHO Público envolvido Ações a serem desenvolvidas Parceiros envolvidos Resultados esperados Alunos da pré-escola ao 5º ano, professores, equipe técnica e pais. Discutir em sala de aula sobre o tema proposto, gerar momentos de reflexão nos alunos para que os mesmos adquiram boas atitudes no trânsito. Detran-MS e Detranzinho Esperamos que ao término do Projeto, os alunos e pais passam a colocar em prática as ações positivas para uma boa convivência no trânsito, respeitando uns aos outros e assim contribuindo para uma melhor qualidade de vida sem acidentes. Confecção do semáforo e desenhos das principais placas existentes no bairro a fim de trabalhar ações positivas no trânsito. Sinalização da quadra de esportes e simulação das atitudes corretas e erradas nas vias públicas. Produção de textos relacionando o trânsito e nossa qualidade de vida,produção de cartazes. Construção de uma Maquete sobre o bairro dos sonhos.
  8. 8. BIBLIOGRAFIA www.ananicolau.blogspot.com: O que é Trânsito? Acessado em 20/04/2009. Educação para o Trânsito - DETRAN.MS.Coleção Ziraldo,2007. Amigo do Trânsito e da Saúde:Divisão de Educação para o Trânsito

×