Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Teoria da persuasão

1,489 views

Published on

Teoria da persuasão

Published in: Education
  • Be the first to comment

Teoria da persuasão

  1. 1. INTRODUÇÃO - Origem do debate: limitações do modelo Estímulo-Resposta - Aspectos psicológicos e sociais como variáveis - Como delimitar fronteiras? Intercâmbio entre explicações
  2. 2. ABORDAGEM PSICOLÓGICA - Para além da mensagem: aspectos ligados à personalidade do público “(…) as mensagens dos meios de comunicação contêm conracterísticas particulares de estímulo que interagem de maneira diferente com os traços específicos da personalidade dos elementos que constitutem o público” (De FLEUR, 1970 apud WOLF, 1994).
  3. 3. ABORDAGEM PSICOLÓGICA - Em foco: a aceitação da mensagem em função de características psicológicas da audiência - Modelo da Teoria Hipodérmica se torna mais complexo - Pesquisa “administrativa” / eficácia do processo Modelo básico Causa -> processos psicológicos intervenientes -> efeito
  4. 4. ABORDAGEM PSICOLÓGICA Fatores relativos à audiência: o que interfere no processo? - Interesse em obter informação “Quanto mais expostas as pessoas são a um determinado assunto, mais o seu interesse aumenta e, à medida que o interesse aumenta, mais as pessoas se sentem motivadas para saberem mais acerca dele” (WOLF, 1994, p. 37)
  5. 5. ABORDAGEM PSICOLÓGICA Fatores relativos à audiência: o que interfere no processo? - Exposição seletiva e Percepção seletiva: qual público é melhor captado por qual meio / Tendência a evitar, adulterar “(…) os componentes da audiência tendem a expor-se à informação que está de acordo com as suas atitudes e a evitar as mensagens que, ao contrário, estão em desacordo com essas atitudes” (WOLF, 1994, p. 38)
  6. 6. ABORDAGEM PSICOLÓGICA Fatores relativos à audiência: o que interfere no processo? - Memorização seletiva: argumentos contra e a favor “(…) à medida que o tempo passa, a memorização seleciona os elementos mais significativos (para o indivíduo) em detrimento dos mais discordantes ou culturalmente mais distantes” (WOLF, 1994, p. 41).
  7. 7. ABORDAGEM PSICOLÓGICA Fatores relativos à mensagem: o que interfere no processo? - Credibilidade do comunicador: apreensão da informação e credibilidade A reputação da fonte influencia as mudanças de opinião da audiência. A falta de credibilidade repercute na persuasão. Quanto maior a creditiblidade, maior a aceitação da informação.

×