Conceitos básicos sobre a Internet

5,103 views

Published on

Conceitos básicos sobre a Internet

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
5,103
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
139
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Conceitos básicos sobre a Internet

  1. 1. Redes de Computadores Uma rede de computadores consiste em 2 ou mais computadores, conectados entre si, utilizando dispositivos específicos, de modo a poderem compartilhar seus serviços, que podem ser: dados, impressoras, mensagens (e-mails), etc.
  2. 2. Internet A Internet é um amplo sistema de comunicação, em escala mundial, que conecta várias redes e interliga milhões de computadores. Ela carrega uma grande variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperlinks da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos. O uso do termo "Internet" para descrever uma única rede TCP/IP global se originou em dezembro de 1974, com a publicação da primeira especificação completa do TCP, que foi escrita por Vinton Cerf, Yogen Dalal e Carl Sunshine, na Universidade de Stanford.
  3. 3. Acesso Discado Conexão por linha discada ou dial-up, é um tipo de acesso à Internet no qual uma pessoa usa um modem e uma linha telefônica convencional para acessar a rede mundial de computadores. Neste caso, é realizada uma ligação telefônica, usando o modem, para a central do provedor de acesso. Assim, o modem faz o papel do telefone e transmite os sinais do computador para o provedor e daí para a Internet e vice-versa. (exemplo IG) Acesso por Cabo A conexão via cabo utiliza a mesma infra-estrutura (cabo) do serviço de TV por assinatura, por onde trafegam, ao mesmo tempo, tanto o serviço de televisão quanto os dados de internet. Por isso, a oferta deste tipo de acesso está restrita às regiões onde também existe o serviço de TV paga via cabo. (Exemplo NET) Acesso ADSL Esse tipo de acesso é fornecido por meio da rede de telefonia convencional mas é diferente do acesso discado. Em primeiro lugar, mesmo que o usuário esteja conectado e navegando pela web, a linha telefônica estará desocupada e pode ser usada livremente para chamadas de voz. (Exemplo GVT, OI VELOX etc...) Tipos de conexão à Internet
  4. 4. Acesso Móvel (Celular) A Internet também pode ser acessada através do telefone celular. Contra este tipo de conexão está a lentidão do acesso e a pouca capacidade de transmissão de informações. O que promete mudar esse panorama é a chegada da chamada rede 3G ao Brasil – que oferece banda larga aos telefones móveis. (Exemplo oi 3g tim 3g etc...) Acesso via Rádio O acesso à internet por rádio é uma forma de estender uma conexão web que chega em banda larga a um ponto qualquer por meio das tecnologias convencionais a outro onde não existe tal serviço. Esse ponto pode ser uma área restrita, por exemplo, uma empresa, um condomínio, residência e até uma cidade inteira, dependendo da solução que for usada. Estão inclusos nessa modalidade o Wi-Fi e Wi-Max. Uma de suas características é a possibilidade de compartilhamento do acesso e garantir mobilidade aos usuários. A infra-estrutura básica exige um ponto de entrega de serviço de internet (cabo, xDSL, satélite), um modem compatível como serviço, um Access Point (espécie de rádio) e que cada computador tenha um receptor ou adaptador de rede sem fio para captar o sinal. (exemplo Speed Net Rádio )
  5. 5. Provedores de Conteúdo Provedor de conteúdo é qualquer empresa que forneça mídia para distribuição on-line. Os provedores de conteúdo normalmente criam conteúdo ou compram conteúdo para reutilização. Eles autorizam quem pode acessar, distribuir ou compartilhar o conteúdo que fornecem. Por exemplo, a rede de televisão Great Shows, Inc. pode criar episódios de vídeo para reprodução de seus programas de televisão da rede e autorizar o GreatTelevision.com, um editor de conteúdo, a reproduzir esses vídeos no GreatTelevision.com.
  6. 6. Download Todo conteúdo que pegamos na internet, por exemplo uma imagem que baixamos para nosso computador. Upload É exatamente o inverso é quando mandamos algo para alguma pessoa ou algum site ( exemplo quando a gente coloca uma foto nossa que está no nosso computador.)
  7. 7. Correio Eletrônico E-mail ou correio eletrônico é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O termo e- mail é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet e são baseados no protocolo SMTP, como aqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e são, normalmente, baseados em protocolos proprietários ou utilizam programas específicos. Webmail Webmail é uma interface da World Wide Web que permite ao usuário ler e escrever e-mail usando um navegador. Atualmente, existem muitos servidores de webmails na Internet, como o Gmail, Yahoo e Hotmail. Através de webmails é possível acessar facilmente a conta de e-mail de qualquer computador conectado à rede, bastando, para isso, utilizar um navegador de Internet. Isso é ideal quando se compartilha um computador com vários usuários.
  8. 8. atuais aplicações da internet Troca de informações, Acesso ao Conhecimento e à cultura de outros povos, sites de compras e venda on-line, propaganda, etc.

×